A EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA: O PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10621 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de integração escolar que compõe uma das atividades desenvolvidas nos Estágios Supervisionados em Ensino do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). As orientações das atividades de extensão aconteceram nas aulas de estágio ocorridas na universidade, logo, uma determinada carga horária do estágio é destinada ao planejamento, desenvolvimento, execução e avaliação. A atividade de extensão foi em dois momentos: (1) realização de uma Feira de Ciências na escola e (2) visita à universidade. Na Feira de Ciências foram realizados experimentos de química, e, na universidade, foram realizados encenação teatral, palestras e experimentos de química. Ao final, os licenciandos se reuniram na universidade para discutir e avaliar a atividade, enfocando os aspectos positivos, os enfrentamentos, dificuldades, e as novas possibilidades a partir desse tipo de atividade integrado ao Estágio Curricular Supervisionado. Palavras-chave: Escola Fundamental; Extensão; Ensino de Química; Curricularização The extensionist experience in the supervised stage of chemistry: the school integration project Abstract: This work aims to present the school integration project, a component of the activities developed in the Supervised Internships in Teaching of the undergraduate course in Chemistry of Federal University of Grande Dourados (UFGD). The orientation of the extension activities happens in the university's undergraduate classes, so a certain timetable of the internship is assigned to planning, development, execution and evaluation. The extension activity took place in two moments: (1) holding a science fair in school and (2) visiting the university. At the Science Fair were held chemistry experiments and at the university, theatrical staging was held, lectures and chemistry experiments. At the end, the graduates gathered at the university to discuss and evaluate the activity, focusing on the positive aspects, the confrontations, difficulties and new possibilities from this type of activity within the supervised curricular stage. Keywords: Elementary school; Extension; Chemistry Teaching; Curricularization La experiencia extensionista en la etapa supervisada de química: el proyecto de integración escolar Resumen: Este trabajo tiene como objetivo presentar el proyecto de integración escolar, componente de las actividades desarrolladas en las Etapas Supervisadas en Enseñanza del curso de Licenciatura en Química de la Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). La orientación de las actividades de extensión ocurre en las clases de práctica ocurridas en la universidad, luego, una determinada carga horaria de la etapa está destinada a la planificación, desarrollo, ejecución y evaluación. El grado de actividad se llevó a cabo en dos etapas: (1) la realización de una feria de ciencias en la escuela y (2) visita a la universidad. En la Feria de Ciencias se realizaron experimentos de química y en la universidad, se realizó escenificación teatral, charlas y experimentos de química. Al final, los licenciandos se reunieron en la universidad para discutir y evaluar la actividad, enfocando los aspectos positivos, los enfrentamientos, dificultades y nuevas posibilidades a partir de ese tipo de actividad dentro del curso curricular supervisado. Palabras-clave: Escuela primaria; Prácticas supervisadas; Enseñanza de Química; Curricularización |
id |
UFFS-1_04d9cdc364ddf615e3edb9ba09d04be9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/10621 |
network_acronym_str |
UFFS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA: O PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLAREste trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de integração escolar que compõe uma das atividades desenvolvidas nos Estágios Supervisionados em Ensino do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). As orientações das atividades de extensão aconteceram nas aulas de estágio ocorridas na universidade, logo, uma determinada carga horária do estágio é destinada ao planejamento, desenvolvimento, execução e avaliação. A atividade de extensão foi em dois momentos: (1) realização de uma Feira de Ciências na escola e (2) visita à universidade. Na Feira de Ciências foram realizados experimentos de química, e, na universidade, foram realizados encenação teatral, palestras e experimentos de química. Ao final, os licenciandos se reuniram na universidade para discutir e avaliar a atividade, enfocando os aspectos positivos, os enfrentamentos, dificuldades, e as novas possibilidades a partir desse tipo de atividade integrado ao Estágio Curricular Supervisionado. Palavras-chave: Escola Fundamental; Extensão; Ensino de Química; Curricularização The extensionist experience in the supervised stage of chemistry: the school integration project Abstract: This work aims to present the school integration project, a component of the activities developed in the Supervised Internships in Teaching of the undergraduate course in Chemistry of Federal University of Grande Dourados (UFGD). The orientation of the extension activities happens in the university's undergraduate classes, so a certain timetable of the internship is assigned to planning, development, execution and evaluation. The extension activity took place in two moments: (1) holding a science fair in school and (2) visiting the university. At the Science Fair were held chemistry experiments and at the university, theatrical staging was held, lectures and chemistry experiments. At the end, the graduates gathered at the university to discuss and evaluate the activity, focusing on the positive aspects, the confrontations, difficulties and new possibilities from this type of activity within the supervised curricular stage. Keywords: Elementary school; Extension; Chemistry Teaching; Curricularization La experiencia extensionista en la etapa supervisada de química: el proyecto de integración escolar Resumen: Este trabajo tiene como objetivo presentar el proyecto de integración escolar, componente de las actividades desarrolladas en las Etapas Supervisadas en Enseñanza del curso de Licenciatura en Química de la Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). La orientación de las actividades de extensión ocurre en las clases de práctica ocurridas en la universidad, luego, una determinada carga horaria de la etapa está destinada a la planificación, desarrollo, ejecución y evaluación. El grado de actividad se llevó a cabo en dos etapas: (1) la realización de una feria de ciencias en