Educação Permanente em Saúde: Perfil profissional no contexto hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zorzan de Paula, Rosa Maria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tonello, Leonardo, dos Santos, Eliane Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12138
Resumo: A educação e promoção à saúde buscam concretizar a atenção integral à saúde da população em geral, com melhorias nas práticas de cuidado prestado pelos profissionais da saúde. Estão pautadas no diálogo e na problematização dos processos educativos, com o objetivo de reflexão das ações desenvolvidas. Para tanto, torna-se importante uma construção coletiva de ações de educação permanente em saúde que promovam a assistência de qualidade para a população. O objetivo deste trabalho foi identificar o perfil do profissional de saúde responsável pela educação permanente em saúde e seu entendimento no contexto hospitalar, de uma Instituição de grande porte do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo, como instrumento de coleta, um questionário semiestruturado. Para a análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo. A partir da análise dos relatos dos profissionais, identificou-se que os profissionais coordenadores têm um grande desafio junto às organizações de saúde para a implementação de uma EPS pautada em ações educativas tendo como base as necessidades institucionais. Conclui-se que o uso de estratégias e dinâmicas durante a EPS que envolvam a interdisciplinaridade, participação efetiva dos agentes de saúde na formação, visando à qualificação do atendimento e cuidados com as normas instituídas
id UFFS-2_77296815c38d3e544b84fc7cffd43ac0
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12138
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Educação Permanente em Saúde: Perfil profissional no contexto hospitalarA educação e promoção à saúde buscam concretizar a atenção integral à saúde da população em geral, com melhorias nas práticas de cuidado prestado pelos profissionais da saúde. Estão pautadas no diálogo e na problematização dos processos educativos, com o objetivo de reflexão das ações desenvolvidas. Para tanto, torna-se importante uma construção coletiva de ações de educação permanente em saúde que promovam a assistência de qualidade para a população. O objetivo deste trabalho foi identificar o perfil do profissional de saúde responsável pela educação permanente em saúde e seu entendimento no contexto hospitalar, de uma Instituição de grande porte do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo, como instrumento de coleta, um questionário semiestruturado. Para a análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo. A partir da análise dos relatos dos profissionais, identificou-se que os profissionais coordenadores têm um grande desafio junto às organizações de saúde para a implementação de uma EPS pautada em ações educativas tendo como base as necessidades institucionais. Conclui-se que o uso de estratégias e dinâmicas durante a EPS que envolvam a interdisciplinaridade, participação efetiva dos agentes de saúde na formação, visando à qualificação do atendimento e cuidados com as normas instituídasUniversidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1213810.36661/2595-4520.2021v4i3.12138Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 386-4002595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12138/7835Copyright (c) 2021 Rosa Maria Zorzan de Paula, Leonardo Tonello, Eliane Gonçalves dos Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZorzan de Paula, Rosa MariaTonello, Leonardodos Santos, Eliane Gonçalves2021-07-13T05:20:39Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12138Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:20:39Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Permanente em Saúde: Perfil profissional no contexto hospitalar
title Educação Permanente em Saúde: Perfil profissional no contexto hospitalar
spellingShingle Educação Permanente em Saúde: Perfil profissional no contexto hospitalar
Zorzan de Paula, Rosa Maria
title_short Educação Permanente em Saúde: Perfil profissional no contexto hospitalar
title_full Educação Permanente em Saúde: Perfil profissional no contexto hospitalar
title_fullStr Educação Permanente em Saúde: Perfil profissional no contexto hospitalar
title_full_unstemmed Educação Permanente em Saúde: Perfil profissional no contexto hospitalar
title_sort Educação Permanente em Saúde: Perfil profissional no contexto hospitalar
author Zorzan de Paula, Rosa Maria
author_facet Zorzan de Paula, Rosa Maria
Tonello, Leonardo
dos Santos, Eliane Gonçalves
author_role author
author2 Tonello, Leonardo
dos Santos, Eliane Gonçalves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zorzan de Paula, Rosa Maria
Tonello, Leonardo
dos Santos, Eliane Gonçalves
description A educação e promoção à saúde buscam concretizar a atenção integral à saúde da população em geral, com melhorias nas práticas de cuidado prestado pelos profissionais da saúde. Estão pautadas no diálogo e na problematização dos processos educativos, com o objetivo de reflexão das ações desenvolvidas. Para tanto, torna-se importante uma construção coletiva de ações de educação permanente em saúde que promovam a assistência de qualidade para a população. O objetivo deste trabalho foi identificar o perfil do profissional de saúde responsável pela educação permanente em saúde e seu entendimento no contexto hospitalar, de uma Instituição de grande porte do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo, como instrumento de coleta, um questionário semiestruturado. Para a análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo. A partir da análise dos relatos dos profissionais, identificou-se que os profissionais coordenadores têm um grande desafio junto às organizações de saúde para a implementação de uma EPS pautada em ações educativas tendo como base as necessidades institucionais. Conclui-se que o uso de estratégias e dinâmicas durante a EPS que envolvam a interdisciplinaridade, participação efetiva dos agentes de saúde na formação, visando à qualificação do atendimento e cuidados com as normas instituídas
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12138
10.36661/2595-4520.2021v4i3.12138
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12138
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12138/7835
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Rosa Maria Zorzan de Paula, Leonardo Tonello, Eliane Gonçalves dos Santos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Rosa Maria Zorzan de Paula, Leonardo Tonello, Eliane Gonçalves dos Santos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 386-400
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613254475776