Gênero e mídia: um olhar sobre a violência simbólica e a publicidade infantojuvenil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Luciana Gonzaga
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23529
Resumo: Este estudo tem por objetivo perceber a existência de violência simbólica a partir da utilização de estereótipos e características de gênero veiculados nas mensagens publicitárias, em especial, nas que sejam direcionadas ao público infantojuvenil. A metodologia utilizada pautou-se na pesquisa bibliográfica e na análise documental para fundamentação dos conceitos relacionados ao tema. O campo empírico para a realização da pesquisa foi a análise de dez (10) comerciais de televisão transmitidos durante a exibição da primeira temporada do reality show “The Voice Kids Brasil”. Estes foram escolhidos com base no seu público-alvo: crianças e/ou adolescentes que utilizasse um ou outro no intuito de influenciar a família. Os resultados demonstraram que diversos aspectos nos fazem perceber que há violência simbólica ligada aos papéis de gênero na publicidade e como isso resulta em determinados comportamentos e valores para crianças e adolescentes. Concluiu-se que as mensagens e as imagens contidas nos comerciais selecionados reforçam o caráter persuasivo contido na mídia a partir de traços que intensificam este tipo de violência. Esta segue continuamente sendo reproduzida a partir de papéis sociais baseados no que deve ser/pertencer ao masculino e no que deve ser/pertencer ao feminino, influenciando a construção da identidade sociocultural do público infantojuvenil.
id UFF-2_f92592ea4c773a6b1e4e577a8b23279a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23529
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Gênero e mídia: um olhar sobre a violência simbólica e a publicidade infantojuvenilGêneroPublicidadeViolência simbólicaCriançaAdolescentePublicidade- aspecto socialCriançaAdolescenteViolênciaConsumoGenderAdvertisingSymbolic violenceChildAdolescentsEste estudo tem por objetivo perceber a existência de violência simbólica a partir da utilização de estereótipos e características de gênero veiculados nas mensagens publicitárias, em especial, nas que sejam direcionadas ao público infantojuvenil. A metodologia utilizada pautou-se na pesquisa bibliográfica e na análise documental para fundamentação dos conceitos relacionados ao tema. O campo empírico para a realização da pesquisa foi a análise de dez (10) comerciais de televisão transmitidos durante a exibição da primeira temporada do reality show “The Voice Kids Brasil”. Estes foram escolhidos com base no seu público-alvo: crianças e/ou adolescentes que utilizasse um ou outro no intuito de influenciar a família. Os resultados demonstraram que diversos aspectos nos fazem perceber que há violência simbólica ligada aos papéis de gênero na publicidade e como isso resulta em determinados comportamentos e valores para crianças e adolescentes. Concluiu-se que as mensagens e as imagens contidas nos comerciais selecionados reforçam o caráter persuasivo contido na mídia a partir de traços que intensificam este tipo de violência. Esta segue continuamente sendo reproduzida a partir de papéis sociais baseados no que deve ser/pertencer ao masculino e no que deve ser/pertencer ao feminino, influenciando a construção da identidade sociocultural do público infantojuvenil.This study has the objective to understand the use of symbolic violence from the use of stereotypes and gender characteristics served in advertising, specially, in that are directed to the children and youth public. The methodology used was based on the literature and document analysis to substantiate the concepts related to the topic. The empirical field for the research was the analysis of ten (10) commercial broadcast television during the display of the first season of the reality show "The Voice Kids Brazil”. These were chosen based on their target audience: children and /or adolescents that used one or the other in order to influence the family. The results showed that many aspects make us realize that there are symbolic violence related to gender roles in advertising and this results in certain behaviors and stereotypes for children and adolescents. It was concluded that the messages and images contained in the selected commercial reinforce the persuasive nature of advertising due to the reinforcement of stereotypes, strengthening the existence of symbolic violence. This follows continuously playing from social roles based on what should be/belonging to male and what should be/belong to women, influencing the construction of socio-cultural identity of the children and youth public.141f.NiteróiBarros, Nivia ValençaFreitas, Rita de Cássia SantosOliveira, Antonio Carlos deBittencourt, Luciana Gonzaga2021-10-13T13:37:40Z2021-10-13T13:37:40Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBITTENCOURT, Luciana Gonzaga. Gênero e mídia: um olhar sobre a violência simbólica e a publicidade infantojuvenil. