EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, EPISTEMOLOGIAS E PROJETOS EDUCATIVOS
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2015 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Download full: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36226 |
Summary: | Este artigo, realizado a partir de uma revisão teórica, tem por propósito apresentar algumas contribuições que podem auxiliar na elaboração de projetos educativos na perspectiva da educação intercultural. Objetiva-se o favorecimento da integração dialética de pessoas que apresentam diferenças e que pertencem a contextos socioeconômicos diversos. Nessa perspectiva são valorizadas a circulação de saberes e as epistemologias “hibridizadas”, assim como o enfrentamento político para modificar algumas relações de poder, visando a promover a “emancipação” infantil. Esta, apoiada numa postura consciente-crítica-ética, culminaria com uma re-novação nas relações, com base nos diálogos e nas novas formas de participação e expressão do ser, viver, saber da infância, que devem estar presentes nos projetos educativos. |
id |
UFG-3_ecdcaa7b1944068f236b74c3c8e3eebe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/36226 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, EPISTEMOLOGIAS E PROJETOS EDUCATIVOSEducação Intercultural. Emancipação. Projetos Educativos. Infância.Este artigo, realizado a partir de uma revisão teórica, tem por propósito apresentar algumas contribuições que podem auxiliar na elaboração de projetos educativos na perspectiva da educação intercultural. Objetiva-se o favorecimento da integração dialética de pessoas que apresentam diferenças e que pertencem a contextos socioeconômicos diversos. Nessa perspectiva são valorizadas a circulação de saberes e as epistemologias “hibridizadas”, assim como o enfrentamento político para modificar algumas relações de poder, visando a promover a “emancipação” infantil. Esta, apoiada numa postura consciente-crítica-ética, culminaria com uma re-novação nas relações, com base nos diálogos e nas novas formas de participação e expressão do ser, viver, saber da infância, que devem estar presentes nos projetos educativos.Faculdade de Educação (UFG)2015-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3622610.5216/ia.v40i3.36226Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 493-512Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 493-512Revista Inter-Ação; v. 40 n. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 493-5121981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36226/19869Valença, Vera Lúcia ChaconSimiano, Luciane PandiniMenger, Amanda da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-09T20:00:11Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/36226Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:40.420624Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, EPISTEMOLOGIAS E PROJETOS EDUCATIVOS |
title |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, EPISTEMOLOGIAS E PROJETOS EDUCATIVOS |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, EPISTEMOLOGIAS E PROJETOS EDUCATIVOS Valença, Vera Lúcia Chacon Educação Intercultural. Emancipação. Projetos Educativos. Infância. |
title_short |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, EPISTEMOLOGIAS E PROJETOS EDUCATIVOS |
title_full |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, EPISTEMOLOGIAS E PROJETOS EDUCATIVOS |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, EPISTEMOLOGIAS E PROJETOS EDUCATIVOS |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, EPISTEMOLOGIAS E PROJETOS EDUCATIVOS |
title_sort |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, EPISTEMOLOGIAS E PROJETOS EDUCATIVOS |
author |
Valença, Vera Lúcia Chacon |
author_facet |
Valença, Vera Lúcia Chacon Simiano, Luciane Pandini Menger, Amanda da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Simiano, Luciane Pandini Menger, Amanda da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valença, Vera Lúcia Chacon Simiano, Luciane Pandini Menger, Amanda da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Intercultural. Emancipação. Projetos Educativos. Infância. |
topic |
Educação Intercultural. Emancipação. Projetos Educativos. Infância. |
description |
Este artigo, realizado a partir de uma revisão teórica, tem por propósito apresentar algumas contribuições que podem auxiliar na elaboração de projetos educativos na perspectiva da educação intercultural. Objetiva-se o favorecimento da integração dialética de pessoas que apresentam diferenças e que pertencem a contextos socioeconômicos diversos. Nessa perspectiva são valorizadas a circulação de saberes e as epistemologias “hibridizadas”, assim como o enfrentamento político para modificar algumas relações de poder, visando a promover a “emancipação” infantil. Esta, apoiada numa postura consciente-crítica-ética, culminaria com uma re-novação nas relações, com base nos diálogos e nas novas formas de participação e expressão do ser, viver, saber da infância, que devem estar presentes nos projetos educativos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36226 10.5216/ia.v40i3.36226 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36226 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v40i3.36226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36226/19869 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 493-512 Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 493-512 Revista Inter-Ação; v. 40 n. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 493-512 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762696032256 |