SESSÃO ORDINÁRIA: ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS PRESIDENTES DA PROVÍNCIA DE GOIÁS NA CONSTRUÇÃO DA FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NO SÉCULO XIX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65144 |
Resumo: | Neste artigo analisamos os discursos dos presidentes da Província de Goiás para a construção da feminização do magistério no século XIX. As discussões se baseiam principalmente nas contribuições de Bretas (1991), Brandão (2012), Charaudeau e Maingueneau (2012), Maingueneau (2008a/, 2008c), Bakhtin (2010), Fairclough (2001) e Ramalho e Resende (2011). Trata-se de uma investigação qualitativa, com objetivo exploratório e procedimentos bibliográfico e documental. Os resultados apontam, entre outros, que não havia uma tendência a inserir as mulheres no exercício do magistério, bem como o debate sobre gênero não estava posto, mas, ao que tudo indica, havia segregação pautada na norma moral da época. Nesse sentido, a feminização do magistério na Província de Goiás foi uma construção fomentada no decorrer do Brasil Império. |
id |
UFG-3_8ede7731528c4c226b4fc6205082ff4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/65144 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SESSÃO ORDINÁRIA: ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS PRESIDENTES DA PROVÍNCIA DE GOIÁS NA CONSTRUÇÃO DA FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NO SÉCULO XIXNeste artigo analisamos os discursos dos presidentes da Província de Goiás para a construção da feminização do magistério no século XIX. As discussões se baseiam principalmente nas contribuições de Bretas (1991), Brandão (2012), Charaudeau e Maingueneau (2012), Maingueneau (2008a/, 2008c), Bakhtin (2010), Fairclough (2001) e Ramalho e Resende (2011). Trata-se de uma investigação qualitativa, com objetivo exploratório e procedimentos bibliográfico e documental. Os resultados apontam, entre outros, que não havia uma tendência a inserir as mulheres no exercício do magistério, bem como o debate sobre gênero não estava posto, mas, ao que tudo indica, havia segregação pautada na norma moral da época. Nesse sentido, a feminização do magistério na Província de Goiás foi uma construção fomentada no decorrer do Brasil Império.Faculdade de Educação (UFG)2021-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6514410.5216/ia.v46i1.65144Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 341-356Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 341-356Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 341-3561981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65144/36570Copyright (c) 2021 Rodrigo Silva Rocha, Sandra Elaine Aires de Abreuinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Rodrigo SilvaAbreu, Sandra Elaine Aires de2021-05-27T20:40:01Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/65144Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2021-05-27T20:40:01Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SESSÃO ORDINÁRIA: ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS PRESIDENTES DA PROVÍNCIA DE GOIÁS NA CONSTRUÇÃO DA FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NO SÉCULO XIX |
title |
SESSÃO ORDINÁRIA: ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS PRESIDENTES DA PROVÍNCIA DE GOIÁS NA CONSTRUÇÃO DA FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NO SÉCULO XIX |
spellingShingle |
SESSÃO ORDINÁRIA: ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS PRESIDENTES DA PROVÍNCIA DE GOIÁS NA CONSTRUÇÃO DA FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NO SÉCULO XIX Rocha, Rodrigo Silva |
title_short |
SESSÃO ORDINÁRIA: ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS PRESIDENTES DA PROVÍNCIA DE GOIÁS NA CONSTRUÇÃO DA FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NO SÉCULO XIX |
title_full |
SESSÃO ORDINÁRIA: ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS PRESIDENTES DA PROVÍNCIA DE GOIÁS NA CONSTRUÇÃO DA FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NO SÉCULO XIX |
title_fullStr |
SESSÃO ORDINÁRIA: ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS PRESIDENTES DA PROVÍNCIA DE GOIÁS NA CONSTRUÇÃO DA FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NO SÉCULO XIX |
title_full_unstemmed |
SESSÃO ORDINÁRIA: ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS PRESIDENTES DA PROVÍNCIA DE GOIÁS NA CONSTRUÇÃO DA FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NO SÉCULO XIX |
title_sort |
SESSÃO ORDINÁRIA: ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS PRESIDENTES DA PROVÍNCIA DE GOIÁS NA CONSTRUÇÃO DA FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NO SÉCULO XIX |
author |
Rocha, Rodrigo Silva |
author_facet |
Rocha, Rodrigo Silva Abreu, Sandra Elaine Aires de |
author_role |
author |
author2 |
Abreu, Sandra Elaine Aires de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Rodrigo Silva Abreu, Sandra Elaine Aires de |
description |
Neste artigo analisamos os discursos dos presidentes da Província de Goiás para a construção da feminização do magistério no século XIX. As discussões se baseiam principalmente nas contribuições de Bretas (1991), Brandão (2012), Charaudeau e Maingueneau (2012), Maingueneau (2008a/, 2008c), Bakhtin (2010), Fairclough (2001) e Ramalho e Resende (2011). Trata-se de uma investigação qualitativa, com objetivo exploratório e procedimentos bibliográfico e documental. Os resultados apontam, entre outros, que não havia uma tendência a inserir as mulheres no exercício do magistério, bem como o debate sobre gênero não estava posto, mas, ao que tudo indica, havia segregação pautada na norma moral da época. Nesse sentido, a feminização do magistério na Província de Goiás foi uma construção fomentada no decorrer do Brasil Império. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65144 10.5216/ia.v46i1.65144 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65144 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v46i1.65144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65144/36570 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Rodrigo Silva Rocha, Sandra Elaine Aires de Abreu info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Rodrigo Silva Rocha, Sandra Elaine Aires de Abreu |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 46 No. 1 (2021); 341-356 Revista Inter Ação; Vol. 46 Núm. 1 (2021); 341-356 Revista Inter-Ação; v. 46 n. 1 (2021); 341-356 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1789440197692227584 |