O tema agrotóxico no contexto escolar: o caso de uma escola pública de Sinop/MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mezalira, Sandra Mara
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Soares, Jeferson Rosa, Barbosa, Renan de Almeida, Robaina, José Vicente Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12086
Resumo: A relação da temática Agrotóxicos com o ambiente escolar e os processos pedagógicos é de grande importância, considerando o ensino e aprendizagem das vantagens e desvantagens do uso desses produtos na agricultura e seu impacto no ambiente e na saúde das pessoas. Os conceitos oriundos dessa temática podem ser desenvolvidos e debatidos com os estudantes de maneira contextualizada e interdisciplinar envolvendo as disciplinas da Biologia, Física e Química que compreendem a área das Ciências da Natureza, além de outras áreas. O presente estudo tem como objetivo verificar as percepções dos estudantes quanto à temática Agrotóxicos em uma escola pública do município de Sinop/MT. A coleta de dados se deu por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Foi possível perceber que grande parte dos estudantes possuem conhecimentos prévios sobre a temática, destacando em seus discursos a relação com a palavra “veneno”. Pontua-se que a temática não alcança todo o contexto escolar e estudantes, necessitando maior articulação com o cotidiano dos estudantes e a capacitação através da formação dos(as) professores(as).
id UFFS-2_9e4718d7c5f301e9658392ce47128e0f
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12086
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling O tema agrotóxico no contexto escolar: o caso de uma escola pública de Sinop/MTA relação da temática Agrotóxicos com o ambiente escolar e os processos pedagógicos é de grande importância, considerando o ensino e aprendizagem das vantagens e desvantagens do uso desses produtos na agricultura e seu impacto no ambiente e na saúde das pessoas. Os conceitos oriundos dessa temática podem ser desenvolvidos e debatidos com os estudantes de maneira contextualizada e interdisciplinar envolvendo as disciplinas da Biologia, Física e Química que compreendem a área das Ciências da Natureza, além de outras áreas. O presente estudo tem como objetivo verificar as percepções dos estudantes quanto à temática Agrotóxicos em uma escola pública do município de Sinop/MT. A coleta de dados se deu por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Foi possível perceber que grande parte dos estudantes possuem conhecimentos prévios sobre a temática, destacando em seus discursos a relação com a palavra “veneno”. Pontua-se que a temática não alcança todo o contexto escolar e estudantes, necessitando maior articulação com o cotidiano dos estudantes e a capacitação através da formação dos(as) professores(as).Universidade Federal da Fronteira Sul2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1208610.36661/2595-4520.2021v4i2.12086Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 212-2202595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12086/7768Copyright (c) 2021 Sandra Mara Mezalira, Jeferson Rosa Soares, Renan de Almeida Barbosa, José Vicente Lima Robainahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMezalira, Sandra MaraSoares, Jeferson RosaBarbosa, Renan de AlmeidaRobaina, José Vicente Lima2021-07-13T05:21:26Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12086Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:26Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O tema agrotóxico no contexto escolar: o caso de uma escola pública de Sinop/MT
title O tema agrotóxico no contexto escolar: o caso de uma escola pública de Sinop/MT
spellingShingle O tema agrotóxico no contexto escolar: o caso de uma escola pública de Sinop/MT
Mezalira, Sandra Mara
title_short O tema agrotóxico no contexto escolar: o caso de uma escola pública de Sinop/MT
title_full O tema agrotóxico no contexto escolar: o caso de uma escola pública de Sinop/MT
title_fullStr O tema agrotóxico no contexto escolar: o caso de uma escola pública de Sinop/MT
title_full_unstemmed O tema agrotóxico no contexto escolar: o caso de uma escola pública de Sinop/MT
title_sort O tema agrotóxico no contexto escolar: o caso de uma escola pública de Sinop/MT
author Mezalira, Sandra Mara
author_facet Mezalira, Sandra Mara
Soares, Jeferson Rosa
Barbosa, Renan de Almeida
Robaina, José Vicente Lima
author_role author
author2 Soares, Jeferson Rosa
Barbosa, Renan de Almeida
Robaina, José Vicente Lima
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mezalira, Sandra Mara
Soares, Jeferson Rosa
Barbosa, Renan de Almeida
Robaina, José Vicente Lima
description A relação da temática Agrotóxicos com o ambiente escolar e os processos pedagógicos é de grande importância, considerando o ensino e aprendizagem das vantagens e desvantagens do uso desses produtos na agricultura e seu impacto no ambiente e na saúde das pessoas. Os conceitos oriundos dessa temática podem ser desenvolvidos e debatidos com os estudantes de maneira contextualizada e interdisciplinar envolvendo as disciplinas da Biologia, Física e Química que compreendem a área das Ciências da Natureza, além de outras áreas. O presente estudo tem como objetivo verificar as percepções dos estudantes quanto à temática Agrotóxicos em uma escola pública do município de Sinop/MT. A coleta de dados se deu por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Foi possível perceber que grande parte dos estudantes possuem conhecimentos prévios sobre a temática, destacando em seus discursos a relação com a palavra “veneno”. Pontua-se que a temática não alcança todo o contexto escolar e estudantes, necessitando maior articulação com o cotidiano dos estudantes e a capacitação através da formação dos(as) professores(as).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12086
10.36661/2595-4520.2021v4i2.12086
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12086
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12086/7768
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 212-220
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613192609792