Indicadores de desempenho na gestão pública: estudo realizado nos municípios da primeira região do estado de Goiás

Administração Pública sob o enfoque operacional é conceituada como desempenho perene e sistemático, legal e técnico dos serviços próprios do Estado ou por ele assumidos em benefício da coletividade. Os Indicadores de Desempenho compõem a análise das Contas de Governo feita por meio de Auditorias Ope...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2016
Main Author: Silva, Danielly Estevam
Advisor: Oliveira, Johnny Jorge de
Referee: Oliveira, Johnny Jorge de, Nascimento, Denise Fernandes, Santos, Thaisa Renata dos
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Published: Universidade Federal de Goiàs
Ciências Contábeis (RG)
Department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Portuguese subjects:
Online Access:http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11226
Citation:SILVA, Danielly Estevam. Indicadores de desempenho na gestão pública: estudo realizado nos municípios da primeira região do estado de Goiás. 2016. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Portuguese abstract:Administração Pública sob o enfoque operacional é conceituada como desempenho perene e sistemático, legal e técnico dos serviços próprios do Estado ou por ele assumidos em benefício da coletividade. Os Indicadores de Desempenho compõem a análise das Contas de Governo feita por meio de Auditorias Operacionais de Controle Interno, realizado internamente pelos Municípios, e Controle Externo, realizado com o auxílio das Cortes de Contas. Os Indicadores de Desempenho definidos pelo Tribunal de Contas da União são: economicidade, eficiência, eficácia, efetividade e equidade. Ante o exposto, o objetivo do presente estudo é: analisar a utilização dos Indicadores de Desempenho nas Auditorias Operacionais realizadas pelos sistemas de Controle Interno e Controle Externo no processo de aplicação e utilização dos recursos públicos realizados pelos Municípios da 1ª Região do Estado de Goiás. Desse modo, no aspecto metodológico foi utilizada análise de correspondência para verificar as relações e semelhanças existentes nos Indicadores de Desempenho apresentados nos relatórios de Controle Interno e Controle Externo. Assim sendo, o que se verificou na aplicação dessa técnica exploratória foi a ausência de dados que se adequassem à análise proposta.