EDUCAÇÃO E HEGEMONIA NOS QUADERNI DEL CARCERE DE ANTONIO GRAMSCI (1891-1937)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/19574 |
Resumo: | A luta pela hegemonia e a ação dos intelectuais na formação cultural dos grupos sociais são temas que compõem o eixo central das análises de Antonio Gramsci (1891-1937), que demonstrou a importância da educação para a consolidação de uma hegemonia, seja pela ação da educação escolar, seja pela educação não escolar, feita em partidos políticos e sindicatos. Este texto tem como objetivo analisar as ideias que fundamentaram as proposições de Gramsci sobre a educação a partir da análise dos Quaderni del carcere, uma vez que demonstrou que a ação educativa desenvolvida pelos grupos de intelectuais encontra-se impregnada de contradições que influenciam o desenvolvimento e o sucesso da elaboração da contra-hegemonia por parte das classes trabalhadoras. |
id |
UFG-3_01d7de0b6330bd16427368841bceb05f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/19574 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO E HEGEMONIA NOS QUADERNI DEL CARCERE DE ANTONIO GRAMSCI (1891-1937)Educação. Hegemonia. Antonio Gramsci. Quaderni del Carcere.A luta pela hegemonia e a ação dos intelectuais na formação cultural dos grupos sociais são temas que compõem o eixo central das análises de Antonio Gramsci (1891-1937), que demonstrou a importância da educação para a consolidação de uma hegemonia, seja pela ação da educação escolar, seja pela educação não escolar, feita em partidos políticos e sindicatos. Este texto tem como objetivo analisar as ideias que fundamentaram as proposições de Gramsci sobre a educação a partir da análise dos Quaderni del carcere, uma vez que demonstrou que a ação educativa desenvolvida pelos grupos de intelectuais encontra-se impregnada de contradições que influenciam o desenvolvimento e o sucesso da elaboração da contra-hegemonia por parte das classes trabalhadoras.Faculdade de Educação (UFG)2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1957410.5216/ia.v38i3.19574Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 3 (2013); 503-517Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 3 (2013); 503-517Revista Inter-Ação; v. 38 n. 3 (2013); 503-5171981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/19574/15661Arnaut de Toledo, Cezar de AlencarGomes, Jarbas Mauricioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-07T18:41:08Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/19574Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:31.965682Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO E HEGEMONIA NOS QUADERNI DEL CARCERE DE ANTONIO GRAMSCI (1891-1937) |
title |
EDUCAÇÃO E HEGEMONIA NOS QUADERNI DEL CARCERE DE ANTONIO GRAMSCI (1891-1937) |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO E HEGEMONIA NOS QUADERNI DEL CARCERE DE ANTONIO GRAMSCI (1891-1937) Arnaut de Toledo, Cezar de Alencar Educação. Hegemonia. Antonio Gramsci. Quaderni del Carcere. |
title_short |
EDUCAÇÃO E HEGEMONIA NOS QUADERNI DEL CARCERE DE ANTONIO GRAMSCI (1891-1937) |
title_full |
EDUCAÇÃO E HEGEMONIA NOS QUADERNI DEL CARCERE DE ANTONIO GRAMSCI (1891-1937) |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO E HEGEMONIA NOS QUADERNI DEL CARCERE DE ANTONIO GRAMSCI (1891-1937) |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO E HEGEMONIA NOS QUADERNI DEL CARCERE DE ANTONIO GRAMSCI (1891-1937) |
title_sort |
EDUCAÇÃO E HEGEMONIA NOS QUADERNI DEL CARCERE DE ANTONIO GRAMSCI (1891-1937) |
author |
Arnaut de Toledo, Cezar de Alencar |
author_facet |
Arnaut de Toledo, Cezar de Alencar Gomes, Jarbas Mauricio |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Jarbas Mauricio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arnaut de Toledo, Cezar de Alencar Gomes, Jarbas Mauricio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Hegemonia. Antonio Gramsci. Quaderni del Carcere. |
topic |
Educação. Hegemonia. Antonio Gramsci. Quaderni del Carcere. |
description |
A luta pela hegemonia e a ação dos intelectuais na formação cultural dos grupos sociais são temas que compõem o eixo central das análises de Antonio Gramsci (1891-1937), que demonstrou a importância da educação para a consolidação de uma hegemonia, seja pela ação da educação escolar, seja pela educação não escolar, feita em partidos políticos e sindicatos. Este texto tem como objetivo analisar as ideias que fundamentaram as proposições de Gramsci sobre a educação a partir da análise dos Quaderni del carcere, uma vez que demonstrou que a ação educativa desenvolvida pelos grupos de intelectuais encontra-se impregnada de contradições que influenciam o desenvolvimento e o sucesso da elaboração da contra-hegemonia por parte das classes trabalhadoras. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/19574 10.5216/ia.v38i3.19574 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/19574 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v38i3.19574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/19574/15661 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 3 (2013); 503-517 Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 3 (2013); 503-517 Revista Inter-Ação; v. 38 n. 3 (2013); 503-517 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762275553280 |