Ainda a questão: que gramática ensinar na escola?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcos Bispo dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Confluência
Texto Completo: https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/165
Resumo: RESUMO: Este artigo tem como objetivo refletir sobre os fundamentos epistemológicos das diversas posições acerca do ensino de gramática, de maneira a reunir bases teóricas e políticas para responder à questão “que gramática ensinar na escola”? A análise evidenciou que: i) o enfoque descritivo, por adotar uma concepção naturalista e cientificista da gramática, não apresenta respostas satisfatórias às questões que envolvem a padronização linguística; ii) as alternativas para a superação dos impasses decorrentes das limitações do paradigma descritivo se apresentam de duas formas: a) uma perspectiva que defende o ensino de língua orientado para o desenvolvimento de competências de leitura e escrita, em que o ensino de gramática perde especificidade; b) uma perspectiva que postula a especificidade e complementaridade do trabalho com o texto e com a gramática. Diante da constatação de que muitas práticas de leitura e escrita se estruturam em torno da língua padrão, conclui-se que a gramática a normativa, em função de sua importância sociopolítica, deve ser a principal referência nas práticas de ensino de língua portuguesa. PALAVRAS-CHAVE: Gramática tradicional; Gramática descritiva; Ensino de gramática.
id UFF-4_c913053b5278abb1f36deb4b6aff6a60
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/165
network_acronym_str UFF-4
network_name_str Confluência
repository_id_str
spelling Ainda a questão: que gramática ensinar na escola?RESUMO: Este artigo tem como objetivo refletir sobre os fundamentos epistemológicos das diversas posições acerca do ensino de gramática, de maneira a reunir bases teóricas e políticas para responder à questão “que gramática ensinar na escola”? A análise evidenciou que: i) o enfoque descritivo, por adotar uma concepção naturalista e cientificista da gramática, não apresenta respostas satisfatórias às questões que envolvem a padronização linguística; ii) as alternativas para a superação dos impasses decorrentes das limitações do paradigma descritivo se apresentam de duas formas: a) uma perspectiva que defende o ensino de língua orientado para o desenvolvimento de competências de leitura e escrita, em que o ensino de gramática perde especificidade; b) uma perspectiva que postula a especificidade e complementaridade do trabalho com o texto e com a gramática. Diante da constatação de que muitas práticas de leitura e escrita se estruturam em torno da língua padrão, conclui-se que a gramática a normativa, em função de sua importância sociopolítica, deve ser a principal referência nas práticas de ensino de língua portuguesa. PALAVRAS-CHAVE: Gramática tradicional; Gramática descritiva; Ensino de gramática.Liceu Literário Português2016-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/16510.18364/rc.v1i51.165Confluência; 2016: número 51; 218-251Confluência; 2016: número 51; 218-251Confluência; 2016: número 51; 218-251Confluência; 2016: número 51; 218-251Confluência; 2016: número 51; 218-2512317-41531415-740310.18364/rc.v1i51reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/165/104Copyright (c) 2021 Marcos Bispo dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Marcos Bispo dos2017-08-26T02:19:12Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/165Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2017-08-26T02:19:12Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ainda a questão: que gramática ensinar na escola?
title Ainda a questão: que gramática ensinar na escola?
spellingShingle Ainda a questão: que gramática ensinar na escola?
Santos, Marcos Bispo dos
title_short Ainda a questão: que gramática ensinar na escola?
title_full Ainda a questão: que gramática ensinar na escola?
title_fullStr Ainda a questão: que gramática ensinar na escola?
title_full_unstemmed Ainda a questão: que gramática ensinar na escola?
title_sort Ainda a questão: que gramática ensinar na escola?
author Santos, Marcos Bispo dos
author_facet Santos, Marcos Bispo dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcos Bispo dos
description RESUMO: Este artigo tem como objetivo refletir sobre os fundamentos epistemológicos das diversas posições acerca do ensino de gramática, de maneira a reunir bases teóricas e políticas para responder à questão “que gramática ensinar na escola”? A análise evidenciou que: i) o enfoque descritivo, por adotar uma concepção naturalista e cientificista da gramática, não apresenta respostas satisfatórias às questões que envolvem a padronização linguística; ii) as alternativas para a superação dos impasses decorrentes das limitações do paradigma descritivo se apresentam de duas formas: a) uma perspectiva que defende o ensino de língua orientado para o desenvolvimento de competências de leitura e escrita, em que o ensino de gramática perde especificidade; b) uma perspectiva que postula a especificidade e complementaridade do trabalho com o texto e com a gramática. Diante da constatação de que muitas práticas de leitura e escrita se estruturam em torno da língua padrão, conclui-se que a gramática a normativa, em função de sua importância sociopolítica, deve ser a principal referência nas práticas de ensino de língua portuguesa. PALAVRAS-CHAVE: Gramática tradicional; Gramática descritiva; Ensino de gramática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/165
10.18364/rc.v1i51.165
url https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/165
identifier_str_mv 10.18364/rc.v1i51.165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/165/104
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Marcos Bispo dos Santos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Marcos Bispo dos Santos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
dc.source.none.fl_str_mv Confluência; 2016: número 51; 218-251
Confluência; 2016: número 51; 218-251
Confluência; 2016: número 51; 218-251
Confluência; 2016: número 51; 218-251
Confluência; 2016: número 51; 218-251
2317-4153
1415-7403
10.18364/rc.v1i51
reponame:Confluência
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Confluência
collection Confluência
repository.name.fl_str_mv Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistaconfluencias.psd@id.uff.br||
_version_ 1789440425153527808