Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho Soares, Renata
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Carvalho Vargas, Verônica, Mariano, Vinícius Gonçalves, Ruppenthal, Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11254
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as perspectivas iniciais bem como analisar e descrever os desafios após a implementação do Programa de Residência Pedagógica na Universidade Federal do Pampa – Uruguaiana/RS. Foram sujeitos do estudo, 29 residentes e preceptores atuantes em dois núcleos do Programa Residência Pedagógica, bem como as duas docentes orientadoras destes. Para a coleta de dados dos residentes e preceptores, utilizou-se de um questionário disponibilizado via e-mail, e para as docentes orientadoras, organizou-se uma entrevista semiestruturada. Ambos instrumentos continham questões relacionadas as perspectivas iniciais, os desafios do programa e se este os auxiliou no processo de formação acadêmico-profissional. Para a análise do material, realizou-se Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Dentre os achados, foi possível perceber que o programa proporcionou aos participantes um elo bastante forte entre a teoria e a prática, como também possibilitou aos residentes conhecer e intervir na realidade escolar além de proporcionar aos preceptores o retorno ao meio acadêmico. Por fim, através deste, percebeu-se ao longo da análise das falas que a formação acadêmico-profissional foi uma constante, possibilitando vivências tanto no campo da escola como na universidade a qual fazem parte os núcleos investigados.
id UFFS-2_f9dd7839c7d606d737b896b3043ac3e5
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11254
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementaçãoEste estudo tem como objetivo analisar as perspectivas iniciais bem como analisar e descrever os desafios após a implementação do Programa de Residência Pedagógica na Universidade Federal do Pampa – Uruguaiana/RS. Foram sujeitos do estudo, 29 residentes e preceptores atuantes em dois núcleos do Programa Residência Pedagógica, bem como as duas docentes orientadoras destes. Para a coleta de dados dos residentes e preceptores, utilizou-se de um questionário disponibilizado via e-mail, e para as docentes orientadoras, organizou-se uma entrevista semiestruturada. Ambos instrumentos continham questões relacionadas as perspectivas iniciais, os desafios do programa e se este os auxiliou no processo de formação acadêmico-profissional. Para a análise do material, realizou-se Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Dentre os achados, foi possível perceber que o programa proporcionou aos participantes um elo bastante forte entre a teoria e a prática, como também possibilitou aos residentes conhecer e intervir na realidade escolar além de proporcionar aos preceptores o retorno ao meio acadêmico. Por fim, através deste, percebeu-se ao longo da análise das falas que a formação acadêmico-profissional foi uma constante, possibilitando vivências tanto no campo da escola como na universidade a qual fazem parte os núcleos investigados.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1125410.36661/2595-4520.2020v3i1.11254Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 116-1312595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11254/7395Copyright (c) 2020 Renata Godinho Soares, Verônica de Carvalho Vargas, Vinícius Gonçalves Mariano, Raquel Ruppenthalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGodinho Soares, Renatade Carvalho Vargas, VerônicaMariano, Vinícius GonçalvesRuppenthal, Raquel2021-07-13T05:24:25Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11254Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:24:25Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação
title Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação
spellingShingle Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação
Godinho Soares, Renata
title_short Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação
title_full Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação
title_fullStr Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação
title_full_unstemmed Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação
title_sort Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação
author Godinho Soares, Renata
author_facet Godinho Soares, Renata
de Carvalho Vargas, Verônica
Mariano, Vinícius Gonçalves
Ruppenthal, Raquel
author_role author
author2 de Carvalho Vargas, Verônica
Mariano, Vinícius Gonçalves
Ruppenthal, Raquel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godinho Soares, Renata
de Carvalho Vargas, Verônica
Mariano, Vinícius Gonçalves
Ruppenthal, Raquel
description Este estudo tem como objetivo analisar as perspectivas iniciais bem como analisar e descrever os desafios após a implementação do Programa de Residência Pedagógica na Universidade Federal do Pampa – Uruguaiana/RS. Foram sujeitos do estudo, 29 residentes e preceptores atuantes em dois núcleos do Programa Residência Pedagógica, bem como as duas docentes orientadoras destes. Para a coleta de dados dos residentes e preceptores, utilizou-se de um questionário disponibilizado via e-mail, e para as docentes orientadoras, organizou-se uma entrevista semiestruturada. Ambos instrumentos continham questões relacionadas as perspectivas iniciais, os desafios do programa e se este os auxiliou no processo de formação acadêmico-profissional. Para a análise do material, realizou-se Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Dentre os achados, foi possível perceber que o programa proporcionou aos participantes um elo bastante forte entre a teoria e a prática, como também possibilitou aos residentes conhecer e intervir na realidade escolar além de proporcionar aos preceptores o retorno ao meio acadêmico. Por fim, através deste, percebeu-se ao longo da análise das falas que a formação acadêmico-profissional foi uma constante, possibilitando vivências tanto no campo da escola como na universidade a qual fazem parte os núcleos investigados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11254
10.36661/2595-4520.2020v3i1.11254
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11254
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i1.11254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11254/7395
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 116-131
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612399886336