EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, EPISTEMOLOGIAS E PROJETOS EDUCATIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valença, Vera Lúcia Chacon
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Simiano, Luciane Pandini, Menger, Amanda da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36226
Resumo: Este artigo, realizado a partir de uma revisão teórica, tem por propósito apresentar algumas contribuições que podem auxiliar na elaboração de projetos educativos na perspectiva da educação intercultural. Objetiva-se o favorecimento da integração dialética de pessoas que apresentam diferenças e que pertencem a contextos socioeconômicos diversos. Nessa perspectiva são valorizadas a circulação de saberes e as epistemologias “hibridizadas”, assim como o enfrentamento político para modificar algumas relações de poder, visando a promover a “emancipação” infantil. Esta, apoiada numa postura consciente-crítica-ética, culminaria com uma re-novação nas relações, com base nos diálogos e nas novas formas de participação e expressão do ser, viver, saber da infância, que devem estar presentes nos projetos educativos.
id UFG-3_ecdcaa7b1944068f236b74c3c8e3eebe
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/36226
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, EPISTEMOLOGIAS E PROJETOS EDUCATIVOSEducação Intercultural. Emancipação. Projetos Educativos. Infância.Este artigo, realizado a partir de uma revisão teórica, tem por propósito apresentar algumas contribuições que podem auxiliar na elaboração de projetos educativos na perspectiva da educação intercultural. Objetiva-se o favorecimento da integração dialética de pessoas que apresentam diferenças e que pertencem a contextos socioeconômicos diversos. Nessa perspectiva são valorizadas a circulação de saberes e as epistemologias “hibridizadas”, assim como o enfrentamento político para modificar algumas relações de poder, visando a promover a “emancipação” infantil. Esta, apoiada numa postura consciente-crítica-ética, culminaria com uma re-novação nas relações, com base nos diálogos e nas novas formas de participação e expressão do ser, viver, saber da infância, que devem estar presentes nos projetos educativos.Faculdade de Educação (UFG)2015-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3622610.5216/ia.v40i3.36226Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 493-512Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 493-512Revista Inter-Ação; v. 40 n. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 493-5121981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36226/19869Valença, Vera Lúcia ChaconSimiano, Luciane PandiniMenger, Amanda da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-09T20:00:11Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/36226Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2016-03-09T20:00:11Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, EPISTEMOLOGIAS E PROJETOS EDUCATIVOS
title EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, EPISTEMOLOGIAS E PROJETOS EDUCATIVOS
spellingShingle EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, EPISTEMOLOGIAS E PROJETOS EDUCATIVOS
Valença, Vera Lúcia Chacon
Educação Intercultural. Emancipação. Projetos Educativos. Infância.
title_short EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, EPISTEMOLOGIAS E PROJETOS EDUCATIVOS
title_full EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, EPISTEMOLOGIAS E PROJETOS EDUCATIVOS
title_fullStr EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, EPISTEMOLOGIAS E PROJETOS EDUCATIVOS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, EPISTEMOLOGIAS E PROJETOS EDUCATIVOS
title_sort EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, EPISTEMOLOGIAS E PROJETOS EDUCATIVOS
author Valença, Vera Lúcia Chacon
author_facet Valença, Vera Lúcia Chacon
Simiano, Luciane Pandini
Menger, Amanda da Silva
author_role author
author2 Simiano, Luciane Pandini
Menger, Amanda da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valença, Vera Lúcia Chacon
Simiano, Luciane Pandini
Menger, Amanda da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Intercultural. Emancipação. Projetos Educativos. Infância.
topic Educação Intercultural. Emancipação. Projetos Educativos. Infância.
description Este artigo, realizado a partir de uma revisão teórica, tem por propósito apresentar algumas contribuições que podem auxiliar na elaboração de projetos educativos na perspectiva da educação intercultural. Objetiva-se o favorecimento da integração dialética de pessoas que apresentam diferenças e que pertencem a contextos socioeconômicos diversos. Nessa perspectiva são valorizadas a circulação de saberes e as epistemologias “hibridizadas”, assim como o enfrentamento político para modificar algumas relações de poder, visando a promover a “emancipação” infantil. Esta, apoiada numa postura consciente-crítica-ética, culminaria com uma re-novação nas relações, com base nos diálogos e nas novas formas de participação e expressão do ser, viver, saber da infância, que devem estar presentes nos projetos educativos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36226
10.5216/ia.v40i3.36226
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36226
identifier_str_mv 10.5216/ia.v40i3.36226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36226/19869
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 493-512
Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 493-512
Revista Inter-Ação; v. 40 n. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 493-512
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1789440196113072128