FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE EM UBÁ, MINAS GERAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes Soares, João Paulo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gomes, Aline Laila, Mourão, Ludmila, Ferreira, Susana América, Moreira, Letícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26798
Resumo: Este estudo busca identificar os saberes mobilizados na atuação profissional no Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), no município de Ubá/MG. O método de pesquisa foi o estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram um questionário e entrevistas individuais, aplicados a um grupo de 12 agentes sociais e 3 coordenadoras do PELC, respectivamente. Os agentes sociais e coordenadoras ressaltaram que os saberes predominantemente mobilizados são os experienciais, oriundos de vivências anteriores ao curso de graduação, em que os conteúdos físicos e esportivos foram predominantes. Destaca-se a necessidade de ampliar e acionar outros saberes científicos e investir na formação continuada dos profissionais que atuam no campo das políticas públicas de esporte e lazer.
id UFG-4_41f3518fded0ff409f6fcb682195191e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/26798
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE EM UBÁ, MINAS GERAISAtividades de Lazer. Políticas Públicas. Formação Profissional.Formação e atuação profissional em políticas públicas de lazerEste estudo busca identificar os saberes mobilizados na atuação profissional no Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), no município de Ubá/MG. O método de pesquisa foi o estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram um questionário e entrevistas individuais, aplicados a um grupo de 12 agentes sociais e 3 coordenadoras do PELC, respectivamente. Os agentes sociais e coordenadoras ressaltaram que os saberes predominantemente mobilizados são os experienciais, oriundos de vivências anteriores ao curso de graduação, em que os conteúdos físicos e esportivos foram predominantes. Destaca-se a necessidade de ampliar e acionar outros saberes científicos e investir na formação continuada dos profissionais que atuam no campo das políticas públicas de esporte e lazer.Universidade Federal de Goiás2015-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativa; Pesquisa Empírica de Campo.application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2679810.5216/rpp.v18i3.26798Pensar a Prática; Vol. 18 No. 3 (2015)Pensar a Prática; v. 18 n. 3 (2015)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/26798/19018Fernandes Soares, João PauloGomes, Aline LailaMourão, LudmilaFerreira, Susana AméricaMoreira, Letíciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-22T14:11:57Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/26798Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:58.077827Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE EM UBÁ, MINAS GERAIS
title FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE EM UBÁ, MINAS GERAIS
spellingShingle FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE EM UBÁ, MINAS GERAIS
Fernandes Soares, João Paulo
Atividades de Lazer. Políticas Públicas. Formação Profissional.
Formação e atuação profissional em políticas públicas de lazer
title_short FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE EM UBÁ, MINAS GERAIS
title_full FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE EM UBÁ, MINAS GERAIS
title_fullStr FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE EM UBÁ, MINAS GERAIS
title_full_unstemmed FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE EM UBÁ, MINAS GERAIS
title_sort FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE EM UBÁ, MINAS GERAIS
author Fernandes Soares, João Paulo
author_facet Fernandes Soares, João Paulo
Gomes, Aline Laila
Mourão, Ludmila
Ferreira, Susana América
Moreira, Letícia
author_role author
author2 Gomes, Aline Laila
Mourão, Ludmila
Ferreira, Susana América
Moreira, Letícia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes Soares, João Paulo
Gomes, Aline Laila
Mourão, Ludmila
Ferreira, Susana América
Moreira, Letícia
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades de Lazer. Políticas Públicas. Formação Profissional.
Formação e atuação profissional em políticas públicas de lazer
topic Atividades de Lazer. Políticas Públicas. Formação Profissional.
Formação e atuação profissional em políticas públicas de lazer
description Este estudo busca identificar os saberes mobilizados na atuação profissional no Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), no município de Ubá/MG. O método de pesquisa foi o estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram um questionário e entrevistas individuais, aplicados a um grupo de 12 agentes sociais e 3 coordenadoras do PELC, respectivamente. Os agentes sociais e coordenadoras ressaltaram que os saberes predominantemente mobilizados são os experienciais, oriundos de vivências anteriores ao curso de graduação, em que os conteúdos físicos e esportivos foram predominantes. Destaca-se a necessidade de ampliar e acionar outros saberes científicos e investir na formação continuada dos profissionais que atuam no campo das políticas públicas de esporte e lazer.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa; Pesquisa Empírica de Campo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26798
10.5216/rpp.v18i3.26798
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26798
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v18i3.26798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26798/19018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 18 No. 3 (2015)
Pensar a Prática; v. 18 n. 3 (2015)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857519808512