EFEITOS DA PRÁTICA SISTEMÁTICA DO JUDÔ NO TEMPO DE REAÇÃO DE CRIANÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Vanessa Ferreira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Oliveira, Flávia Fernandes de, Sinésio, Thiago, Vieira, Márcio Mário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9998
Resumo: O presente estudo avaliou o efeito da prática sistemática no tempo de reação de crianças utilizando uma plataforma contendo recipientes enumerados de 1 a 3 a qual era ligada a um microcomputador. A tarefa consistia em transportar bolas de tênis em uma ordem pré-determinada, na maior velocidade possível. Interpretou-se o tempo de reação como o intervalo do estímulo ao início da tarefa. A amostra foi composta por 30 indivíduos divididos em três grupos (n=10), crianças, judocas e adultos. Foi encontrada diferença entre grupos determinando que crianças apresentaram pior desempenho que judocas (p=0,04) e  adultos (p=0,0002), e não houve diferença entre judocas e adultos (p=0,09). Os resultados indicam que a prática sistemática é benéfica para o tempo de reação.
id UFG-4_b8915ca41623034dcc2ad9c002513f67
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/9998
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling EFEITOS DA PRÁTICA SISTEMÁTICA DO JUDÔ NO TEMPO DE REAÇÃO DE CRIANÇASTempo de ReaçãoPrática SistemáticaCrianças4.09.00.00-2O presente estudo avaliou o efeito da prática sistemática no tempo de reação de crianças utilizando uma plataforma contendo recipientes enumerados de 1 a 3 a qual era ligada a um microcomputador. A tarefa consistia em transportar bolas de tênis em uma ordem pré-determinada, na maior velocidade possível. Interpretou-se o tempo de reação como o intervalo do estímulo ao início da tarefa. A amostra foi composta por 30 indivíduos divididos em três grupos (n=10), crianças, judocas e adultos. Foi encontrada diferença entre grupos determinando que crianças apresentaram pior desempenho que judocas (p=0,04) e  adultos (p=0,0002), e não houve diferença entre judocas e adultos (p=0,09). Os resultados indicam que a prática sistemática é benéfica para o tempo de reação. Universidade Federal de Goiás2011-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Quantitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/999810.5216/rpp.v14i1.9998Pensar a Prática; Vol. 14 No. 1 (2011)Pensar a Prática; v. 14 n. 1 (2011)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/9998/9145Lima, Vanessa FerreiraOliveira, Flávia Fernandes deSinésio, ThiagoVieira, Márcio Márioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:18:10Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/9998Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:40.896696Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv EFEITOS DA PRÁTICA SISTEMÁTICA DO JUDÔ NO TEMPO DE REAÇÃO DE CRIANÇAS
title EFEITOS DA PRÁTICA SISTEMÁTICA DO JUDÔ NO TEMPO DE REAÇÃO DE CRIANÇAS
spellingShingle EFEITOS DA PRÁTICA SISTEMÁTICA DO JUDÔ NO TEMPO DE REAÇÃO DE CRIANÇAS
Lima, Vanessa Ferreira
Tempo de Reação
Prática Sistemática
Crianças
4.09.00.00-2
title_short EFEITOS DA PRÁTICA SISTEMÁTICA DO JUDÔ NO TEMPO DE REAÇÃO DE CRIANÇAS
title_full EFEITOS DA PRÁTICA SISTEMÁTICA DO JUDÔ NO TEMPO DE REAÇÃO DE CRIANÇAS
title_fullStr EFEITOS DA PRÁTICA SISTEMÁTICA DO JUDÔ NO TEMPO DE REAÇÃO DE CRIANÇAS
title_full_unstemmed EFEITOS DA PRÁTICA SISTEMÁTICA DO JUDÔ NO TEMPO DE REAÇÃO DE CRIANÇAS
title_sort EFEITOS DA PRÁTICA SISTEMÁTICA DO JUDÔ NO TEMPO DE REAÇÃO DE CRIANÇAS
author Lima, Vanessa Ferreira
author_facet Lima, Vanessa Ferreira
Oliveira, Flávia Fernandes de
Sinésio, Thiago
Vieira, Márcio Mário
author_role author
author2 Oliveira, Flávia Fernandes de
Sinésio, Thiago
Vieira, Márcio Mário
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Vanessa Ferreira
Oliveira, Flávia Fernandes de
Sinésio, Thiago
Vieira, Márcio Mário
dc.subject.por.fl_str_mv Tempo de Reação
Prática Sistemática
Crianças
4.09.00.00-2
topic Tempo de Reação
Prática Sistemática
Crianças
4.09.00.00-2
description O presente estudo avaliou o efeito da prática sistemática no tempo de reação de crianças utilizando uma plataforma contendo recipientes enumerados de 1 a 3 a qual era ligada a um microcomputador. A tarefa consistia em transportar bolas de tênis em uma ordem pré-determinada, na maior velocidade possível. Interpretou-se o tempo de reação como o intervalo do estímulo ao início da tarefa. A amostra foi composta por 30 indivíduos divididos em três grupos (n=10), crianças, judocas e adultos. Foi encontrada diferença entre grupos determinando que crianças apresentaram pior desempenho que judocas (p=0,04) e  adultos (p=0,0002), e não houve diferença entre judocas e adultos (p=0,09). Os resultados indicam que a prática sistemática é benéfica para o tempo de reação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Quantitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9998
10.5216/rpp.v14i1.9998
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9998
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v14i1.9998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9998/9145
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 14 No. 1 (2011)
Pensar a Prática; v. 14 n. 1 (2011)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874856256274432