ABELHAS SEM FERRÃO: EDUCAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO – INTERAÇÃO ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO VOLTADA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Mara Garcia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Araujo, João Marcos, Santana, Weyder Cristiano, Elizeu, Arthur Mayrink, Silva, Lucas de Amaral, Ladeira, Josimar dos Santos, Rubinger, Mayura Marques Magalhães, Campos, Lúcio Antônio Oliveira, Lino Neto, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/3128
Resumo: Resumo: O projeto de extensão universitária em interface com a pesquisa “Abelhas sem Ferrão: Educação para Conservação” foi elaborado a partir dos conhecimentos gerados com pesquisas com abelhas nativas, com a missão de enriquecer o processo pedagógico, socializar o saber e possibilitar meios para a interação com a comunidade. O presente artigo relata a experiência vivida por alunos de três escolas da rede pública de Viçosa (MG). As atividades desenvolvidas foram: trilhas para localização de ninhos de abelhas no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e no entorno das escolas, visita ao Apiário Central da UFV, oficinas, palestras, minicurso e acompanhamento de duas colônias de abelhas sem ferrão instaladas nas escolas. Os alunos também apresentaram os resultados de suas atividades nas escolas e na Feira do Conhecimento de Viçosa. Após análise dos questionários avaliativos utilizados, verificou-se que o desconhecimento inicial dos participantes sobre as abelhas brasileiras deu lugar a um considerável volume de novas informações e interesses sobre o tema. Além dos alunos, as professoras de Ciências das escolas participaram ativamente das atividades e consideraram que, além de propiciar oportunidades de aprendizagem para os estudantes, o projeto enriqueceu seus conhecimentos e estreitou as relações entre a comunidade escolar e a UFV. O projeto constituiu, ainda, excelente oportunidade de formação para pós-graduandos e graduandos. Como base nas trocas de experiências que ocorreram, verificou-se que a utilização de atividades não formais de educação é muito importante para um ensino mais eficiente. Palavras-chave: Educação Ambiental, Ensino-Aprendizagem, Extensão Universitária, Modelo Biológico.   Education for conservation of stingless bees: an interaction of Education-Research-Extension for elementary and secondary education Abstract: The extension project interfaces with research initiative entitled “Abelhas sem Ferrão: Educação para Conservação” (Stingless Bees: Education for Conservation) and it was conceived from the previous knowledge generated by researches on stingless or native bees in Brazil.  This initiative had the purpose of enriching the pedagogical process, knowledge sharing and enabling the interactions with the local community. This study provids an account of the students’ experiences from three public schools of Viçosa (MG) with the aforementioned bee varieties. The activities included: trail walking with the objective of locating stingless bee hives at the campus of Universidade Federal de Viçosa -UFV (Federal University of Viçosa) and around the schools, visit to the Central Apiary at UFV, workshops, lectures, a short duration course and the monitoring of two colonies of stingless bees kept in the schools. Students also presented the results of their activities at their schools and at ‘Feira do Conhecimento de Viçosa’ (Viçosa's Knowledge Fair). After analyzing the questionnaires used as part of the research method of this project, it was concluded that the initial lack of knowledge of the participants involved on the stingless bees had given place to a considerable amount of new information and interest on the subject. Besides the students, science teachers actively participated in the activities and considered that, in addition to promoting learning opportunities for students, the project enriched their own knowledge and narrowed the relationship between the school community and the UFV. The project was also an excellent training opportunity for graduate and undergraduate students. Considering the exchanges of experience that took place during the project, the parts involved were able to realize that the use of non-formal educational activities is a significant approach for a more efficient education. Key-words: Environmental Education, Teaching and Learning, University Extension, Biological Model.   Educación para la conservación de las abejas sin aguijón: Interacción Enseñanza-Investigación-Extensión volcada a la educación básica y secundaria Resumen: El proyecto de extensión universitaria en interfaz con la investigación científica “Abelhas sem Ferrão: Educação para Conservação” (Las abejas sin aguijón: Educación para la Conservación) fue desarrollado a partir del conocimiento generado por la investigación sobre las abejas nativas, con la misión de enriquecer el proceso educativo, socializar el conocimiento y ampliar formas de interacción con la comunidad. En este sentido, este artículo describe la experiencia de los estudiantes de tres escuelas públicas de la ciudad de Viçosa, del estado de Minas Gerais, Brasil. Las actividades que se desarrollaron fueron: senderos para localizar los nidos de abejas en la Universidad Federal de Viçosa (UFV) y alrededor de las escuelas, visita al Apiário Central de la UFV, talleres, conferencias, cursos cortos y acompañamiento de dos colonias de abejas sin aguijón instaladas en las escuelas. Los estudiantes también presentaron los resultados de sus actividades en sus  escuelas y en la Feria del Conocimiento de Viçosa. Después de la evaluación de las encuestas se verificó que la falta inicial de conocimiento de los participantes sobre las abejas sin aguijón había dado lugar a una considerable cantidad de nueva información e interés sobre el tema. Los profesores de ciencias de las escuelas participaron activamente en las actividades y consideraron que, además de proporcionar oportunidad de aprendizaje para los estudiantes, el proyecto ha enriquecido sus conocimientos y estrechado la relación entre la comunidad escolar y la UFV. El proyecto fue también una excelente oportunidad de formación para los estudiantes de grado y posgrado. Teniendo en cuenta el intercambio de experiencias que han tenido lugar, vemos cómo el uso de espacios no formales de enseñanza son importantes para una educación más eficiente. Palabras-clave: Educación Ambiental, Enseñanza y Aprendizaje, Extensión Universitaria, Modelo Biológico.  
