A EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA: O PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ademir de Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Oliveira, Adriana Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10621
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de integração escolar que compõe uma das atividades desenvolvidas nos Estágios Supervisionados em Ensino do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). As orientações das atividades de extensão aconteceram nas aulas de estágio ocorridas na universidade, logo, uma determinada carga horária do estágio é destinada ao planejamento, desenvolvimento, execução e avaliação. A atividade de extensão foi em dois momentos: (1) realização de uma Feira de Ciências na escola e (2) visita à universidade. Na Feira de Ciências foram realizados experimentos de química, e, na universidade, foram realizados encenação teatral, palestras e experimentos de química. Ao final, os licenciandos se reuniram na universidade para discutir e avaliar a atividade, enfocando os aspectos positivos, os enfrentamentos, dificuldades, e as novas possibilidades a partir desse tipo de atividade integrado ao Estágio Curricular Supervisionado. Palavras-chave: Escola Fundamental; Extensão; Ensino de Química; Curricularização   The extensionist experience in the supervised stage of chemistry: the school integration project Abstract: This work aims to present the school integration project, a component of the activities developed in the Supervised Internships in Teaching of the undergraduate course in Chemistry of Federal University of Grande Dourados (UFGD). The orientation of the extension activities happens in the university's undergraduate classes, so a certain timetable of the internship is assigned to planning, development, execution and evaluation. The extension activity took place in two moments: (1) holding a science fair in school and (2) visiting the university. At the Science Fair were held chemistry experiments and at the university, theatrical staging was held, lectures and chemistry experiments. At the end, the graduates gathered at the university to discuss and evaluate the activity, focusing on the positive aspects, the confrontations, difficulties and new possibilities from this type of activity within the supervised curricular stage. Keywords: Elementary school; Extension; Chemistry Teaching; Curricularization   La experiencia extensionista en la etapa supervisada de química: el proyecto de integración escolar Resumen: Este trabajo tiene como objetivo presentar el proyecto de integración escolar, componente de las actividades desarrolladas en las Etapas Supervisadas en Enseñanza del curso de Licenciatura en Química de la Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). La orientación de las actividades de extensión ocurre en las clases de práctica ocurridas en la universidad, luego, una determinada carga horaria de la etapa está destinada a la planificación, desarrollo, ejecución y evaluación. El grado de actividad se llevó a cabo en dos etapas: (1) la realización de una feria de ciencias en la escuela y (2) visita a la universidad. En la Feria de Ciencias se realizaron experimentos de química y en la universidad, se realizó escenificación teatral, charlas y experimentos de química. Al final, los licenciandos se reunieron en la universidad para discutir y evaluar la actividad, enfocando los aspectos positivos, los enfrentamientos, dificultades y nuevas posibilidades a partir de ese tipo de actividad dentro del curso curricular supervisado. Palabras-clave: Escuela primaria; Prácticas supervisadas; Enseñanza de Química; Curricularización
id UFFS-1_04d9cdc364ddf615e3edb9ba09d04be9
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/10621
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling A EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA: O PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLAREste trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de integração escolar que compõe uma das atividades desenvolvidas nos Estágios Supervisionados em Ensino do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). As orientações das atividades de extensão aconteceram nas aulas de estágio ocorridas na universidade, logo, uma determinada carga horária do estágio é destinada ao planejamento, desenvolvimento, execução e avaliação. A atividade de extensão foi em dois momentos: (1) realização de uma Feira de Ciências na escola e (2) visita à universidade. Na Feira de Ciências foram realizados experimentos de química, e, na universidade, foram realizados encenação teatral, palestras e experimentos de química. Ao final, os licenciandos se reuniram na universidade para discutir e avaliar a atividade, enfocando os aspectos positivos, os enfrentamentos, dificuldades, e as novas possibilidades a partir desse tipo de atividade integrado ao Estágio Curricular Supervisionado. Palavras-chave: Escola Fundamental; Extensão; Ensino de Química; Curricularização   The extensionist experience in the supervised stage of chemistry: the school integration project Abstract: This work aims to present the school integration project, a component of the activities developed in the Supervised Internships in Teaching of the undergraduate course in Chemistry of Federal University of Grande Dourados (UFGD). The orientation of the extension activities happens in the university's undergraduate classes, so a certain timetable of the internship is assigned to planning, development, execution and evaluation. The extension activity took place in two moments: (1) holding a science fair in school and (2) visiting the university. At the Science Fair were held chemistry experiments and at the university, theatrical staging was held, lectures and chemistry experiments. At the end, the graduates gathered at the university to discuss and evaluate the activity, focusing on the positive aspects, the confrontations, difficulties and new possibilities from this type of activity within the supervised curricular stage. Keywords: Elementary school; Extension; Chemistry Teaching; Curricularization   La experiencia extensionista en la etapa supervisada de química: el proyecto de integración escolar Resumen: Este trabajo tiene como objetivo presentar el proyecto de integración escolar, componente de las actividades desarrolladas en las Etapas Supervisadas en Enseñanza del curso de Licenciatura en Química de la Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). La orientación de las actividades de extensión ocurre en las clases de práctica ocurridas en la universidad, luego, una determinada carga horaria de la etapa está destinada a la planificación, desarrollo, ejecución y evaluación. El grado