MODOS DE SUBJETIVAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO PROFESSOR NA LITERATURA DE AUTOAJUDA DOI: 10.5216/lep.v14i2.14728

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Samuel Cavalcante da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem (Catalão. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/34382
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os modos de subjetivação e constituição do sujeito professor presentes no livro “Pais Brilhantes Professores Fascinantes”, escrito por Augusto Cury. A base teórico-metodológica desta pesquisa são os postulados da Análise do Discurso francesa, mais especificamente as noções de práticas disciplinares e modos de subjetivação, arroladas na obra de Foucault. A análise possibilitou relacionar o discurso de autoajuda com os discursos institucionais estabelecidos.
id UFG-11_5a55a8b43495a227a05b5d42f02f468b
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/34382
network_acronym_str UFG-11
network_name_str Linguagem (Catalão. Online)
repository_id_str
spelling MODOS DE SUBJETIVAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO PROFESSOR NA LITERATURA DE AUTOAJUDA DOI: 10.5216/lep.v14i2.14728O presente trabalho tem como objetivo analisar os modos de subjetivação e constituição do sujeito professor presentes no livro “Pais Brilhantes Professores Fascinantes”, escrito por Augusto Cury. A base teórico-metodológica desta pesquisa são os postulados da Análise do Discurso francesa, mais especificamente as noções de práticas disciplinares e modos de subjetivação, arroladas na obra de Foucault. A análise possibilitou relacionar o discurso de autoajuda com os discursos institucionais estabelecidos.Universidade Federal de Catalão2015-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/34382Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 14 n. 2 (2010)2358-1042reponame:Linguagem (Catalão. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/34382/18118SILVA, Samuel Cavalcante dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-17T14:28:36Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/34382Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/lepPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/lep/oai||revistalinguagem@gmail.com2358-10421519-6240opendoar:2017-10-17T14:28:36Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv MODOS DE SUBJETIVAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO PROFESSOR NA LITERATURA DE AUTOAJUDA DOI: 10.5216/lep.v14i2.14728
title MODOS DE SUBJETIVAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO PROFESSOR NA LITERATURA DE AUTOAJUDA DOI: 10.5216/lep.v14i2.14728
spellingShingle MODOS DE SUBJETIVAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO PROFESSOR NA LITERATURA DE AUTOAJUDA DOI: 10.5216/lep.v14i2.14728
SILVA, Samuel Cavalcante da
title_short MODOS DE SUBJETIVAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO PROFESSOR NA LITERATURA DE AUTOAJUDA DOI: 10.5216/lep.v14i2.14728
title_full MODOS DE SUBJETIVAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO PROFESSOR NA LITERATURA DE AUTOAJUDA DOI: 10.5216/lep.v14i2.14728
title_fullStr MODOS DE SUBJETIVAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO PROFESSOR NA LITERATURA DE AUTOAJUDA DOI: 10.5216/lep.v14i2.14728
title_full_unstemmed MODOS DE SUBJETIVAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO PROFESSOR NA LITERATURA DE AUTOAJUDA DOI: 10.5216/lep.v14i2.14728
title_sort MODOS DE SUBJETIVAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO PROFESSOR NA LITERATURA DE AUTOAJUDA DOI: 10.5216/lep.v14i2.14728
author SILVA, Samuel Cavalcante da
author_facet SILVA, Samuel Cavalcante da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Samuel Cavalcante da
description O presente trabalho tem como objetivo analisar os modos de subjetivação e constituição do sujeito professor presentes no livro “Pais Brilhantes Professores Fascinantes”, escrito por Augusto Cury. A base teórico-metodológica desta pesquisa são os postulados da Análise do Discurso francesa, mais especificamente as noções de práticas disciplinares e modos de subjetivação, arroladas na obra de Foucault. A análise possibilitou relacionar o discurso de autoajuda com os discursos institucionais estabelecidos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/34382
url https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/34382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/34382/18118
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 14 n. 2 (2010)
2358-1042
reponame:Linguagem (Catalão. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Linguagem (Catalão. Online)
collection Linguagem (Catalão. Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem (Catalão. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistalinguagem@gmail.com
_version_ 1798328447219531777