id UFFS-1_4e4544ff0db0517e252f9a25e15ff6bc
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/3128
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling ABELHAS SEM FERRÃO: EDUCAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO – INTERAÇÃO ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO VOLTADA PARA O ENSINO FUNDAMENTALResumo: O projeto de extensão universitária em interface com a pesquisa “Abelhas sem Ferrão: Educação para Conservação” foi elaborado a partir dos conhecimentos gerados com pesquisas com abelhas nativas, com a missão de enriquecer o processo pedagógico, socializar o saber e possibilitar meios para a interação com a comunidade. O presente artigo relata a experiência vivida por alunos de três escolas da rede pública de Viçosa (MG). As atividades desenvolvidas foram: trilhas para localização de ninhos de abelhas no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e no entorno das escolas, visita ao Apiário Central da UFV, oficinas, palestras, minicurso e acompanhamento de duas colônias de abelhas sem ferrão instaladas nas escolas. Os alunos também apresentaram os resultados de suas atividades nas escolas e na Feira do Conhecimento de Viçosa. Após análise dos questionários avaliativos utilizados, verificou-se que o desconhecimento inicial dos participantes sobre as abelhas brasileiras deu lugar a um considerável volume de novas informações e interesses sobre o tema. Além dos alunos, as professoras de Ciências das escolas participaram ativamente das atividades e consideraram que, além de propiciar oportunidades de aprendizagem para os estudantes, o projeto enriqueceu seus conhecimentos e estreitou as relações entre a comunidade escolar e a UFV. O projeto constituiu, ainda, excelente oportunidade de formação para pós-graduandos e graduandos. Como base nas trocas de experiências que ocorreram, verificou-se que a utilização de atividades não formais de educação é muito importante para um ensino mais eficiente. Palavras-chave: Educação Ambiental, Ensino-Aprendizagem, Extensão Universitária, Modelo Biológico.   Education for conservation of stingless bees: an interaction of Education-Research-Extension for elementary and secondary education Abstract: The extension project interfaces with research initiative entitled “Abelhas sem Ferrão: Educação para Conservação” (Stingless Bees: Education for Conservation) and it was conceived from the previous knowledge generated by researches on stingless or native bees in Brazil.  This initiative had the purpose of enriching the pedagogical process, knowledge sharing and enabling the interactions with the local community. This study provids an account of the students’ experiences from three public schools of Viçosa (MG) with the aforementioned bee varieties. The activities included: trail walking with the objective of locating stingless bee hives at the campus of Universidade Federal de Viçosa -UFV (Federal University of Viçosa) and around the schools, visit to the Central Apiary at UFV, workshops, lectures, a short duration course and the monitoring of two colonies of stingless bees kept in the schools. Students also presented the results of their activities at their schools and at ‘Feira do Conhecimento de Viçosa’ (Viçosa's Knowledge Fair). After analyzing the questionnaires used as part of the research method of this project, it was concluded that the initial lack of knowledge of the participants involved on the stingless bees had given place to a considerable amount of new information and interest on the subject. Besides the students, science teachers actively participated in the activities and considered that, in addition to promoting learning opportunities for students, the project enriched their own knowledge and narrowed the relationship between the school community and the UFV. The project was also an excellent training opportunity for graduate and undergraduate students. Considering the exchanges of experience that took place during the project, the parts involved were able to realize that the use of non-formal educational activities is a significant approach for a more efficient education. Key-words: Environmental Education, Teaching and Learning, University Extension, Biological Model.   Educación para la conservación de las abejas sin aguijón: Interacción Enseñanza-Investigación-Extensión volcada a la educación básica y secundaria Resumen: El proyecto de extensión universitaria en interfaz con la investigación científica “Abelhas sem Ferrão: Educação para Conservação” (Las abejas sin aguijón: Educación para la Conservación) fue desarrollado a partir del conocimiento generado por la investigación sobre las abejas nativas, con la misión de enriquecer el proceso educativo, socializar el conocimiento y ampliar formas de interacción con la comunidad. En este sentido, este artículo describe la experiencia de los estudiantes de tres escuelas públicas de la ciudad de Viçosa, del estado de Minas Gerais, Brasil. Las actividades que se desarrollaron fueron: senderos para localizar los nidos de abejas en la Universidad Federal de Viçosa (UFV) y alrededor de las escuelas, visita al Apiário Central de la UFV, talleres, conferencias, cursos cortos y acompañamiento de dos colonias de abejas sin aguijón instaladas en las escuelas. Los estudiantes también presentaron los resultados de sus actividades en sus  escuelas y en la Feria del Conocimiento de