A dança e a expressão corporal como mediadoras no processo de ensino aprendizagem de crianças com deficiência intelectual e transtornos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49194 |
Resumo: | Esse estudo objetivou verificar contribuições das atividades de dança e expressão corporal ao processo de ensino aprendizagem de alunos com deficiência intelectual e transtornos de aprendizagem. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as mães e a professora de dança de duas crianças de sexo masculino, com onze anos, uma com deficiência intelectual e outra com transtornos de aprendizagem, que participaram regularmente de atividades de dança e expressão corporal, antes e após seis meses de prática. Como resultados, foi identificado que as atividades possibilitaram desenvolvimento do processo de ensino aprendizado das crianças e a exploração de potenciais comumente não identificados em outros contextos de ensino. |
id |
UFG-4_4e835af8bbc567eaa59f5cd9cd82451e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/49194 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A dança e a expressão corporal como mediadoras no processo de ensino aprendizagem de crianças com deficiência intelectual e transtornos de aprendizagemDançaDeficiência IntelectualTranstornos de Aprendizagem.Esse estudo objetivou verificar contribuições das atividades de dança e expressão corporal ao processo de ensino aprendizagem de alunos com deficiência intelectual e transtornos de aprendizagem. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as mães e a professora de dança de duas crianças de sexo masculino, com onze anos, uma com deficiência intelectual e outra com transtornos de aprendizagem, que participaram regularmente de atividades de dança e expressão corporal, antes e após seis meses de prática. Como resultados, foi identificado que as atividades possibilitaram desenvolvimento do processo de ensino aprendizado das crianças e a exploração de potenciais comumente não identificados em outros contextos de ensino.Universidade Federal de Goiás2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4919410.5216/rpp.v22.49194Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/49194/32892Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Keyla FerrariCarvalho, Camila Lopes deAraújo, Paulo Ferreira deMoysés, Maria Aparecida Affonso2020-02-27T12:47:30Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/49194Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:19.942212Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dança e a expressão corporal como mediadoras no processo de ensino aprendizagem de crianças com deficiência intelectual e transtornos de aprendizagem |
title |
A dança e a expressão corporal como mediadoras no processo de ensino aprendizagem de crianças com deficiência intelectual e transtornos de aprendizagem |
spellingShingle |
A dança e a expressão corporal como mediadoras no processo de ensino aprendizagem de crianças com deficiência intelectual e transtornos de aprendizagem Lopes, Keyla Ferrari Dança Deficiência Intelectual Transtornos de Aprendizagem. |
title_short |
A dança e a expressão corporal como mediadoras no processo de ensino aprendizagem de crianças com deficiência intelectual e transtornos de aprendizagem |
title_full |
A dança e a expressão corporal como mediadoras no processo de ensino aprendizagem de crianças com deficiência intelectual e transtornos de aprendizagem |
title_fullStr |
A dança e a expressão corporal como mediadoras no processo de ensino aprendizagem de crianças com deficiência intelectual e transtornos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A dança e a expressão corporal como mediadoras no processo de ensino aprendizagem de crianças com deficiência intelectual e transtornos de aprendizagem |
title_sort |
A dança e a expressão corporal como mediadoras no processo de ensino aprendizagem de crianças com deficiência intelectual e transtornos de aprendizagem |
author |
Lopes, Keyla Ferrari |
author_facet |
Lopes, Keyla Ferrari Carvalho, Camila Lopes de Araújo, Paulo Ferreira de Moysés, Maria Aparecida Affonso |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Camila Lopes de Araújo, Paulo Ferreira de Moysés, Maria Aparecida Affonso |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Keyla Ferrari Carvalho, Camila Lopes de Araújo, Paulo Ferreira de Moysés, Maria Aparecida Affonso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Deficiência Intelectual Transtornos de Aprendizagem. |
topic |
Dança Deficiência Intelectual Transtornos de Aprendizagem. |
description |
Esse estudo objetivou verificar contribuições das atividades de dança e expressão corporal ao processo de ensino aprendizagem de alunos com deficiência intelectual e transtornos de aprendizagem. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as mães e a professora de dança de duas crianças de sexo masculino, com onze anos, uma com deficiência intelectual e outra com transtornos de aprendizagem, que participaram regularmente de atividades de dança e expressão corporal, antes e após seis meses de prática. Como resultados, foi identificado que as atividades possibilitaram desenvolvimento do processo de ensino aprendizado das crianças e a exploração de potenciais comumente não identificados em outros contextos de ensino. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49194 10.5216/rpp.v22.49194 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49194 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v22.49194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49194/32892 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 22 (2019) Pensar a Prática; v. 22 (2019) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858841014272 |