POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL NA VIOLAÇÃO DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalari Neto, Ranulfo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Berger, Sonia Maria Dantas, Souza, Joana Mansur de, Latgé, Paula Kwamme, Machado, Mônica Tereza Christa, Alvarez, Marlene Merino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55622
Resumo: As crianças e adolescentes em situação de rua, sujeitos historicamente excluídos, refugo humano de seres sobrantes, os sem lugar que não cabem na foto e nem na escola, passam ao largo das políticas educacionais. A partir de breve abordagem sócio-histórica sobre a produção da infância excluída no Brasil e da realidade vivenciada no projeto de extensão de uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro, o propósito deste ensaio foi discutir e compreender como a educação formal (ou a ausência dela) marca a vida dessas crianças e adolescentes, tomando como referência a história de vida de uma jovem negra cuja primeira experiência de rompimento social e institucional foi com a escola. Afirma-se a urgência de relações sociais menos excludentes e desiguais para se viabilizar o acesso e permanência desta população na escola e seu direito à educação.
id UFG-3_26e54d4dac1be0800ecc4ac8e05da7ee
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/55622
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL NA VIOLAÇÃO DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUAAs crianças e adolescentes em situação de rua, sujeitos historicamente excluídos, refugo humano de seres sobrantes, os sem lugar que não cabem na foto e nem na escola, passam ao largo das políticas educacionais. A partir de breve abordagem sócio-histórica sobre a produção da infância excluída no Brasil e da realidade vivenciada no projeto de extensão de uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro, o propósito deste ensaio foi discutir e compreender como a educação formal (ou a ausência dela) marca a vida dessas crianças e adolescentes, tomando como referência a história de vida de uma jovem negra cuja primeira experiência de rompimento social e institucional foi com a escola. Afirma-se a urgência de relações sociais menos excludentes e desiguais para se viabilizar o acesso e permanência desta população na escola e seu direito à educação.Faculdade de Educação (UFG)2019-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5562210.5216/ia.v44i1.55622Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 63-76Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 63-76Revista Inter-Ação; v. 44 n. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 63-761981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55622/33072Copyright (c) 2019 Ranulfo Cavalari Neto, Sonia Maria Dantas Berger, Joana Mansur de Souza, Paula Kwamme Latgé, Mônica Tereza Christa Machado, Marlene Merino Alvarezinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalari Neto, RanulfoBerger, Sonia Maria DantasSouza, Joana Mansur deLatgé, Paula KwammeMachado, Mônica Tereza ChristaAlvarez, Marlene Merino2020-03-01T02:19:25Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/55622Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2020-03-01T02:19:25Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL NA VIOLAÇÃO DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA
title POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL NA VIOLAÇÃO DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA
spellingShingle POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL NA VIOLAÇÃO DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA
Cavalari Neto, Ranulfo
title_short POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL NA VIOLAÇÃO DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA
title_full POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL NA VIOLAÇÃO DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA
title_fullStr POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL NA VIOLAÇÃO DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA
title_full_unstemmed POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL NA VIOLAÇÃO DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA
title_sort POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL NA VIOLAÇÃO DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA
author Cavalari Neto, Ranulfo
author_facet Cavalari Neto, Ranulfo
Berger, Sonia Maria Dantas
Souza, Joana Mansur de
Latgé, Paula Kwamme
Machado, Mônica Tereza Christa
Alvarez, Marlene Merino
author_role author
author2 Berger, Sonia Maria Dantas
Souza, Joana Mansur de
Latgé, Paula Kwamme
Machado, Mônica Tereza Christa
Alvarez, Marlene Merino
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalari Neto, Ranulfo
Berger, Sonia Maria Dantas
Souza, Joana Mansur de
Latgé, Paula Kwamme
Machado, Mônica Tereza Christa
Alvarez, Marlene Merino
description As crianças e adolescentes em situação de rua, sujeitos historicamente excluídos, refugo humano de seres sobrantes, os sem lugar que não cabem na foto e nem na escola, passam ao largo das políticas educacionais. A partir de breve abordagem sócio-histórica sobre a produção da infância excluída no Brasil e da realidade vivenciada no projeto de extensão de uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro, o propósito deste ensaio foi discutir e compreender como a educação formal (ou a ausência dela) marca a vida dessas crianças e adolescentes, tomando como referência a história de vida de uma jovem negra cuja primeira experiência de rompimento social e institucional foi com a escola. Afirma-se a urgência de relações sociais menos excludentes e desiguais para se viabilizar o acesso e permanência desta população na escola e seu direito à educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55622
10.5216/ia.v44i1.55622
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55622
identifier_str_mv 10.5216/ia.v44i1.55622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55622/33072
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 63-76
Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 63-76
Revista Inter-Ação; v. 44 n. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 63-76
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799705072487104512