Didática da língua e linguística aplicada: duas perspectivas de construção de objetos de ensino
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Texto Completo: | https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/284 |
Resumo: | Neste texto, apresenta-se uma análise da forma como se dá a construção de objetos de ensino pela linguística aplicada, tendo o ensino de gramática como recorte temático. O objetivo é identificar se seu modo de proceder se coaduna com os princípios teórico-metodológicos das didáticas geral e da língua. Distinguem-se duas concepções da linguística como ciência aplicada: uma linguística aplicada lato sensu, voltada para a aplicação das teorias linguísticas ao ensino de língua, e outra stricto sensu, que se volta para o estudo de problemas que envolvem o uso da linguagem em contextos reais. Inicialmente, apresentam-se os fundamentos da didática geral, aos quais a didática da língua, como disciplina específica, deve estar conectada. Em seguida, analisam-se propostas da linguística aplicada lato sensu para uma abordagem descritivista da gramática na educação básica, destacando-se os paradoxos que as atravessam. Concluiu-se que a linguística aplicada lato sensu ignora a didática como ciência da prática de ensinar, em favor do aplicacionismo, ou seja, a transferência dos saberes científicos ao contexto escolar e à formação de professores. |
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Didática da língua e linguística aplicada: duas perspectivas de construção de objetos de ensinoNeste texto, apresenta-se uma análise da forma como se dá a construção de objetos de ensino pela linguística aplicada, tendo o ensino de gramática como recorte temático. O objetivo é identificar se seu modo de proceder se coaduna com os princípios teórico-metodológicos das didáticas geral e da língua. Distinguem-se duas concepções da linguística como ciência aplicada: uma linguística aplicada lato sensu, voltada para a aplicação das teorias linguísticas ao ensino de língua, e outra stricto sensu, que se volta para o estudo de problemas que envolvem o uso da linguagem em contextos reais. Inicialmente, apresentam-se os fundamentos da didática geral, aos quais a didática da língua, como disciplina específica, deve estar conectada. Em seguida, analisam-se propostas da linguística aplicada lato sensu para uma abordagem descritivista da gramática na educação básica, destacando-se os paradoxos que as atravessam. Concluiu-se que a linguística aplicada lato sensu ignora a didática como ciência da prática de ensinar, em favor do aplicacionismo, ou seja, a transferência dos saberes científicos ao contexto escolar e à formação de professores.Liceu Literário Português2019-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/28410.18364/rc.v1i57.284Confluência; 2019: Número 57; 146-180Confluência; 2019: Número 57; 146-180Confluência; 2019: Número 57; 146-180Confluência; 2019: Número 57; 146-180Confluência; 2019: Número 57; 146-1802317-41531415-740310.18364/rc.v0i57reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/284/206Copyright (c) 2021 Marcos Bispo dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Marcos Bispo dos2019-12-17T02:39:47Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/284Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2019-12-17T02:39:47Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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