EFEITOS DO INTERVALO PÓS-CONHECIMENTO DE RESULTADOS (CR) NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/17847 |
Resumo: | O momento em que se fornece conhecimento de resultados (CR) envolve três intervalos de tempo, sendo um deles o pós-CR, intervalo entre a apresentação do CR e a próxima tentativa. Este estudo investigou a influência deste intervalo na aquisição de habilidades motoras. Utilizou-se um aparelho composto por seis recipientes em que se realizou transporte de bolas manipulando-se a sequência e tempo alvo. O estudo foi constituído de fase de aquisição e testes com três grupos: sem intervalo pós-CR e com intervalos de 5 e 10 segundos. O teste de Kruskal-Wallis não registrou diferenças significantes (p>0,05) entre grupos no teste. Concluiu-se que o intervalo pós-CR não influenciou a aprendizagem motora, o que pode ser explicado pela ausência do intervalo pré-CR, o que sugere certa relação entre esses intervalos no processo de aquisição de habilidades motoras. |
id |
UFG-4_1924f5d2d764362c8a0c1779db8a37a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/17847 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EFEITOS DO INTERVALO PÓS-CONHECIMENTO DE RESULTADOS (CR) NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORASAprendizagem MotoraFeedbackConhecimento de Resultados.FeedbackO momento em que se fornece conhecimento de resultados (CR) envolve três intervalos de tempo, sendo um deles o pós-CR, intervalo entre a apresentação do CR e a próxima tentativa. Este estudo investigou a influência deste intervalo na aquisição de habilidades motoras. Utilizou-se um aparelho composto por seis recipientes em que se realizou transporte de bolas manipulando-se a sequência e tempo alvo. O estudo foi constituído de fase de aquisição e testes com três grupos: sem intervalo pós-CR e com intervalos de 5 e 10 segundos. O teste de Kruskal-Wallis não registrou diferenças significantes (p>0,05) entre grupos no teste. Concluiu-se que o intervalo pós-CR não influenciou a aprendizagem motora, o que pode ser explicado pela ausência do intervalo pré-CR, o que sugere certa relação entre esses intervalos no processo de aquisição de habilidades motoras.Universidade Federal de Goiás2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Quantitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1784710.5216/rpp.v16i3.17847Pensar a Prática; Vol. 16 No. 3 (2013)Pensar a Prática; v. 16 n. 3 (2013)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/17847/15242Vieira, Márcio MárioUgrinowitsch, HerbertBenda, Rodolfo Novellinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:23:51Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/17847Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:50.895384Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
EFEITOS DO INTERVALO PÓS-CONHECIMENTO DE RESULTADOS (CR) NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS |
title |
EFEITOS DO INTERVALO PÓS-CONHECIMENTO DE RESULTADOS (CR) NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS |
spellingShingle |
EFEITOS DO INTERVALO PÓS-CONHECIMENTO DE RESULTADOS (CR) NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS Vieira, Márcio Mário Aprendizagem Motora Feedback Conhecimento de Resultados. Feedback |
title_short |
EFEITOS DO INTERVALO PÓS-CONHECIMENTO DE RESULTADOS (CR) NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS |
title_full |
EFEITOS DO INTERVALO PÓS-CONHECIMENTO DE RESULTADOS (CR) NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS |
title_fullStr |
EFEITOS DO INTERVALO PÓS-CONHECIMENTO DE RESULTADOS (CR) NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS |
title_full_unstemmed |
EFEITOS DO INTERVALO PÓS-CONHECIMENTO DE RESULTADOS (CR) NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS |
title_sort |
EFEITOS DO INTERVALO PÓS-CONHECIMENTO DE RESULTADOS (CR) NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS |
author |
Vieira, Márcio Mário |
author_facet |
Vieira, Márcio Mário Ugrinowitsch, Herbert Benda, Rodolfo Novellino |
author_role |
author |
author2 |
Ugrinowitsch, Herbert Benda, Rodolfo Novellino |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Márcio Mário Ugrinowitsch, Herbert Benda, Rodolfo Novellino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Motora Feedback Conhecimento de Resultados. Feedback |
topic |
Aprendizagem Motora Feedback Conhecimento de Resultados. Feedback |
description |
O momento em que se fornece conhecimento de resultados (CR) envolve três intervalos de tempo, sendo um deles o pós-CR, intervalo entre a apresentação do CR e a próxima tentativa. Este estudo investigou a influência deste intervalo na aquisição de habilidades motoras. Utilizou-se um aparelho composto por seis recipientes em que se realizou transporte de bolas manipulando-se a sequência e tempo alvo. O estudo foi constituído de fase de aquisição e testes com três grupos: sem intervalo pós-CR e com intervalos de 5 e 10 segundos. O teste de Kruskal-Wallis não registrou diferenças significantes (p>0,05) entre grupos no teste. Concluiu-se que o intervalo pós-CR não influenciou a aprendizagem motora, o que pode ser explicado pela ausência do intervalo pré-CR, o que sugere certa relação entre esses intervalos no processo de aquisição de habilidades motoras. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Quantitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/17847 10.5216/rpp.v16i3.17847 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/17847 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v16i3.17847 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/17847/15242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 16 No. 3 (2013) Pensar a Prática; v. 16 n. 3 (2013) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857084649472 |