O sujeito jovem, adulto e idoso com deficiência intelectual: desafios do fazer pedagógico no CAESP Padre Adriano Temmink-APAE de Ponte Serrada-SC
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1543 |
Resumo: | As práticas pedagógicas orientadas às pessoas com deficiência intelectual jovens, adultas e idosas são permeadas por uma série de questionamentos e receios, processo que demanda a reflexão constante do nosso fazer. Essa pesquisa problematiza como as ações e práticas pedagógicas para atender as demandas das pessoas com deficiência intelectual jovens, adultas e idosas podem ser aprimoradas na instituição especializada. O objetivo geral da investigação buscou compreender e possibilitar a construção coletiva de práticas pedagógicas que pudessem contribuir para a autonomia e qualidade de vida dos sujeitos jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual, na instituição de educação especial (Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAESP/APAE) no município de Ponte Serrada-SC. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, contextualizada na perspectiva da pesquisa-ação, no qual se desenvolveu um estado do conhecimento, com base nos trabalhos publicados pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPED (2008-2015), contingenciada por revisão teórica, realização de entrevistas semiestruturadas, observação participante com um grupo de sujeitos com deficiência intelectual jovens, adultos e idosos, seminários com os(as) profissionais sujeitos da pesquisa, para elaboração e implementação de uma proposta de intervenção. A análise e interpretação dos dados foi organizada com base na perspectiva do materialismo histórico dialético, mantendo um enfoque crítico e qualitativo. Os resultados da pesquisa apontam para novas ações no espaço de pesquisa, dentre as quais, destaca-se o trabalho articulado e a importância de reconhecer os saberes dos sujeitos com deficiência intelectual, para potencializar as possibilidades de autonomia e participação educacional e social desse público. |
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O objetivo geral da investigação buscou compreender e possibilitar a construção coletiva de práticas pedagógicas que pudessem contribuir para a autonomia e qualidade de vida dos sujeitos jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual, na instituição de educação especial (Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAESP/APAE) no município de Ponte Serrada-SC. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, contextualizada na perspectiva da pesquisa-ação, no qual se desenvolveu um estado do conhecimento, com base nos trabalhos publicados pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPED (2008-2015), contingenciada por revisão teórica, realização de entrevistas semiestruturadas, observação participante com um grupo de sujeitos com deficiência intelectual jovens, adultos e idosos, seminários com os(as) profissionais sujeitos da pesquisa, para elaboração e implementação de uma proposta de intervenção. A análise e interpretação dos dados foi organizada com base na perspectiva do materialismo histórico dialético, mantendo um enfoque crítico e qualitativo. Os resultados da pesquisa apontam para novas ações no espaço de pesquisa, dentre as quais, destaca-se o trabalho articulado e a importância de reconhecer os saberes dos sujeitos com deficiência intelectual, para potencializar as possibilidades de autonomia e participação educacional e social desse público.Las prácticas pedagógicas orientadas a las personas con discapacidad intelectual jóvenes, adultas y ancianas están impregnadas por una serie de cuestionamientos y temores, proceso que demanda la reflexión constante de nuestro hacer. Esta investigación problematiza cómo las acciones y prácticas pedagógicas para satisfacer las demandas de las personas con discapacidad intelectual jóvenes, adultas y ancianas pueden ser perfeccionadas en la institución especializada. El objetivo general de la investigación buscó comprender y posibilitar la construcción colectiva de prácticas pedagógicas que pudieran contribuir a la autonomía y calidad de vida de los sujetos jóvenes, adultos y ancianos con discapacidad intelectual, en la institución de educación especial (Centro de Atención Educativa Especializada - CAESP / APAE) en el municipio de Ponte Serrada-SC. Se trata de un estudio de abordaje cualitativo, contextualizado en la perspectiva de la investigación-acción, en el cual se desarrolló un estado del conocimiento, con base en los trabajos publicados por la Asociación Nacional de Postgrado e Investigación en Educación / ANPED (2008-2015) , con la participación de un grupo de sujetos con discapacidad intelectual jóvenes, adultos y ancianos, seminarios con los profesionales de la investigación, para la elaboración e implementación de una propuesta de intervención. El análisis e interpretación de los datos fue organizado con base en la perspectiva del materialismo histórico dialéctico, manteniendo un enfoque crítico y cualitativo. Los resultados de la investigación apuntan a nuevas acciones en el espacio de investigación, entre las que destaca el trabajo articulado y la importancia de reconocer los saberes de los sujetos con discapacidad intelectual, para potenciar las posibilidades de autonomía y participación educativa y social de ese público.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-10-16T11:30:54Z No. of bitstreams: 1 ZATTI.pdf: 1230241 bytes, checksum: c5dd48510aa31507362900fcc17b1bee (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-19T10:04:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ZATTI.pdf: 1230241 bytes, checksum: c5dd48510aa31507362900fcc17b1bee (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-19T10:04:18Z (GMT). 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