PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2013 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Pensar a Prática (Online) |
Download full: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16421 |
Summary: | Do tipo descritivo/exploratório, o estudo avaliou a prática pedagógica de professores de Educação Física, tendo como amostra 6 docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental que atuam na rede pública. Embora outros conteúdos sejam ministrados, os esportes coletivos tradicionais, sobretudo o futebol, predominaram. Em relação às estratégias metodológicas, apenas o estilo de ensino por tarefa foi utilizado. Conclui-se que, embora os esportes tradicionais sejam conteúdos importantes de serem trabalhados ao longo da formação básica, sua utilização excessiva contribuiu com a “monocultura” corporal do movimento. Em relação às estratégias metodológicas, conclui-se que as utilizadas pelos professores pouco contribuem com a formação crítica, criativa e autônoma dos alunos. |
id |
UFG-4_d2ebe55d30f6224c5293b64b35ef4981 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/16421 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALEducação FísicaConteúdosEstilo de ensinoEducação Física EscolarDo tipo descritivo/exploratório, o estudo avaliou a prática pedagógica de professores de Educação Física, tendo como amostra 6 docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental que atuam na rede pública. Embora outros conteúdos sejam ministrados, os esportes coletivos tradicionais, sobretudo o futebol, predominaram. Em relação às estratégias metodológicas, apenas o estilo de ensino por tarefa foi utilizado. Conclui-se que, embora os esportes tradicionais sejam conteúdos importantes de serem trabalhados ao longo da formação básica, sua utilização excessiva contribuiu com a “monocultura” corporal do movimento. Em relação às estratégias metodológicas, conclui-se que as utilizadas pelos professores pouco contribuem com a formação crítica, criativa e autônoma dos alunos.Universidade Federal de Goiás2013-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativa;application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1642110.5216/rpp.v16i1.16421Pensar a Prática; Vol. 16 No. 1 (2013)Pensar a Prática; v. 16 n. 1 (2013)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/16421/13765Silva, Junior Vagner Pereira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:22:43Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/16421Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2016-06-20T18:22:43Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Silva, Junior Vagner Pereira da Educação Física Conteúdos Estilo de ensino Educação Física Escolar |
title_short |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Silva, Junior Vagner Pereira da |
author_facet |
Silva, Junior Vagner Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Junior Vagner Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Conteúdos Estilo de ensino Educação Física Escolar |
topic |
Educação Física Conteúdos Estilo de ensino Educação Física Escolar |
description |
Do tipo descritivo/exploratório, o estudo avaliou a prática pedagógica de professores de Educação Física, tendo como amostra 6 docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental que atuam na rede pública. Embora outros conteúdos sejam ministrados, os esportes coletivos tradicionais, sobretudo o futebol, predominaram. Em relação às estratégias metodológicas, apenas o estilo de ensino por tarefa foi utilizado. Conclui-se que, embora os esportes tradicionais sejam conteúdos importantes de serem trabalhados ao longo da formação básica, sua utilização excessiva contribuiu com a “monocultura” corporal do movimento. Em relação às estratégias metodológicas, conclui-se que as utilizadas pelos professores pouco contribuem com a formação crítica, criativa e autônoma dos alunos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa qualitativa; |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16421 10.5216/rpp.v16i1.16421 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16421 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v16i1.16421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16421/13765 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 16 No. 1 (2013) Pensar a Prática; v. 16 n. 1 (2013) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1789440279997054976 |