Saberes da formação profissional: um estudo ator-rede quanto à performance da prática de professores em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venancio, Bruno
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Menezes Viana, Gabriel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12131
Resumo: Para este texto, investigamos a apresentação de um planejamento de aula de professores de Ciências em formação e a interação com a professora-formadora. Como referencial teórico, adotamos o conceito de performance, conceituações sobre os saberes docentes e elementos da Teoria Ator-Rede. Objetivamos entender o que emerge nas interações quando pensamos sobre os conhecimentos ou saberes necessários para a docência ao serem performados em sala de aula. O estudo foi conduzido em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública situada no interior do estado de Minas Gerais durante o segundo semestre do ano de 2017. Os dados constaram de anotações em caderno de campo e gravações em áudio e vídeo. As análises foram conduzidas sobre as transcrições das interações em sala de aula. Nossos resultados indicam que um elemento muito adotado pelos licenciandos em seus planejamentos, os conhecimentos prévios, apresentou modos de atuação diversos quando se associou a diferentes actantes, promovendo, assim, efeitos distintos na rede de associações em sala de aula e, em consequência, nos conhecimentos produzidos.
id UFFS-2_a4149456ff88c489df1f5666e990db96
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12131
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Saberes da formação profissional: um estudo ator-rede quanto à performance da prática de professores em formaçãoPara este texto, investigamos a apresentação de um planejamento de aula de professores de Ciências em formação e a interação com a professora-formadora. Como referencial teórico, adotamos o conceito de performance, conceituações sobre os saberes docentes e elementos da Teoria Ator-Rede. Objetivamos entender o que emerge nas interações quando pensamos sobre os conhecimentos ou saberes necessários para a docência ao serem performados em sala de aula. O estudo foi conduzido em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública situada no interior do estado de Minas Gerais durante o segundo semestre do ano de 2017. Os dados constaram de anotações em caderno de campo e gravações em áudio e vídeo. As análises foram conduzidas sobre as transcrições das interações em sala de aula. Nossos resultados indicam que um elemento muito adotado pelos licenciandos em seus planejamentos, os conhecimentos prévios, apresentou modos de atuação diversos quando se associou a diferentes actantes, promovendo, assim, efeitos distintos na rede de associações em sala de aula e, em consequência, nos conhecimentos produzidos.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1213110.36661/2595-4520.2021v4i3.12131Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 242-2562595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12131/7803Copyright (c) 2021 Bruno Venancio, Gabriel Menezes Vianahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVenancio, BrunoMenezes Viana, Gabriel2021-07-13T05:21:00Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12131Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes da formação profissional: um estudo ator-rede quanto à performance da prática de professores em formação
title Saberes da formação profissional: um estudo ator-rede quanto à performance da prática de professores em formação
spellingShingle Saberes da formação profissional: um estudo ator-rede quanto à performance da prática de professores em formação
Venancio, Bruno
title_short Saberes da formação profissional: um estudo ator-rede quanto à performance da prática de professores em formação
title_full Saberes da formação profissional: um estudo ator-rede quanto à performance da prática de professores em formação
title_fullStr Saberes da formação profissional: um estudo ator-rede quanto à performance da prática de professores em formação
title_full_unstemmed Saberes da formação profissional: um estudo ator-rede quanto à performance da prática de professores em formação
title_sort Saberes da formação profissional: um estudo ator-rede quanto à performance da prática de professores em formação
author Venancio, Bruno
author_facet Venancio, Bruno
Menezes Viana, Gabriel
author_role author
author2 Menezes Viana, Gabriel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Venancio, Bruno
Menezes Viana, Gabriel
description Para este texto, investigamos a apresentação de um planejamento de aula de professores de Ciências em formação e a interação com a professora-formadora. Como referencial teórico, adotamos o conceito de performance, conceituações sobre os saberes docentes e elementos da Teoria Ator-Rede. Objetivamos entender o que emerge nas interações quando pensamos sobre os conhecimentos ou saberes necessários para a docência ao serem performados em sala de aula. O estudo foi conduzido em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública situada no interior do estado de Minas Gerais durante o segundo semestre do ano de 2017. Os dados constaram de anotações em caderno de campo e gravações em áudio e vídeo. As análises foram conduzidas sobre as transcrições das interações em sala de aula. Nossos resultados indicam que um elemento muito adotado pelos licenciandos em seus planejamentos, os conhecimentos prévios, apresentou modos de atuação diversos quando se associou a diferentes actantes, promovendo, assim, efeitos distintos na rede de associações em sala de aula e, em consequência, nos conhecimentos produzidos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12131
10.36661/2595-4520.2021v4i3.12131
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12131
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12131/7803
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Bruno Venancio, Gabriel Menezes Viana
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Bruno Venancio, Gabriel Menezes Viana
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 242-256
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613242941440