Saberes da formação profissional: um estudo ator-rede quanto à performance da prática de professores em formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12131 |
Resumo: | Para este texto, investigamos a apresentação de um planejamento de aula de professores de Ciências em formação e a interação com a professora-formadora. Como referencial teórico, adotamos o conceito de performance, conceituações sobre os saberes docentes e elementos da Teoria Ator-Rede. Objetivamos entender o que emerge nas interações quando pensamos sobre os conhecimentos ou saberes necessários para a docência ao serem performados em sala de aula. O estudo foi conduzido em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública situada no interior do estado de Minas Gerais durante o segundo semestre do ano de 2017. Os dados constaram de anotações em caderno de campo e gravações em áudio e vídeo. As análises foram conduzidas sobre as transcrições das interações em sala de aula. Nossos resultados indicam que um elemento muito adotado pelos licenciandos em seus planejamentos, os conhecimentos prévios, apresentou modos de atuação diversos quando se associou a diferentes actantes, promovendo, assim, efeitos distintos na rede de associações em sala de aula e, em consequência, nos conhecimentos produzidos. |
id |
UFFS-2_a4149456ff88c489df1f5666e990db96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12131 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes da formação profissional: um estudo ator-rede quanto à performance da prática de professores em formaçãoPara este texto, investigamos a apresentação de um planejamento de aula de professores de Ciências em formação e a interação com a professora-formadora. Como referencial teórico, adotamos o conceito de performance, conceituações sobre os saberes docentes e elementos da Teoria Ator-Rede. Objetivamos entender o que emerge nas interações quando pensamos sobre os conhecimentos ou saberes necessários para a docência ao serem performados em sala de aula. O estudo foi conduzido em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública situada no interior do estado de Minas Gerais durante o segundo semestre do ano de 2017. Os dados constaram de anotações em caderno de campo e gravações em áudio e vídeo. As análises foram conduzidas sobre as transcrições das interações em sala de aula. Nossos resultados indicam que um elemento muito adotado pelos licenciandos em seus planejamentos, os conhecimentos prévios, apresentou modos de atuação diversos quando se associou a diferentes actantes, promovendo, assim, efeitos distintos na rede de associações em sala de aula e, em consequência, nos conhecimentos produzidos.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1213110.36661/2595-4520.2021v4i3.12131Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 242-2562595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12131/7803Copyright (c) 2021 Bruno Venancio, Gabriel Menezes Vianahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVenancio, BrunoMenezes Viana, Gabriel2021-07-13T05:21:00Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12131Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes da formação profissional: um estudo ator-rede quanto à performance da prática de professores em formação |
title |
Saberes da formação profissional: um estudo ator-rede quanto à performance da prática de professores em formação |
spellingShingle |
Saberes da formação profissional: um estudo ator-rede quanto à performance da prática de professores em formação Venancio, Bruno |
title_short |
Saberes da formação profissional: um estudo ator-rede quanto à performance da prática de professores em formação |
title_full |
Saberes da formação profissional: um estudo ator-rede quanto à performance da prática de professores em formação |
title_fullStr |
Saberes da formação profissional: um estudo ator-rede quanto à performance da prática de professores em formação |
title_full_unstemmed |
Saberes da formação profissional: um estudo ator-rede quanto à performance da prática de professores em formação |
title_sort |
Saberes da formação profissional: um estudo ator-rede quanto à performance da prática de professores em formação |
author |
Venancio, Bruno |
author_facet |
Venancio, Bruno Menezes Viana, Gabriel |
author_role |
author |
author2 |
Menezes Viana, Gabriel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Venancio, Bruno Menezes Viana, Gabriel |
description |
Para este texto, investigamos a apresentação de um planejamento de aula de professores de Ciências em formação e a interação com a professora-formadora. Como referencial teórico, adotamos o conceito de performance, conceituações sobre os saberes docentes e elementos da Teoria Ator-Rede. Objetivamos entender o que emerge nas interações quando pensamos sobre os conhecimentos ou saberes necessários para a docência ao serem performados em sala de aula. O estudo foi conduzido em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública situada no interior do estado de Minas Gerais durante o segundo semestre do ano de 2017. Os dados constaram de anotações em caderno de campo e gravações em áudio e vídeo. As análises foram conduzidas sobre as transcrições das interações em sala de aula. Nossos resultados indicam que um elemento muito adotado pelos licenciandos em seus planejamentos, os conhecimentos prévios, apresentou modos de atuação diversos quando se associou a diferentes actantes, promovendo, assim, efeitos distintos na rede de associações em sala de aula e, em consequência, nos conhecimentos produzidos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12131 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12131 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12131 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i3.12131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12131/7803 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Bruno Venancio, Gabriel Menezes Viana http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Bruno Venancio, Gabriel Menezes Viana http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 242-256 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613242941440 |