Gênero e imagem: relações de gênero através das imagens dos livros didáticos de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gênero |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31035 |
Resumo: | A análise de vários livros didáticos de História nos mostra que, nos últimos anos, tornou-se mais frequente a presença de personagens e representações históricas de mulheres. De modo particular, os livros apresentam imagens e ilustrações de figuras femininas. Foi a partir desta constatação, ou seja, a marcante utilização da imagem nos livros didáticos publicados nos últimos anos, que foi construído o tema e o problema do presente artigo. Os ivros didáticos abriram maiores espaços para ilustrações mostrando figuras femininas; mas isso significaalguma mudança na maneira como as práicas e representações de gênero são reproduzidas na sociedade e no cotidiano escolar? Para realizar esse incursão, as imagens aqui analisadas são aquelas encontradas nos livros didáticos e que se referem à temática da família patriarcal durante o período de colonização do Brasi.Palavras-chave: livros didáticos de história; gênero; imagens |
id |
UFF-8_691d188bf194e3b26cb856e0bb49a42d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31035 |
network_acronym_str |
UFF-8 |
network_name_str |
Gênero |
repository_id_str |
|
spelling |
Gênero e imagem: relações de gênero através das imagens dos livros didáticos de históriaA análise de vários livros didáticos de História nos mostra que, nos últimos anos, tornou-se mais frequente a presença de personagens e representações históricas de mulheres. De modo particular, os livros apresentam imagens e ilustrações de figuras femininas. Foi a partir desta constatação, ou seja, a marcante utilização da imagem nos livros didáticos publicados nos últimos anos, que foi construído o tema e o problema do presente artigo. Os ivros didáticos abriram maiores espaços para ilustrações mostrando figuras femininas; mas isso significaalguma mudança na maneira como as práicas e representações de gênero são reproduzidas na sociedade e no cotidiano escolar? Para realizar esse incursão, as imagens aqui analisadas são aquelas encontradas nos livros didáticos e que se referem à temática da família patriarcal durante o período de colonização do Brasi.Palavras-chave: livros didáticos de história; gênero; imagensABEC2012-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/3103510.22409/rg.v4i2.249Revista Gênero; v. 4 n. 2 (2004): Revista Gênero2316-11081517-969910.22409/rg.v4i2reponame:Gêneroinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31035/18124Copyright (c) 2019 Revista Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessLohn, Reinaldo LindolfoMachado, Vanderlei2019-08-16T15:05:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31035Revistahttps://periodicos.uff.br/revistageneroPUBhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/oairevistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br2316-11081517-9699opendoar:2019-08-16T15:05:37Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero e imagem: relações de gênero através das imagens dos livros didáticos de história |
title |
Gênero e imagem: relações de gênero através das imagens dos livros didáticos de história |
spellingShingle |
Gênero e imagem: relações de gênero através das imagens dos livros didáticos de história Lohn, Reinaldo Lindolfo |
title_short |
Gênero e imagem: relações de gênero através das imagens dos livros didáticos de história |
title_full |
Gênero e imagem: relações de gênero através das imagens dos livros didáticos de história |
title_fullStr |
Gênero e imagem: relações de gênero através das imagens dos livros didáticos de história |
title_full_unstemmed |
Gênero e imagem: relações de gênero através das imagens dos livros didáticos de história |
title_sort |
Gênero e imagem: relações de gênero através das imagens dos livros didáticos de história |
author |
Lohn, Reinaldo Lindolfo |
author_facet |
Lohn, Reinaldo Lindolfo Machado, Vanderlei |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Vanderlei |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lohn, Reinaldo Lindolfo Machado, Vanderlei |
description |
A análise de vários livros didáticos de História nos mostra que, nos últimos anos, tornou-se mais frequente a presença de personagens e representações históricas de mulheres. De modo particular, os livros apresentam imagens e ilustrações de figuras femininas. Foi a partir desta constatação, ou seja, a marcante utilização da imagem nos livros didáticos publicados nos últimos anos, que foi construído o tema e o problema do presente artigo. Os ivros didáticos abriram maiores espaços para ilustrações mostrando figuras femininas; mas isso significaalguma mudança na maneira como as práicas e representações de gênero são reproduzidas na sociedade e no cotidiano escolar? Para realizar esse incursão, as imagens aqui analisadas são aquelas encontradas nos livros didáticos e que se referem à temática da família patriarcal durante o período de colonização do Brasi.Palavras-chave: livros didáticos de história; gênero; imagens |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31035 10.22409/rg.v4i2.249 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31035 |
identifier_str_mv |
10.22409/rg.v4i2.249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31035/18124 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Gênero info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Gênero |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gênero; v. 4 n. 2 (2004): Revista Gênero 2316-1108 1517-9699 10.22409/rg.v4i2 reponame:Gênero instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Gênero |
collection |
Gênero |
repository.name.fl_str_mv |
Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br |
_version_ |
1789798677114519552 |