Viçosa. Después de la evaluación de las encuestas se verificó que la falta inicial de conocimiento de los participantes sobre las abejas sin aguijón había dado lugar a una considerable cantidad de nueva información e interés sobre el tema. Los profesores de ciencias de las escuelas participaron activamente en las actividades y consideraron que, además de proporcionar oportunidad de aprendizaje para los estudiantes, el proyecto ha enriquecido sus conocimientos y estrechado la relación entre la comunidad escolar y la UFV. El proyecto fue también una excelente oportunidad de formación para los estudiantes de grado y posgrado. Teniendo en cuenta el intercambio de experiencias que han tenido lugar, vemos cómo el uso de espacios no formales de enseñanza son importantes para una educación más eficiente. Palabras-clave: Educación Ambiental, Enseñanza y Aprendizaje, Extensión Universitaria, Modelo Biológico.  Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/312810.36661/2358-0399.2016v7i2.3128Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 7 n. 2 (2016); 113-120Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 7 No 2 (2016); 113-120Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 7 Núm. 2 (2016); 113-1202358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/3128/pdfTavares, Mara Garciade Araujo, João MarcosSantana, Weyder CristianoElizeu, Arthur MayrinkSilva, Lucas de AmaralLadeira, Josimar dos SantosRubinger, Mayura Marques MagalhãesCampos, Lúcio Antônio OliveiraLino Neto, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-18T17:58:25Zoai:ojs.192.168.253.137:article/3128Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-05-21T19:55:59.676712Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)true
dc.title.none.fl_str_mv ABELHAS SEM FERRÃO: EDUCAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO – INTERAÇÃO ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO VOLTADA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
title ABELHAS SEM FERRÃO: EDUCAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO – INTERAÇÃO ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO VOLTADA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle ABELHAS SEM FERRÃO: EDUCAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO – INTERAÇÃO ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO VOLTADA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Tavares, Mara Garcia
title_short ABELHAS SEM FERRÃO: EDUCAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO – INTERAÇÃO ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO VOLTADA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
title_full ABELHAS SEM FERRÃO: EDUCAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO – INTERAÇÃO ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO VOLTADA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr ABELHAS SEM FERRÃO: EDUCAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO – INTERAÇÃO ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO VOLTADA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed ABELHAS SEM FERRÃO: EDUCAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO – INTERAÇÃO ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO VOLTADA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort ABELHAS SEM FERRÃO: EDUCAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO – INTERAÇÃO ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO VOLTADA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
author Tavares, Mara Garcia
author_facet Tavares, Mara Garcia
de Araujo, João Marcos
Santana, Weyder Cristiano
Elizeu, Arthur Mayrink
Silva, Lucas de Amaral
Ladeira, Josimar dos Santos
Rubinger, Mayura Marques Magalhães
Campos, Lúcio Antônio Oliveira
Lino Neto, José
author_role author
author2 de Araujo, João Marcos
Santana, Weyder Cristiano
Elizeu, Arthur Mayrink
Silva, Lucas de Amaral
Ladeira, Josimar dos Santos
Rubinger, Mayura Marques Magalhães
Campos, Lúcio Antônio Oliveira
Lino Neto, José
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Mara Garcia
de Araujo, João Marcos
Santana, Weyder Cristiano
Elizeu, Arthur Mayrink
Silva, Lucas de Amaral
Ladeira, Josimar dos Santos
Rubinger, Mayura Marques Magalhães
Campos, Lúcio Antônio Oliveira
Lino Neto, José
description Resumo: O projeto de extensão universitária em interface com a pesquisa “Abelhas sem Ferrão: Educação para Conservação” foi elaborado a partir dos conhecimentos gerados com pesquisas com abelhas nativas, com a missão de enriquecer o processo pedagógico, socializar o saber e possibilitar meios para a interação com a comunidade. O presente artigo relata a experiência vivida por alunos de três escolas da rede pública de Viçosa (MG). As atividades desenvolvidas foram: trilhas para localização de ninhos de abelhas no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e no entorno das escolas, visita ao Apiário Central da UFV, oficinas, palestras, minicurso e acompanhamento de duas colônias de abelhas sem ferrão instaladas nas escolas. Os alunos também apresentaram os resultados de suas atividades nas escolas e na Feira do Conhecimento de Viçosa. Após análise dos questionários avaliativos utilizados, verificou-se que o desconhecimento inicial dos participantes sobre as abelhas brasileiras deu lugar a um considerável volume de novas informações e interesses sobre o tema. Além dos alunos, as professoras de Ciências das escolas participaram ativamente das atividades e consideraram que, além de propiciar oportunidades de aprendizagem para os estudantes, o projeto enriqueceu seus conhecimentos e estreitou as relações entre a comunidade escolar e a UFV. O projeto constituiu, ainda, excelente oportunidade de formação para pós-graduandos e graduandos. Como base nas trocas de experiências que ocorreram, verificou-se que a utilização de atividades não formais de educação é muito importante para um ensino mais eficiente. Palavras-chave: Educação Ambiental, Ensino-Aprendizagem, Extensão Universitária, Modelo Biológico.   