REPERCUSSÕES DOS DISCURSOS DOS DOCENTES EM UM CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Cláudia Aleixo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Campos Figueiredo, Zenólia Christina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/37208
Resumo: Propõe investigar a repercussão dos discursos de professores acerca do debate epistemológico da Educação Física em um currículo de licenciatura, tomando como base, a análise de documentos que auxiliaram a elaboração deste, além de entrevistas com professores que participaram da elaboração do Projeto Pedagógico de Curso.  Utiliza como referencial teórico-metodológico os princípios da análise de discurso. Percebe-se que as divergências epistemológicas presentes no currículo são fruto das diferentes compreensões que os professores possuem acerca do que é a educação física, o seu conhecimento, sua especificidade no curso de licenciatura, seu campo de atuação profissional, reafirmando o entendimento do currículo como um documento permeado por disputas.
id UFG-4_667fa39fc469a5e6aba451c438ecf2a1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/37208
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling REPERCUSSÕES DOS DISCURSOS DOS DOCENTES EM UM CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICAEducação FísicaCurrículoEpistemologiaDiscursosFormação profissionalPropõe investigar a repercussão dos discursos de professores acerca do debate epistemológico da Educação Física em um currículo de licenciatura, tomando como base, a análise de documentos que auxiliaram a elaboração deste, além de entrevistas com professores que participaram da elaboração do Projeto Pedagógico de Curso.  Utiliza como referencial teórico-metodológico os princípios da análise de discurso. Percebe-se que as divergências epistemológicas presentes no currículo são fruto das diferentes compreensões que os professores possuem acerca do que é a educação física, o seu conhecimento, sua especificidade no curso de licenciatura, seu campo de atuação profissional, reafirmando o entendimento do currículo como um documento permeado por disputas.Universidade Federal de Goiás2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por parespesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3720810.5216/rpp.v19i2.37208Pensar a Prática; Vol. 19 No. 2 (2016)Pensar a Prática; v. 19 n. 2 (2016)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/37208/pdfCopyright (c) 2016 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Cláudia AleixoCampos Figueiredo, Zenólia Christina2016-07-12T16:28:30Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/37208Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2016-07-12T16:28:30Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv REPERCUSSÕES DOS DISCURSOS DOS DOCENTES EM UM CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
title REPERCUSSÕES DOS DISCURSOS DOS DOCENTES EM UM CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle REPERCUSSÕES DOS DISCURSOS DOS DOCENTES EM UM CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Alves, Cláudia Aleixo
Educação Física
Currículo
Epistemologia
Discursos
Formação profissional
title_short REPERCUSSÕES DOS DISCURSOS DOS DOCENTES EM UM CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full REPERCUSSÕES DOS DISCURSOS DOS DOCENTES EM UM CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr REPERCUSSÕES DOS DISCURSOS DOS DOCENTES EM UM CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed REPERCUSSÕES DOS DISCURSOS DOS DOCENTES EM UM CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort REPERCUSSÕES DOS DISCURSOS DOS DOCENTES EM UM CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
author Alves, Cláudia Aleixo
author_facet Alves, Cláudia Aleixo
Campos Figueiredo, Zenólia Christina
author_role author
author2 Campos Figueiredo, Zenólia Christina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Cláudia Aleixo
Campos Figueiredo, Zenólia Christina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Currículo
Epistemologia
Discursos
Formação profissional
topic Educação Física
Currículo
Epistemologia
Discursos
Formação profissional
description Propõe investigar a repercussão dos discursos de professores acerca do debate epistemológico da Educação Física em um currículo de licenciatura, tomando como base, a análise de documentos que auxiliaram a elaboração deste, além de entrevistas com professores que participaram da elaboração do Projeto Pedagógico de Curso.  Utiliza como referencial teórico-metodológico os princípios da análise de discurso. Percebe-se que as divergências epistemológicas presentes no currículo são fruto das diferentes compreensões que os professores possuem acerca do que é a educação física, o seu conhecimento, sua especificidade no curso de licenciatura, seu campo de atuação profissional, reafirmando o entendimento do currículo como um documento permeado por disputas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/37208
10.5216/rpp.v19i2.37208
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/37208
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v19i2.37208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/37208/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 19 No. 2 (2016)
Pensar a Prática; v. 19 n. 2 (2016)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799705177642500096