CIÊNCIA NAS LICENCIATURAS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: CORDEIRO, Mayron Rodrigues, FARAH, Bárbara de Freitas, MORAES, Carlos Wiennery da Rocha, SOUSA, Dijan Leal de, SILVA, Leide Lene Santos, MENDES, Victor C. B. B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem: Estudos e Pesquisas
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/lep/article/view/54461
Resumo: Investigamos como professores em formação inicial compreendem ciência e algumas práticas dela decorrentes, e se eles relacionam o conhecimento científico explicitado ao próprio curso de licenciatura a que estão vinculados. Os resultados foram obtidos a partir da análise qualitativa de dados gerados em entrevistas com professores em formação inicial em diferentes licenciaturas. Assumimos a abordagem indisciplinar da Linguística Aplicada, considerando como principais referenciais teóricos estudos do letramento científico situados em diferentes disciplinas ou campos do conhecimento. Os conhecimentos de ciência, compartilhados pelos colaboradores da pesquisa, estão atrelados mais diretamente às ciências naturais; as ciências humanas são reduzidas a um pequeno número de disciplinas e os estudos da linguagem são ignorados. Esta pesquisa contribui para recontextualizar os estudos do letramento científico na Linguística Aplicada. 
id UFG-11_8c83cfed6fc3747beb505240bbe65988
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/54461
network_acronym_str UFG-11
network_name_str Linguagem: Estudos e Pesquisas
repository_id_str
spelling CIÊNCIA NAS LICENCIATURAS?Investigamos como professores em formação inicial compreendem ciência e algumas práticas dela decorrentes, e se eles relacionam o conhecimento científico explicitado ao próprio curso de licenciatura a que estão vinculados. Os resultados foram obtidos a partir da análise qualitativa de dados gerados em entrevistas com professores em formação inicial em diferentes licenciaturas. Assumimos a abordagem indisciplinar da Linguística Aplicada, considerando como principais referenciais teóricos estudos do letramento científico situados em diferentes disciplinas ou campos do conhecimento. Os conhecimentos de ciência, compartilhados pelos colaboradores da pesquisa, estão atrelados mais diretamente às ciências naturais; as ciências humanas são reduzidas a um pequeno número de disciplinas e os estudos da linguagem são ignorados. Esta pesquisa contribui para recontextualizar os estudos do letramento científico na Linguística Aplicada. Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão2018-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/lep/article/view/5446110.5216/lep.v22i1.54461Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 22 n. 1 (2018)2358-1042reponame:Linguagem: Estudos e Pesquisasinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/lep/article/view/54461/26049Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Wagner RodriguesCORDEIRO, Mayron RodriguesFARAH, Bárbara de FreitasMORAES, Carlos Wiennery da RochaSOUSA, Dijan Leal deSILVA, Leide Lene SantosMENDES, Victor C. B. B.2018-08-16T16:36:30ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv CIÊNCIA NAS LICENCIATURAS?
title CIÊNCIA NAS LICENCIATURAS?
spellingShingle CIÊNCIA NAS LICENCIATURAS?
SILVA, Wagner Rodrigues
title_short CIÊNCIA NAS LICENCIATURAS?
title_full CIÊNCIA NAS LICENCIATURAS?
title_fullStr CIÊNCIA NAS LICENCIATURAS?
title_full_unstemmed CIÊNCIA NAS LICENCIATURAS?
title_sort CIÊNCIA NAS LICENCIATURAS?
author SILVA, Wagner Rodrigues
author_facet SILVA, Wagner Rodrigues
CORDEIRO, Mayron Rodrigues
FARAH, Bárbara de Freitas
MORAES, Carlos Wiennery da Rocha
SOUSA, Dijan Leal de
SILVA, Leide Lene Santos
MENDES, Victor C. B. B.
author_role author
author2 CORDEIRO, Mayron Rodrigues
FARAH, Bárbara de Freitas
MORAES, Carlos Wiennery da Rocha
SOUSA, Dijan Leal de
SILVA, Leide Lene Santos
MENDES, Victor C. B. B.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Wagner Rodrigues
CORDEIRO, Mayron Rodrigues
FARAH, Bárbara de Freitas
MORAES, Carlos Wiennery da Rocha
SOUSA, Dijan Leal de
SILVA, Leide Lene Santos
MENDES, Victor C. B. B.
dc.description.none.fl_txt_mv Investigamos como professores em formação inicial compreendem ciência e algumas práticas dela decorrentes, e se eles relacionam o conhecimento científico explicitado ao próprio curso de licenciatura a que estão vinculados. Os resultados foram obtidos a partir da análise qualitativa de dados gerados em entrevistas com professores em formação inicial em diferentes licenciaturas. Assumimos a abordagem indisciplinar da Linguística Aplicada, considerando como principais referenciais teóricos estudos do letramento científico situados em diferentes disciplinas ou campos do conhecimento. Os conhecimentos de ciência, compartilhados pelos colaboradores da pesquisa, estão atrelados mais diretamente às ciências naturais; as ciências humanas são reduzidas a um pequeno número de disciplinas e os estudos da linguagem são ignorados. Esta pesquisa contribui para recontextualizar os estudos do letramento científico na Linguística Aplicada. 
description Investigamos como professores em formação inicial compreendem ciência e algumas práticas dela decorrentes, e se eles relacionam o conhecimento científico explicitado ao próprio curso de licenciatura a que estão vinculados. Os resultados foram obtidos a partir da análise qualitativa de dados gerados em entrevistas com professores em formação inicial em diferentes licenciaturas. Assumimos a abordagem indisciplinar da Linguística Aplicada, considerando como principais referenciais teóricos estudos do letramento científico situados em diferentes disciplinas ou campos do conhecimento. Os conhecimentos de ciência, compartilhados pelos colaboradores da pesquisa, estão atrelados mais diretamente às ciências naturais; as ciências humanas são reduzidas a um pequeno número de disciplinas e os estudos da linguagem são ignorados. Esta pesquisa contribui para recontextualizar os estudos do letramento científico na Linguística Aplicada. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/lep/article/view/54461
10.5216/lep.v22i1.54461
url https://www.revistas.ufg.br/lep/article/view/54461
identifier_str_mv 10.5216/lep.v22i1.54461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/lep/article/view/54461/26049
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 22 n. 1 (2018)
2358-1042
reponame:Linguagem: Estudos e Pesquisas
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Linguagem: Estudos e Pesquisas
collection Linguagem: Estudos e Pesquisas
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1726650752369164288