Education for conservation of stingless bees: an interaction of Education-Research-Extension for elementary and secondary education Abstract: The extension project interfaces with research initiative entitled “Abelhas sem Ferrão: Educação para Conservação” (Stingless Bees: Education for Conservation) and it was conceived from the previous knowledge generated by researches on stingless or native bees in Brazil.  This initiative had the purpose of enriching the pedagogical process, knowledge sharing and enabling the interactions with the local community. This study provids an account of the students’ experiences from three public schools of Viçosa (MG) with the aforementioned bee varieties. The activities included: trail walking with the objective of locating stingless bee hives at the campus of Universidade Federal de Viçosa -UFV (Federal University of Viçosa) and around the schools, visit to the Central Apiary at UFV, workshops, lectures, a short duration course and the monitoring of two colonies of stingless bees kept in the schools. Students also presented the results of their activities at their schools and at ‘Feira do Conhecimento de Viçosa’ (Viçosa's Knowledge Fair). After analyzing the questionnaires used as part of the research method of this project, it was concluded that the initial lack of knowledge of the participants involved on the stingless bees had given place to a considerable amount of new information and interest on the subject. Besides the students, science teachers actively participated in the activities and considered that, in addition to promoting learning opportunities for students, the project enriched their own knowledge and narrowed the relationship between the school community and the UFV. The project was also an excellent training opportunity for graduate and undergraduate students. Considering the exchanges of experience that took place during the project, the parts involved were able to realize that the use of non-formal educational activities is a significant approach for a more efficient education. Key-words: Environmental Education, Teaching and Learning, University Extension, Biological Model.   Educación para la conservación de las abejas sin aguijón: Interacción Enseñanza-Investigación-Extensión volcada a la educación básica y secundaria Resumen: El proyecto de extensión universitaria en interfaz con la investigación científica “Abelhas sem Ferrão: Educação para Conservação” (Las abejas sin aguijón: Educación para la Conservación) fue desarrollado a partir del conocimiento generado por la investigación sobre las abejas nativas, con la misión de enriquecer el proceso educativo, socializar el conocimiento y ampliar formas de interacción con la comunidad. En este sentido, este artículo describe la experiencia de los estudiantes de tres escuelas públicas de la ciudad de Viçosa, del estado de Minas Gerais, Brasil. Las actividades que se desarrollaron fueron: senderos para localizar los nidos de abejas en la Universidad Federal de Viçosa (UFV) y alrededor de las escuelas, visita al Apiário Central de la UFV, talleres, conferencias, cursos cortos y acompañamiento de dos colonias de abejas sin aguijón instaladas en las escuelas. Los estudiantes también presentaron los resultados de sus actividades en sus  escuelas y en la Feria del Conocimiento de Viçosa. Después de la evaluación de las encuestas se verificó que la falta inicial de conocimiento de los participantes sobre las abejas sin aguijón había dado lugar a una considerable cantidad de nueva información e interés sobre el tema. Los profesores de ciencias de las escuelas participaron activamente en las actividades y consideraron que, además de proporcionar oportunidad de aprendizaje para los estudiantes, el proyecto ha enriquecido sus conocimientos y estrechado la relación entre la comunidad escolar y la UFV. El proyecto fue también una excelente oportunidad de formación para los estudiantes de grado y posgrado. Teniendo en cuenta el intercambio de experiencias que han tenido lugar, vemos cómo el uso de espacios no formales de enseñanza son importantes para una educación más eficiente. Palabras-clave: Educación Ambiental, Enseñanza y Aprendizaje, Extensión Universitaria, Modelo Biológico.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/3128
10.36661/2358-0399.2016v7i2.3128
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/3128
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2016v7i2.3128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/3128/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 7 n. 2 (2016); 113-120
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 7 No 2 (2016); 113-120
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 7 Núm. 2 (2016); 113-120
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1799874992102440960