CIÊNCIA NAS LICENCIATURAS?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagem: Estudos e Pesquisas |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/lep/article/view/54461 |
Resumo: | Investigamos como professores em formação inicial compreendem ciência e algumas práticas dela decorrentes, e se eles relacionam o conhecimento científico explicitado ao próprio curso de licenciatura a que estão vinculados. Os resultados foram obtidos a partir da análise qualitativa de dados gerados em entrevistas com professores em formação inicial em diferentes licenciaturas. Assumimos a abordagem indisciplinar da Linguística Aplicada, considerando como principais referenciais teóricos estudos do letramento científico situados em diferentes disciplinas ou campos do conhecimento. Os conhecimentos de ciência, compartilhados pelos colaboradores da pesquisa, estão atrelados mais diretamente às ciências naturais; as ciências humanas são reduzidas a um pequeno número de disciplinas e os estudos da linguagem são ignorados. Esta pesquisa contribui para recontextualizar os estudos do letramento científico na Linguística Aplicada. |
id |
UFG-11_8c83cfed6fc3747beb505240bbe65988 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/54461 |
network_acronym_str |
UFG-11 |
network_name_str |
Linguagem: Estudos e Pesquisas |
repository_id_str |
|
spelling |
CIÊNCIA NAS LICENCIATURAS?Investigamos como professores em formação inicial compreendem ciência e algumas práticas dela decorrentes, e se eles relacionam o conhecimento científico explicitado ao próprio curso de licenciatura a que estão vinculados. Os resultados foram obtidos a partir da análise qualitativa de dados gerados em entrevistas com professores em formação inicial em diferentes licenciaturas. Assumimos a abordagem indisciplinar da Linguística Aplicada, considerando como principais referenciais teóricos estudos do letramento científico situados em diferentes disciplinas ou campos do conhecimento. Os conhecimentos de ciência, compartilhados pelos colaboradores da pesquisa, estão atrelados mais diretamente às ciências naturais; as ciências humanas são reduzidas a um pequeno número de disciplinas e os estudos da linguagem são ignorados. Esta pesquisa contribui para recontextualizar os estudos do letramento científico na Linguística Aplicada. Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão2018-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/lep/article/view/5446110.5216/lep.v22i1.54461Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 22 n. 1 (2018)2358-1042reponame:Linguagem: Estudos e Pesquisasinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/lep/article/view/54461/26049Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Wagner RodriguesCORDEIRO, Mayron RodriguesFARAH, Bárbara de FreitasMORAES, Carlos Wiennery da RochaSOUSA, Dijan Leal deSILVA, Leide Lene SantosMENDES, Victor C. B. B.2018-08-16T16:36:30ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
CIÊNCIA NAS LICENCIATURAS? |
title |
CIÊNCIA NAS LICENCIATURAS? |
spellingShingle |
CIÊNCIA NAS LICENCIATURAS? SILVA, Wagner Rodrigues |
title_short |
CIÊNCIA NAS LICENCIATURAS? |
title_full |
CIÊNCIA NAS LICENCIATURAS? |
title_fullStr |
CIÊNCIA NAS LICENCIATURAS? |
title_full_unstemmed |
CIÊNCIA NAS LICENCIATURAS? |
title_sort |
CIÊNCIA NAS LICENCIATURAS? |
author |
SILVA, Wagner Rodrigues |
author_facet |
SILVA, Wagner Rodrigues CORDEIRO, Mayron Rodrigues FARAH, Bárbara de Freitas MORAES, Carlos Wiennery da Rocha SOUSA, Dijan Leal de SILVA, Leide Lene Santos MENDES, Victor C. B. B. |
author_role |
author |
author2 |
CORDEIRO, Mayron Rodrigues FARAH, Bárbara de Freitas MORAES, Carlos Wiennery da Rocha SOUSA, Dijan Leal de SILVA, Leide Lene Santos MENDES, Victor C. B. B. |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Wagner Rodrigues CORDEIRO, Mayron Rodrigues FARAH, Bárbara de Freitas MORAES, Carlos Wiennery da Rocha SOUSA, Dijan Leal de SILVA, Leide Lene Santos MENDES, Victor C. B. B. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Investigamos como professores em formação inicial compreendem ciência e algumas práticas dela decorrentes, e se eles relacionam o conhecimento científico explicitado ao próprio curso de licenciatura a que estão vinculados. Os resultados foram obtidos a partir da análise qualitativa de dados gerados em entrevistas com professores em formação inicial em diferentes licenciaturas. Assumimos a abordagem indisciplinar da Linguística Aplicada, considerando como principais referenciais teóricos estudos do letramento científico situados em diferentes disciplinas ou campos do conhecimento. Os conhecimentos de ciência, compartilhados pelos colaboradores da pesquisa, estão atrelados mais diretamente às ciências naturais; as ciências humanas são reduzidas a um pequeno número de disciplinas e os estudos da linguagem são ignorados. Esta pesquisa contribui para recontextualizar os estudos do letramento científico na Linguística Aplicada. |
description |
Investigamos como professores em formação inicial compreendem ciência e algumas práticas dela decorrentes, e se eles relacionam o conhecimento científico explicitado ao próprio curso de licenciatura a que estão vinculados. Os resultados foram obtidos a partir da análise qualitativa de dados gerados em entrevistas com professores em formação inicial em diferentes licenciaturas. Assumimos a abordagem indisciplinar da Linguística Aplicada, considerando como principais referenciais teóricos estudos do letramento científico situados em diferentes disciplinas ou campos do conhecimento. Os conhecimentos de ciência, compartilhados pelos colaboradores da pesquisa, estão atrelados mais diretamente às ciências naturais; as ciências humanas são reduzidas a um pequeno número de disciplinas e os estudos da linguagem são ignorados. Esta pesquisa contribui para recontextualizar os estudos do letramento científico na Linguística Aplicada. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/lep/article/view/54461 10.5216/lep.v22i1.54461 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/lep/article/view/54461 |
identifier_str_mv |
10.5216/lep.v22i1.54461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/lep/article/view/54461/26049 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Linguagem: Estudos e Pesquisas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagem: Estudos e Pesquisas; v. 22 n. 1 (2018) 2358-1042 reponame:Linguagem: Estudos e Pesquisas instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Linguagem: Estudos e Pesquisas |
collection |
Linguagem: Estudos e Pesquisas |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1726650752369164288 |