PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: VIAS PARA SUBVERSÃO DO SUJEITO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renato
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1403
Resumo: Este trabalho tem por fim contribuir com reflexões em torno da relação entre psicanálise e educação pedagógica, sem focar possíveis ou impossíveis contribuições que a psicanálise possa vir oferecer às metodologias pedagógicas, mas sobre o desejo e a ética de ambas, intuindo alimentar possibilidades para uma educação que vise o sujeito na posição de falante no mundo da linguagem. Este ensaio se divide em: a) introdução à reflexão de Freud sobre a educação; b) o desejo da pedagogia em relação à modernidade; c) mapeamento da construção do desejo da pedagogia em Kant e Hegel; d) introdução aos conceitos de Outro e Ideal-do-Eu articulados à construção do professor na modernidade; e) reflexão sobre ética e desejo entre psicanálise e pedagogia e f) considerações finais.
id UFG-3_4a982bbc26dd611413d30061f50866d2
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/1403
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: VIAS PARA SUBVERSÃO DO SUJEITOEste trabalho tem por fim contribuir com reflexões em torno da relação entre psicanálise e educação pedagógica, sem focar possíveis ou impossíveis contribuições que a psicanálise possa vir oferecer às metodologias pedagógicas, mas sobre o desejo e a ética de ambas, intuindo alimentar possibilidades para uma educação que vise o sujeito na posição de falante no mundo da linguagem. Este ensaio se divide em: a) introdução à reflexão de Freud sobre a educação; b) o desejo da pedagogia em relação à modernidade; c) mapeamento da construção do desejo da pedagogia em Kant e Hegel; d) introdução aos conceitos de Outro e Ideal-do-Eu articulados à construção do professor na modernidade; e) reflexão sobre ética e desejo entre psicanálise e pedagogia e f) considerações finais.Faculdade de Educação (UFG)2007-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/140310.5216/ia.v32i1.1403Journal Inter-Ação; Vol. 32 No. 1 (2007): Educação e filosofia; 127-157Revista Inter Ação; Vol. 32 Núm. 1 (2007): Educação e filosofia; 127-157Revista Inter-Ação; v. 32 n. 1 (2007): Educação e filosofia; 127-1571981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1403/2570Silva, Renatoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T19:11:20Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/1403Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2014-03-07T19:11:20Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: VIAS PARA SUBVERSÃO DO SUJEITO
title PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: VIAS PARA SUBVERSÃO DO SUJEITO
spellingShingle PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: VIAS PARA SUBVERSÃO DO SUJEITO
Silva, Renato
title_short PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: VIAS PARA SUBVERSÃO DO SUJEITO
title_full PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: VIAS PARA SUBVERSÃO DO SUJEITO
title_fullStr PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: VIAS PARA SUBVERSÃO DO SUJEITO
title_full_unstemmed PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: VIAS PARA SUBVERSÃO DO SUJEITO
title_sort PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: VIAS PARA SUBVERSÃO DO SUJEITO
author Silva, Renato
author_facet Silva, Renato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Renato
description Este trabalho tem por fim contribuir com reflexões em torno da relação entre psicanálise e educação pedagógica, sem focar possíveis ou impossíveis contribuições que a psicanálise possa vir oferecer às metodologias pedagógicas, mas sobre o desejo e a ética de ambas, intuindo alimentar possibilidades para uma educação que vise o sujeito na posição de falante no mundo da linguagem. Este ensaio se divide em: a) introdução à reflexão de Freud sobre a educação; b) o desejo da pedagogia em relação à modernidade; c) mapeamento da construção do desejo da pedagogia em Kant e Hegel; d) introdução aos conceitos de Outro e Ideal-do-Eu articulados à construção do professor na modernidade; e) reflexão sobre ética e desejo entre psicanálise e pedagogia e f) considerações finais.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1403
10.5216/ia.v32i1.1403
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1403
identifier_str_mv 10.5216/ia.v32i1.1403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1403/2570
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 32 No. 1 (2007): Educação e filosofia; 127-157
Revista Inter Ação; Vol. 32 Núm. 1 (2007): Educação e filosofia; 127-157
Revista Inter-Ação; v. 32 n. 1 (2007): Educação e filosofia; 127-157
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1789440194477293568