PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Bibliographic Details
Main Author: Silva, Junior Vagner Pereira da
Publication Date: 2013
Format: Article
Language: por
Source: Pensar a Prática (Online)
Download full: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16421
Summary: Do tipo descritivo/exploratório, o estudo avaliou a prática pedagógica de professores de Educação Física, tendo como amostra 6 docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental que atuam na rede pública. Embora outros conteúdos sejam ministrados, os esportes coletivos tradicionais, sobretudo o futebol, predominaram. Em relação às estratégias metodológicas, apenas o estilo de ensino por tarefa foi utilizado. Conclui-se que, embora os esportes tradicionais sejam conteúdos importantes de serem trabalhados ao longo da formação básica, sua utilização excessiva contribuiu com a “monocultura” corporal do movimento. Em relação às estratégias metodológicas, conclui-se que as utilizadas pelos professores pouco contribuem com a formação crítica, criativa e autônoma dos alunos.
id UFG-4_d2ebe55d30f6224c5293b64b35ef4981
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/16421
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALEducação FísicaConteúdosEstilo de ensinoEducação Física EscolarDo tipo descritivo/exploratório, o estudo avaliou a prática pedagógica de professores de Educação Física, tendo como amostra 6 docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental que atuam na rede pública. Embora outros conteúdos sejam ministrados, os esportes coletivos tradicionais, sobretudo o futebol, predominaram. Em relação às estratégias metodológicas, apenas o estilo de ensino por tarefa foi utilizado. Conclui-se que, embora os esportes tradicionais sejam conteúdos importantes de serem trabalhados ao longo da formação básica, sua utilização excessiva contribuiu com a “monocultura” corporal do movimento. Em relação às estratégias metodológicas, conclui-se que as utilizadas pelos professores pouco contribuem com a formação crítica, criativa e autônoma dos alunos.Universidade Federal de Goiás2013-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativa;application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1642110.5216/rpp.v16i1.16421Pensar a Prática; Vol. 16 No. 1 (2013)Pensar a Prática; v. 16 n. 1 (2013)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/16421/13765Silva, Junior Vagner Pereira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:22:43Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/16421Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2016-06-20T18:22:43Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Silva, Junior Vagner Pereira da
Educação Física
Conteúdos
Estilo de ensino
Educação Física Escolar
title_short PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Silva, Junior Vagner Pereira da
author_facet Silva, Junior Vagner Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Junior Vagner Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Conteúdos
Estilo de ensino
Educação Física Escolar
topic Educação Física
Conteúdos
Estilo de ensino
Educação Física Escolar
description Do tipo descritivo/exploratório, o estudo avaliou a prática pedagógica de professores de Educação Física, tendo como amostra 6 docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental que atuam na rede pública. Embora outros conteúdos sejam ministrados, os esportes coletivos tradicionais, sobretudo o futebol, predominaram. Em relação às estratégias metodológicas, apenas o estilo de ensino por tarefa foi utilizado. Conclui-se que, embora os esportes tradicionais sejam conteúdos importantes de serem trabalhados ao longo da formação básica, sua utilização excessiva contribuiu com a “monocultura” corporal do movimento. Em relação às estratégias metodológicas, conclui-se que as utilizadas pelos professores pouco contribuem com a formação crítica, criativa e autônoma dos alunos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa qualitativa;
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16421
10.5216/rpp.v16i1.16421
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16421
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v16i1.16421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16421/13765
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 16 No. 1 (2013)
Pensar a Prática; v. 16 n. 1 (2013)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1789440279997054976