de actividad se llevó a cabo en dos etapas: (1) la realización de una feria de ciencias en la escuela y (2) visita a la universidad. En la Feria de Ciencias se realizaron experimentos de química y en la universidad, se realizó escenificación teatral, charlas y experimentos de química. Al final, los licenciandos se reunieron en la universidad para discutir y evaluar la actividad, enfocando los aspectos positivos, los enfrentamientos, dificultades y nuevas posibilidades a partir de ese tipo de actividad dentro del curso curricular supervisado. Palabras-clave: Escuela primaria; Prácticas supervisadas; Enseñanza de Química; CurricularizaciónUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2019-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1062110.24317/2358-0399.2019v10i3.10621Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 10 n. 3 (2019); 131-139Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 10 No 3 (2019); 131-139Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 10 Núm. 3 (2019); 131-1392358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10621/7238Copyright (c) 2019 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Ademir de Souzade Oliveira, Adriana Marques2022-08-18T20:51:31Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10621Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-05-21T19:56:03.937036Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)true
dc.title.none.fl_str_mv A EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA: O PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR
title A EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA: O PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR
spellingShingle A EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA: O PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR
Pereira, Ademir de Souza
title_short A EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA: O PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR
title_full A EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA: O PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR
title_fullStr A EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA: O PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR
title_full_unstemmed A EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA: O PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR
title_sort A EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA: O PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR
author Pereira, Ademir de Souza
author_facet Pereira, Ademir de Souza
de Oliveira, Adriana Marques
author_role author
author2 de Oliveira, Adriana Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ademir de Souza
de Oliveira, Adriana Marques
description Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de integração escolar que compõe uma das atividades desenvolvidas nos Estágios Supervisionados em Ensino do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). As orientações das atividades de extensão aconteceram nas aulas de estágio ocorridas na universidade, logo, uma determinada carga horária do estágio é destinada ao planejamento, desenvolvimento, execução e avaliação. A atividade de extensão foi em dois momentos: (1) realização de uma Feira de Ciências na escola e (2) visita à universidade. Na Feira de Ciências foram realizados experimentos de química, e, na universidade, foram realizados encenação teatral, palestras e experimentos de química. Ao final, os licenciandos se reuniram na universidade para discutir e avaliar a atividade, enfocando os aspectos positivos, os enfrentamentos, dificuldades, e as novas possibilidades a partir desse tipo de atividade integrado ao Estágio Curricular Supervisionado. Palavras-chave: Escola Fundamental; Extensão; Ensino de Química; Curricularização   The extensionist experience in the supervised stage of chemistry: the school integration project Abstract: This work aims to present the school integration project, a component of the activities developed in the Supervised Internships in Teaching of the undergraduate course in Chemistry of Federal University of Grande Dourados (UFGD). The orientation of the extension activities happens in the university's undergraduate classes, so a certain timetable of the internship is assigned to planning, development, execution and evaluation. The extension activity took place in two moments: (1) holding a science fair in school and (2) visiting the university. At the Science Fair were held chemistry experiments and at the university, theatrical staging was held, lectures and chemistry experiments. At the end, the graduates gathered at the university to discuss and evaluate the activity, focusing on the positive aspects, the confrontations, difficulties and new possibilities from this type of activity within the supervised curricular stage. Keywords: Elementary school; Extension; Chemistry Teaching; Curricularization   La experiencia extensionista en la etapa supervisada de química: el proyecto de integración escolar Resumen: Este trabajo tiene como objetivo presentar el proyecto de integración escolar, componente de las actividades desarrolladas en las Etapas Supervisadas en Enseñanza del curso de Licenciatura en Química de la Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). La orientación de las actividades de extensión ocurre en las clases de práctica ocurridas en la universidad, luego, una determinada carga horaria de la etapa está destinada a la planificación, desarrollo, ejecución y evaluación. El grado de actividad se llevó a cabo en dos etapas: (1) la realización de una feria de ciencias en la escuela y (2) visita a la universidad. En la Feria de Ciencias se realizaron experimentos de química y en la universidad, se realizó escenificación teatral, charlas y experimentos de química. Al final, los licenciandos se reunieron en la universidad para discutir y evaluar la actividad, enfocando los aspectos positivos, los enfrentamientos, dificultades y nuevas posibilidades a partir de ese tipo de actividad dentro del curso curricular supervisado. Palabras-clave: Escuela primaria; Prácticas supervisadas; Enseñanza de Química; Curricularización
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10621
10.24317/2358-0399.2019v10i3.10621
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10621
identifier_str_mv 10.24317/2358-0399.2019v10i3.10621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10621/7238
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 10 n. 3 (2019); 131-139
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 10 No 3 (2019); 131-139
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 10 Núm. 3 (2019); 131-139
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1799874992296427520