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Política Social)- Universidade Federal Fluminense, Escola de Serviço Social, Niterói, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23529Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-13T13:37:40Zoai:app.uff.br:1/23529Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-13T13:37:40Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero e mídia: um olhar sobre a violência simbólica e a publicidade infantojuvenil
title Gênero e mídia: um olhar sobre a violência simbólica e a publicidade infantojuvenil
spellingShingle Gênero e mídia: um olhar sobre a violência simbólica e a publicidade infantojuvenil
Bittencourt, Luciana Gonzaga
Gênero
Publicidade
Violência simbólica
Criança
Adolescente
Publicidade- aspecto social
Criança
Adolescente
Violência
Consumo
Gender
Advertising
Symbolic violence
Child
Adolescents
title_short Gênero e mídia: um olhar sobre a violência simbólica e a publicidade infantojuvenil
title_full Gênero e mídia: um olhar sobre a violência simbólica e a publicidade infantojuvenil
title_fullStr Gênero e mídia: um olhar sobre a violência simbólica e a publicidade infantojuvenil
title_full_unstemmed Gênero e mídia: um olhar sobre a violência simbólica e a publicidade infantojuvenil
title_sort Gênero e mídia: um olhar sobre a violência simbólica e a publicidade infantojuvenil
author Bittencourt, Luciana Gonzaga
author_facet Bittencourt, Luciana Gonzaga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Nivia Valença
Freitas, Rita de Cássia Santos
Oliveira, Antonio Carlos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Luciana Gonzaga
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Publicidade
Violência simbólica
Criança
Adolescente
Publicidade- aspecto social
Criança
Adolescente
Violência
Consumo
Gender
Advertising
Symbolic violence
Child
Adolescents
topic Gênero
Publicidade
Violência simbólica
Criança
Adolescente
Publicidade- aspecto social
Criança
Adolescente
Violência
Consumo
Gender
Advertising
Symbolic violence
Child
Adolescents
description Este estudo tem por objetivo perceber a existência de violência simbólica a partir da utilização de estereótipos e características de gênero veiculados nas mensagens publicitárias, em especial, nas que sejam direcionadas ao público infantojuvenil. A metodologia utilizada pautou-se na pesquisa bibliográfica e na análise documental para fundamentação dos conceitos relacionados ao tema. O campo empírico para a realização da pesquisa foi a análise de dez (10) comerciais de televisão transmitidos durante a exibição da primeira temporada do reality show “The Voice Kids Brasil”. Estes foram escolhidos com base no seu público-alvo: crianças e/ou adolescentes que utilizasse um ou outro no intuito de influenciar a família. Os resultados demonstraram que diversos aspectos nos fazem perceber que há violência simbólica ligada aos papéis de gênero na publicidade e como isso resulta em determinados comportamentos e valores para crianças e adolescentes. Concluiu-se que as mensagens e as imagens contidas nos comerciais selecionados reforçam o caráter persuasivo contido na mídia a partir de traços que intensificam este tipo de violência. Esta segue continuamente sendo reproduzida a partir de papéis sociais baseados no que deve ser/pertencer ao masculino e no que deve ser/pertencer ao feminino, influenciando a construção da identidade sociocultural do público infantojuvenil.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-10-13T13:37:40Z
2021-10-13T13:37:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BITTENCOURT, Luciana Gonzaga. Gênero e mídia: um olhar sobre a violência simbólica e a publicidade infantojuvenil. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Política Social)- Universidade Federal Fluminense, Escola de Serviço Social, Niterói, 2016.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23529
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv BITTENCOURT, Luciana Gonzaga. Gênero e mídia: um olhar sobre a violência simbólica e a publicidade infantojuvenil. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Política Social)- Universidade Federal Fluminense, Escola de Serviço Social, Niterói, 2016.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/23529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044768450019328