Incorporar meninas nas aulas de esporte:: pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Mariana Zuaneti
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Saurin Silva, Bruna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/59259
Resumo: Neste, ensaiamos as possíveis articulações entre a pedagogia do esporte e os estudos de gênero. Para tanto, refletimos sobre como os dispositivos de gênero e sexualidade regulam práticas, discursos e corpos no esporte, produzindo uma gramática esportiva hegemônica e suas possíveis problematizações. Apoiado nas discussões emergentes sobre pedagogia do esporte, refletimos sobre as condições pedagógicas que podem contribuir para oportunizar a aprendizagem do esporte para os corpos não normativos no campo esportivo. E por fim, ensaiamos apontamentos em direção a gramáticas esportivas mais plurais, afim estender as reflexões de gênero ao currículo esportivo, ampliando o diálogo acadêmico e refletindo sobre maneiras de tornar o esporte mais acessível
id UFG-4_bbe182731aef99b22d089d007c9ad39e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/59259
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Incorporar meninas nas aulas de esporte:: pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporteGênero; Esporte; Meninas.Neste, ensaiamos as possíveis articulações entre a pedagogia do esporte e os estudos de gênero. Para tanto, refletimos sobre como os dispositivos de gênero e sexualidade regulam práticas, discursos e corpos no esporte, produzindo uma gramática esportiva hegemônica e suas possíveis problematizações. Apoiado nas discussões emergentes sobre pedagogia do esporte, refletimos sobre as condições pedagógicas que podem contribuir para oportunizar a aprendizagem do esporte para os corpos não normativos no campo esportivo. E por fim, ensaiamos apontamentos em direção a gramáticas esportivas mais plurais, afim estender as reflexões de gênero ao currículo esportivo, ampliando o diálogo acadêmico e refletindo sobre maneiras de tornar o esporte mais acessívelUniversidade Federal de Goiás2020-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5925910.5216/rpp.v23.59259Pensar a Prática; Vol. 23 (2020)Pensar a Prática; v. 23 (2020)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/59259/35771Copyright (c) 2020 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Mariana ZuanetiSaurin Silva, Bruna2021-08-26T18:57:54Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/59259Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:31.596479Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Incorporar meninas nas aulas de esporte:: pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporte
title Incorporar meninas nas aulas de esporte:: pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporte
spellingShingle Incorporar meninas nas aulas de esporte:: pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporte
Martins, Mariana Zuaneti
Gênero; Esporte; Meninas.
title_short Incorporar meninas nas aulas de esporte:: pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporte
title_full Incorporar meninas nas aulas de esporte:: pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporte
title_fullStr Incorporar meninas nas aulas de esporte:: pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporte
title_full_unstemmed Incorporar meninas nas aulas de esporte:: pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporte
title_sort Incorporar meninas nas aulas de esporte:: pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporte
author Martins, Mariana Zuaneti
author_facet Martins, Mariana Zuaneti
Saurin Silva, Bruna
author_role author
author2 Saurin Silva, Bruna
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Mariana Zuaneti
Saurin Silva, Bruna
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero; Esporte; Meninas.
topic Gênero; Esporte; Meninas.
description Neste, ensaiamos as possíveis articulações entre a pedagogia do esporte e os estudos de gênero. Para tanto, refletimos sobre como os dispositivos de gênero e sexualidade regulam práticas, discursos e corpos no esporte, produzindo uma gramática esportiva hegemônica e suas possíveis problematizações. Apoiado nas discussões emergentes sobre pedagogia do esporte, refletimos sobre as condições pedagógicas que podem contribuir para oportunizar a aprendizagem do esporte para os corpos não normativos no campo esportivo. E por fim, ensaiamos apontamentos em direção a gramáticas esportivas mais plurais, afim estender as reflexões de gênero ao currículo esportivo, ampliando o diálogo acadêmico e refletindo sobre maneiras de tornar o esporte mais acessível
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/59259
10.5216/rpp.v23.59259
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/59259
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v23.59259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/59259/35771
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 23 (2020)
Pensar a Prática; v. 23 (2020)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874859606474752