As potencialidades da Literatura de Cordel para o Ensino de Física na perspectiva de professores-pesquisadores da área de Educação em Ciências
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11128 |
Resumo: | Este estudo investigou as potencialidades da literatura de cordel para o ensino de Física na perspectiva de professores-pesquisadores da área de Educação em Ciências, envolvidos numa experiência de pesquisa-formação. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, do tipo exploratória que teve como cenário a disciplina Temas de física na pesquisa-formação de professores. Tal experiência envolveu como sujeitos da pesquisa, além dos sujeitos desses programas, alunos de iniciação científica, mestrandos, doutorandos e professores universitários das Universidades Federais do Pampa e de Alagoas. Dentre os temas discutidos destaca-se o Cordel no ensino de Física. Como instrumento analítico foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Constatou-se que o cordel pode ser usado para potencializar o ensino, a divulgação e popularização das ciências. |
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