Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Biologia: compreendendo as produções da última década

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura Costa, Leoni
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Venturi, Tiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12393
Resumo: A formação para aprendizagem autônoma, pensamento crítico de investigativo são fundamentais para atender as demandas sociais na sociedade do conhecimento. De modo a contribuir com estas necessidades formativas, por meio de uma revisão sistemática de literatura, este estudo objetiva compreender como metodologias ativas estão sendo abordadas nas pesquisas acadêmicas no ensino de ciências e biologia. Verificou-se que, apesar da variedade de metodologias ativas existentes, poucas são utilizadas e introduzidas na prática escolar. Além disso, foi possível destacar diversos benefícios da utilização destas para o processo de ensino aprendizagem. Os resultados indicam que, existe uma demanda latente na formação de professores para a utilização de metodologias ativas, assim como são necessário novos estudos que se dediquem a investigar e discutir possibilidades e abordagens para a inserção das metodologias ativas no contexto escolar e nas aulas de Ciências e Biologia.
id UFFS-2_df002f98c199b6e5beab22052be6285f
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12393
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Biologia: compreendendo as produções da última décadaA formação para aprendizagem autônoma, pensamento crítico de investigativo são fundamentais para atender as demandas sociais na sociedade do conhecimento. De modo a contribuir com estas necessidades formativas, por meio de uma revisão sistemática de literatura, este estudo objetiva compreender como metodologias ativas estão sendo abordadas nas pesquisas acadêmicas no ensino de ciências e biologia. Verificou-se que, apesar da variedade de metodologias ativas existentes, poucas são utilizadas e introduzidas na prática escolar. Além disso, foi possível destacar diversos benefícios da utilização destas para o processo de ensino aprendizagem. Os resultados indicam que, existe uma demanda latente na formação de professores para a utilização de metodologias ativas, assim como são necessário novos estudos que se dediquem a investigar e discutir possibilidades e abordagens para a inserção das metodologias ativas no contexto escolar e nas aulas de Ciências e Biologia.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1239310.36661/2595-4520.2021v4i6.12393Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 417-4362595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12393/8218Copyright (c) 2021 Leoni Ventura Costa, Tiago Venturihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVentura Costa, LeoniVenturi, Tiago2021-10-09T06:00:00Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12393Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Biologia: compreendendo as produções da última década
title Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Biologia: compreendendo as produções da última década
spellingShingle Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Biologia: compreendendo as produções da última década
Ventura Costa, Leoni
title_short Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Biologia: compreendendo as produções da última década
title_full Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Biologia: compreendendo as produções da última década
title_fullStr Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Biologia: compreendendo as produções da última década
title_full_unstemmed Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Biologia: compreendendo as produções da última década
title_sort Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Biologia: compreendendo as produções da última década
author Ventura Costa, Leoni
author_facet Ventura Costa, Leoni
Venturi, Tiago
author_role author
author2 Venturi, Tiago
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ventura Costa, Leoni
Venturi, Tiago
description A formação para aprendizagem autônoma, pensamento crítico de investigativo são fundamentais para atender as demandas sociais na sociedade do conhecimento. De modo a contribuir com estas necessidades formativas, por meio de uma revisão sistemática de literatura, este estudo objetiva compreender como metodologias ativas estão sendo abordadas nas pesquisas acadêmicas no ensino de ciências e biologia. Verificou-se que, apesar da variedade de metodologias ativas existentes, poucas são utilizadas e introduzidas na prática escolar. Além disso, foi possível destacar diversos benefícios da utilização destas para o processo de ensino aprendizagem. Os resultados indicam que, existe uma demanda latente na formação de professores para a utilização de metodologias ativas, assim como são necessário novos estudos que se dediquem a investigar e discutir possibilidades e abordagens para a inserção das metodologias ativas no contexto escolar e nas aulas de Ciências e Biologia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12393
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12393
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12393
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12393/8218
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Leoni Ventura Costa, Tiago Venturi
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Leoni Ventura Costa, Tiago Venturi
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 417-436
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613314244608