Entre descobertas e sobrevivências desisti da profissão: retratos do abandono do Magistério

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daniele Rodrigues dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15667
Resumo: Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFF - Linha de Pesquisa “Ciência, Cultura e Educação” a investigação que deu origem a este trabalho teve por objetivo identificar e analisar os elementos apontados por professores iniciantes acerca das razões pelas quais abandonaram o magistério. Com enfoque qualitativo, o universo investigado é composto por 5 professores que atuaram em instituições escolares por um período que abrange os 5 primeiros anos de exercício profissional, considerado pela literatura como início da carreira. Os relatos dos professores foram adquiridos por meio de entrevistas pautadas por um roteiro semiestruturado que, por sua vez, era composto por 8 blocos temáticos relacionados à formação inicial, à experiência profissional, às razões que os levaram a abandonar o magistério, dentre outras. As informações adquiridas foram gravadas em um celular e o material produzido/adquirido foi transcrito, lido e organizado em quatro categorias. Na primeira, destacamos a escolha da profissão docente e os aspectos que se relacionam à esta decisão. Na segunda categoria, tratamos do percurso inicial dos professores e as condições de trabalho encontradas. Na terceira, apresentamos os pontos de vista dos sujeitos sobre as contribuições da formação inicial para o exercício do magistério e por fim, na última categoria, apresentamos como o processo de abandono da docência foi se constituindo. Para além desses dados, o levantamento bibliográfico realizado neste estudo evidencia que os aspectos relacionados ao abandono são pouco tratados pela comunidade acadêmica, tendo em vista o ínfimo número de publicações que se dedicam diretamente a esta temática, conforme registramos no corpo do trabalho. De maneira geral, os resultados apontam profunda relação entre as condições de trabalho e o abandono do magistério. Neste sentido, destacamos a necessidade da comunidade acadêmica, dos gestores escolares e das políticas educacionais se comprometerem a criar de maneira coletiva, estratégias de prevenção e enfrentamento deste quadro. Em nosso entendimento, os resultados de pesquisas desta natureza possivelmente contribuirão para a diminuição dos impactos provocados neste período inicial e redução das taxas de abandono do magistério, o que tem gerado prejuízos sociais, culturais, pessoais e econômicos
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Os relatos dos professores foram adquiridos por meio de entrevistas pautadas por um roteiro semiestruturado que, por sua vez, era composto por 8 blocos temáticos relacionados à formação inicial, à experiência profissional, às razões que os levaram a abandonar o magistério, dentre outras. As informações adquiridas foram gravadas em um celular e o material produzido/adquirido foi transcrito, lido e organizado em quatro categorias. Na primeira, destacamos a escolha da profissão docente e os aspectos que se relacionam à esta decisão. Na segunda categoria, tratamos do percurso inicial dos professores e as condições de trabalho encontradas. Na terceira, apresentamos os pontos de vista dos sujeitos sobre as contribuições da formação inicial para o exercício do magistério e por fim, na última categoria, apresentamos como o processo de abandono da docência foi se constituindo. Para além desses dados, o levantamento bibliográfico realizado neste estudo evidencia que os aspectos relacionados ao abandono são pouco tratados pela comunidade acadêmica, tendo em vista o ínfimo número de publicações que se dedicam diretamente a esta temática, conforme registramos no corpo do trabalho. De maneira geral, os resultados apontam profunda relação entre as condições de trabalho e o abandono do magistério. Neste sentido, destacamos a necessidade da comunidade acadêmica, dos gestores escolares e das políticas educacionais se comprometerem a criar de maneira coletiva, estratégias de prevenção e enfrentamento deste quadro. Em nosso entendimento, os resultados de pesquisas desta natureza possivelmente contribuirão para a diminuição dos impactos provocados neste período inicial e redução das taxas de abandono do magistério, o que tem gerado prejuízos sociais, culturais, pessoais e econômicosVinculada al Programa de Posgrado en Educación PPGE/UFF - Línea de Investigación "Ciencia, Cultura y Educación" la investigación que dio origen a este trabajo tuvo como objetivo identificar y analizar las razones que llevaron a los maestros principiantes a abandonar la profesión. Con un enfoque cualitativo, el universo investigado está compuesto por 5 maestros que trabajaron en instituciones escolares durante un período que cubre los primeros 5 años de práctica profesional, considerados por la literatura desde principios de sus carreras. Los informes de los profesores fueron adquiridos a través de entrevistas guiadas por un guión semiestructurado que, a su vez, consistía en 8 bloques temáticos relacionados con la formación inicial, la experiencia profesional, las razones que los llevaron a abandonar el magisterio, entre otros. La información adquirida fue registrada en un teléfono móvil y el material producido/adquirido fue transcrito, leído y organizado en cuatro categorías. En la primera, destacamos la elección de la profesión docente y los aspectos relacionados con esta decisión. En la segunda categoría, nos encargamos del curso inicial de los profesores y de las condiciones de trabajo encontradas. En la tercera, presentamos las opiniones de los sujetos sobre las contribuciones de la formación inicial al ejercicio del magisterio y finalmente, en la última categoría, presentamos cómo el proceso de abandono de la enseñanza estaba constituyendo. Además de estos datos, la encuesta bibliográfica realizada en este estudio muestra que los aspectos relacionados con el abandono son poco tratados por la comunidad académica, en vista del pequeño número de publicaciones que se dedican directamente a este tema, tal como se registra en el cuerpo de la obra. En general, los resultados apuntan a una profunda relación entre las condiciones de trabajo y el abandono del magisterio. En este sentido, destacamos la necesidad de que la comunidad académica, los directores escolares y las políticas educativas se comprometan a crear colectivamente estrategias para la prevención y hacer frente a este marco. En nuestra comprensión, los resultados de la investigación de esta naturaleza son posibles y contribuirán a la reducción de los impactos causados en este periodo inicial y a la reducción de las tasas de abandono del magisterio, que ha generado pérdidas sociales, culturales, personales y económicas139 fVasconcellos, MônicaTerra, Dinah VasconcellosDias, Rosanne EvangelistaAkkari, AbdeljalilSantos, Daniele Rodrigues dos2020-10-30T18:48:27Z2020-10-30T18:48:27Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Daniele Rodrigues dos. Entre descobertas e sobrevivências desisti da profissão: retratos do abandono do Magistério. 2020. 139 f. 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