As potencialidades da Literatura de Cordel para o Ensino de Física na perspectiva de professores-pesquisadores da área de Educação em Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Wagner José dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Ivanderson Pereira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11128
Resumo: Este estudo investigou as potencialidades da literatura de cordel para o ensino de Física na perspectiva de professores-pesquisadores da área de Educação em Ciências, envolvidos numa experiência de pesquisa-formação. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, do tipo exploratória que teve como cenário a disciplina Temas de física na pesquisa-formação de professores. Tal experiência envolveu como sujeitos da pesquisa, além dos sujeitos desses programas, alunos de iniciação científica, mestrandos, doutorandos e professores universitários das Universidades Federais do Pampa e de Alagoas. Dentre os temas discutidos destaca-se o Cordel no ensino de Física. Como instrumento analítico foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Constatou-se que o cordel pode ser usado para potencializar o ensino, a divulgação e popularização das ciências.  
id UFFS-2_89fb00324e9a6b5d633e03b8fe2402a8
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11128
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling As potencialidades da Literatura de Cordel para o Ensino de Física na perspectiva de professores-pesquisadores da área de Educação em CiênciasEste estudo investigou as potencialidades da literatura de cordel para o ensino de Física na perspectiva de professores-pesquisadores da área de Educação em Ciências, envolvidos numa experiência de pesquisa-formação. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, do tipo exploratória que teve como cenário a disciplina Temas de física na pesquisa-formação de professores. Tal experiência envolveu como sujeitos da pesquisa, além dos sujeitos desses programas, alunos de iniciação científica, mestrandos, doutorandos e professores universitários das Universidades Federais do Pampa e de Alagoas. Dentre os temas discutidos destaca-se o Cordel no ensino de Física. Como instrumento analítico foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Constatou-se que o cordel pode ser usado para potencializar o ensino, a divulgação e popularização das ciências.  Universidade Federal da Fronteira Sul2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1112810.36661/2595-4520.2020v3i1.11128Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 214-2342595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11128/7383Copyright (c) 2020 Wagner José dos Santos, Ivanderson Pereira da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Wagner José dosSilva, Ivanderson Pereira da2021-07-13T05:24:18Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11128Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:24:18Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv As potencialidades da Literatura de Cordel para o Ensino de Física na perspectiva de professores-pesquisadores da área de Educação em Ciências
title As potencialidades da Literatura de Cordel para o Ensino de Física na perspectiva de professores-pesquisadores da área de Educação em Ciências
spellingShingle As potencialidades da Literatura de Cordel para o Ensino de Física na perspectiva de professores-pesquisadores da área de Educação em Ciências
Santos, Wagner José dos
title_short As potencialidades da Literatura de Cordel para o Ensino de Física na perspectiva de professores-pesquisadores da área de Educação em Ciências
title_full As potencialidades da Literatura de Cordel para o Ensino de Física na perspectiva de professores-pesquisadores da área de Educação em Ciências
title_fullStr As potencialidades da Literatura de Cordel para o Ensino de Física na perspectiva de professores-pesquisadores da área de Educação em Ciências
title_full_unstemmed As potencialidades da Literatura de Cordel para o Ensino de Física na perspectiva de professores-pesquisadores da área de Educação em Ciências
title_sort As potencialidades da Literatura de Cordel para o Ensino de Física na perspectiva de professores-pesquisadores da área de Educação em Ciências
author Santos, Wagner José dos
author_facet Santos, Wagner José dos
Silva, Ivanderson Pereira da
author_role author
author2 Silva, Ivanderson Pereira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Wagner José dos
Silva, Ivanderson Pereira da
description Este estudo investigou as potencialidades da literatura de cordel para o ensino de Física na perspectiva de professores-pesquisadores da área de Educação em Ciências, envolvidos numa experiência de pesquisa-formação. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, do tipo exploratória que teve como cenário a disciplina Temas de física na pesquisa-formação de professores. Tal experiência envolveu como sujeitos da pesquisa, além dos sujeitos desses programas, alunos de iniciação científica, mestrandos, doutorandos e professores universitários das Universidades Federais do Pampa e de Alagoas. Dentre os temas discutidos destaca-se o Cordel no ensino de Física. Como instrumento analítico foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Constatou-se que o cordel pode ser usado para potencializar o ensino, a divulgação e popularização das ciências.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11128
10.36661/2595-4520.2020v3i1.11128
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11128
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i1.11128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11128/7383
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Wagner José dos Santos, Ivanderson Pereira da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Wagner José dos Santos, Ivanderson Pereira da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 214-234
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612052807680