Gênero e imagem: relações de gênero através das imagens dos livros didáticos de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lohn, Reinaldo Lindolfo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Machado, Vanderlei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gênero
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31035
Resumo: A análise de vários livros didáticos de História nos mostra que, nos últimos anos, tornou-se mais frequente a presença de personagens e representações históricas de mulheres. De modo particular, os livros apresentam imagens e ilustrações de figuras femininas. Foi a partir desta constatação, ou seja, a marcante utilização da imagem nos livros didáticos publicados nos últimos anos, que foi construído o tema e o problema do presente artigo. Os ivros didáticos abriram maiores espaços para ilustrações mostrando figuras femininas; mas isso significaalguma mudança na maneira como as práicas e representações de gênero são reproduzidas na sociedade e no cotidiano escolar? Para realizar esse incursão, as imagens aqui analisadas são aquelas encontradas nos livros didáticos e que se referem à temática da família patriarcal durante o período de colonização do Brasi.Palavras-chave: livros didáticos de história; gênero; imagens
id UFF-8_691d188bf194e3b26cb856e0bb49a42d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31035
network_acronym_str UFF-8
network_name_str Gênero
repository_id_str
spelling Gênero e imagem: relações de gênero através das imagens dos livros didáticos de históriaA análise de vários livros didáticos de História nos mostra que, nos últimos anos, tornou-se mais frequente a presença de personagens e representações históricas de mulheres. De modo particular, os livros apresentam imagens e ilustrações de figuras femininas. Foi a partir desta constatação, ou seja, a marcante utilização da imagem nos livros didáticos publicados nos últimos anos, que foi construído o tema e o problema do presente artigo. Os ivros didáticos abriram maiores espaços para ilustrações mostrando figuras femininas; mas isso significaalguma mudança na maneira como as práicas e representações de gênero são reproduzidas na sociedade e no cotidiano escolar? Para realizar esse incursão, as imagens aqui analisadas são aquelas encontradas nos livros didáticos e que se referem à temática da família patriarcal durante o período de colonização do Brasi.Palavras-chave: livros didáticos de história; gênero; imagensABEC2012-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/3103510.22409/rg.v4i2.249Revista Gênero; v. 4 n. 2 (2004): Revista Gênero2316-11081517-969910.22409/rg.v4i2reponame:Gêneroinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31035/18124Copyright (c) 2019 Revista Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessLohn, Reinaldo LindolfoMachado, Vanderlei2019-08-16T15:05:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31035Revistahttps://periodicos.uff.br/revistageneroPUBhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/oairevistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br2316-11081517-9699opendoar:2019-08-16T15:05:37Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero e imagem: relações de gênero através das imagens dos livros didáticos de história
title Gênero e imagem: relações de gênero através das imagens dos livros didáticos de história
spellingShingle Gênero e imagem: relações de gênero através das imagens dos livros didáticos de história
Lohn, Reinaldo Lindolfo
title_short Gênero e imagem: relações de gênero através das imagens dos livros didáticos de história
title_full Gênero e imagem: relações de gênero através das imagens dos livros didáticos de história
title_fullStr Gênero e imagem: relações de gênero através das imagens dos livros didáticos de história
title_full_unstemmed Gênero e imagem: relações de gênero através das imagens dos livros didáticos de história
title_sort Gênero e imagem: relações de gênero através das imagens dos livros didáticos de história
author Lohn, Reinaldo Lindolfo
author_facet Lohn, Reinaldo Lindolfo
Machado, Vanderlei
author_role author
author2 Machado, Vanderlei
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lohn, Reinaldo Lindolfo
Machado, Vanderlei
description A análise de vários livros didáticos de História nos mostra que, nos últimos anos, tornou-se mais frequente a presença de personagens e representações históricas de mulheres. De modo particular, os livros apresentam imagens e ilustrações de figuras femininas. Foi a partir desta constatação, ou seja, a marcante utilização da imagem nos livros didáticos publicados nos últimos anos, que foi construído o tema e o problema do presente artigo. Os ivros didáticos abriram maiores espaços para ilustrações mostrando figuras femininas; mas isso significaalguma mudança na maneira como as práicas e representações de gênero são reproduzidas na sociedade e no cotidiano escolar? Para realizar esse incursão, as imagens aqui analisadas são aquelas encontradas nos livros didáticos e que se referem à temática da família patriarcal durante o período de colonização do Brasi.Palavras-chave: livros didáticos de história; gênero; imagens
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31035
10.22409/rg.v4i2.249
url https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31035
identifier_str_mv 10.22409/rg.v4i2.249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31035/18124
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Gênero
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Gênero
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gênero; v. 4 n. 2 (2004): Revista Gênero
2316-1108
1517-9699
10.22409/rg.v4i2
reponame:Gênero
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Gênero
collection Gênero
repository.name.fl_str_mv Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br
_version_ 1789798677114519552