Incorporar meninas nas aulas de esporte:: pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/59259 |
Resumo: | Neste, ensaiamos as possíveis articulações entre a pedagogia do esporte e os estudos de gênero. Para tanto, refletimos sobre como os dispositivos de gênero e sexualidade regulam práticas, discursos e corpos no esporte, produzindo uma gramática esportiva hegemônica e suas possíveis problematizações. Apoiado nas discussões emergentes sobre pedagogia do esporte, refletimos sobre as condições pedagógicas que podem contribuir para oportunizar a aprendizagem do esporte para os corpos não normativos no campo esportivo. E por fim, ensaiamos apontamentos em direção a gramáticas esportivas mais plurais, afim estender as reflexões de gênero ao currículo esportivo, ampliando o diálogo acadêmico e refletindo sobre maneiras de tornar o esporte mais acessível |
id |
UFG-4_bbe182731aef99b22d089d007c9ad39e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/59259 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Incorporar meninas nas aulas de esporte:: pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporteGênero; Esporte; Meninas.Neste, ensaiamos as possíveis articulações entre a pedagogia do esporte e os estudos de gênero. Para tanto, refletimos sobre como os dispositivos de gênero e sexualidade regulam práticas, discursos e corpos no esporte, produzindo uma gramática esportiva hegemônica e suas possíveis problematizações. Apoiado nas discussões emergentes sobre pedagogia do esporte, refletimos sobre as condições pedagógicas que podem contribuir para oportunizar a aprendizagem do esporte para os corpos não normativos no campo esportivo. E por fim, ensaiamos apontamentos em direção a gramáticas esportivas mais plurais, afim estender as reflexões de gênero ao currículo esportivo, ampliando o diálogo acadêmico e refletindo sobre maneiras de tornar o esporte mais acessívelUniversidade Federal de Goiás2020-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5925910.5216/rpp.v23.59259Pensar a Prática; Vol. 23 (2020)Pensar a Prática; v. 23 (2020)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/59259/35771Copyright (c) 2020 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Mariana ZuanetiSaurin Silva, Bruna2021-08-26T18:57:54Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/59259Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:31.596479Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Incorporar meninas nas aulas de esporte:: pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporte |
title |
Incorporar meninas nas aulas de esporte:: pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporte |
spellingShingle |
Incorporar meninas nas aulas de esporte:: pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporte Martins, Mariana Zuaneti Gênero; Esporte; Meninas. |
title_short |
Incorporar meninas nas aulas de esporte:: pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporte |
title_full |
Incorporar meninas nas aulas de esporte:: pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporte |
title_fullStr |
Incorporar meninas nas aulas de esporte:: pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporte |
title_full_unstemmed |
Incorporar meninas nas aulas de esporte:: pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporte |
title_sort |
Incorporar meninas nas aulas de esporte:: pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporte |
author |
Martins, Mariana Zuaneti |
author_facet |
Martins, Mariana Zuaneti Saurin Silva, Bruna |
author_role |
author |
author2 |
Saurin Silva, Bruna |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Mariana Zuaneti Saurin Silva, Bruna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero; Esporte; Meninas. |
topic |
Gênero; Esporte; Meninas. |
description |
Neste, ensaiamos as possíveis articulações entre a pedagogia do esporte e os estudos de gênero. Para tanto, refletimos sobre como os dispositivos de gênero e sexualidade regulam práticas, discursos e corpos no esporte, produzindo uma gramática esportiva hegemônica e suas possíveis problematizações. Apoiado nas discussões emergentes sobre pedagogia do esporte, refletimos sobre as condições pedagógicas que podem contribuir para oportunizar a aprendizagem do esporte para os corpos não normativos no campo esportivo. E por fim, ensaiamos apontamentos em direção a gramáticas esportivas mais plurais, afim estender as reflexões de gênero ao currículo esportivo, ampliando o diálogo acadêmico e refletindo sobre maneiras de tornar o esporte mais acessível |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/59259 10.5216/rpp.v23.59259 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/59259 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v23.59259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/59259/35771 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 23 (2020) Pensar a Prática; v. 23 (2020) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859606474752 |