la escuela y (2) visita a la universidad. En la Feria de Ciencias se realizaron experimentos de química y en la universidad, se realizó escenificación teatral, charlas y experimentos de química. Al final, los licenciandos se reunieron en la universidad para discutir y evaluar la actividad, enfocando los aspectos positivos, los enfrentamientos, dificultades y nuevas posibilidades a partir de ese tipo de actividad dentro del curso curricular supervisado. Palabras-clave: Escuela primaria; Prácticas supervisadas; Enseñanza de Química; CurricularizaciónUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2019-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1062110.24317/2358-0399.2019v10i3.10621Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 10 n. 3 (2019); 131-139Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 10 No 3 (2019); 131-139Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 10 Núm. 3 (2019); 131-1392358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10621/7238Copyright (c) 2019 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Ademir de Souzade Oliveira, Adriana Marques2022-08-18T20:51:31Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10621Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-05-21T19:56:03.937036Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA: O PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR |
title |
A EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA: O PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR |
spellingShingle |
A EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA: O PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR Pereira, Ademir de Souza |
title_short |
A EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA: O PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR |
title_full |
A EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA: O PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR |
title_fullStr |
A EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA: O PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
A EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA: O PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR |
title_sort |
A EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA: O PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR |
author |
Pereira, Ademir de Souza |
author_facet |
Pereira, Ademir de Souza de Oliveira, Adriana Marques |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Adriana Marques |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ademir de Souza de Oliveira, Adriana Marques |
description |
Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de integração escolar que compõe uma das atividades desenvolvidas nos Estágios Supervisionados em Ensino do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). As orientações das atividades de extensão aconteceram nas aulas de estágio ocorridas na universidade, logo, uma determinada carga horária do estágio é destinada ao planejamento, desenvolvimento, execução e avaliação. A atividade de extensão foi em dois momentos: (1) realização de uma Feira de Ciências na escola e (2) visita à universidade. Na Feira de Ciências foram realizados experimentos de química, e, na universidade, foram realizados encenação teatral, palestras e experimentos de química. Ao final, os licenciandos se reuniram na universidade para discutir e avaliar a atividade, enfocando os aspectos positivos, os enfrentamentos, dificuldades, e as novas possibilidades a partir desse tipo de atividade integrado ao Estágio Curricular Supervisionado. Palavras-chave: Escola Fundamental; Extensão; Ensino de Química; Curricularização The extensionist experience in the supervised stage of chemistry: the school integration project Abstract: This work aims to present the school integration project, a component of the activities developed in the Supervised Internships in Teaching of the undergraduate course in Chemistry of Federal University of Grande Dourados (UFGD). The orientation of the extension activities happens in the university's undergraduate classes, so a certain timetable of the internship is assigned to planning, development, execution and evaluation. The extension activity took place in two moments: (1) holding a science fair in school and (2) visiting the university. At the Science Fair were held chemistry experiments and at the university, theatrical staging was held, lectures and chemistry experiments. At the end, the graduates gathered at the university to discuss and evaluate the activity, focusing on the positive aspects, the confrontations, difficulties and new possibilities from this type of activity within the supervised curricular stage. Keywords: Elementary school; Extension; Chemistry Teaching; Curricularization La experiencia extensionista en la etapa supervisada de química: el proyecto de integración escolar Resumen: Este trabajo tiene como objetivo presentar el proyecto de integración escolar, componente de las actividades desarrolladas en las Etapas Supervisadas en Enseñanza del curso de Licenciatura en Química de la Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). La orientación de las actividades de extensión ocurre en las clases de práctica ocurridas en la universidad, luego, una determinada carga horaria de la etapa está destinada a la planificación, desarrollo, ejecución y evaluación. El grado de actividad se llevó a cabo en dos etapas: (1) la realización de una feria de ciencias en la escuela y (2) visita a la universidad. En la Feria de Ciencias se realizaron experimentos de química y en la universidad, se realizó escenificación teatral, charlas y experimentos de química. Al final, los licenciandos se reunieron en la universidad para discutir y evaluar la actividad, enfocando los aspectos positivos, los enfrentamientos, dificultades y nuevas posibilidades a partir de ese tipo de actividad dentro del curso curricular supervisado. Palabras-clave: Escuela primaria; Prácticas supervisadas; Enseñanza de Química; Curricularización |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10621 10.24317/2358-0399.2019v10i3.10621 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10621 |
identifier_str_mv |
10.24317/2358-0399.2019v10i3.10621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10621/7238 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 10 n. 3 (2019); 131-139 Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 10 No 3 (2019); 131-139 Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 10 Núm. 3 (2019); 131-139 2358-0399 1806-2695 reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contato.rbeu@gmail.com |
_version_ |
1799874992296427520 |