ASPECTOS LABORATORIAIS DA INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL DE BOVINOS PELOS FRUTOS DE Stryphnodendron Fissuratum MART.(“ROSQUINHA”)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ary da Silva
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Chaves, Nilo Sérgio Troncoso, Damasceno, Adilson Donizeti, Trindade, Bruno Rodrigues, Barini, Anúzia Cristina, Ferreira, Victor de Queiroz, Pantoja, Carlos Eduardo de Moraes Souto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência animal brasileira (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/372
Resumo: O presente trabalho aborda algumas alterações laboratoriais relacionadas com o hemograma e a bioquímica sangüínea de quinze bovinos, machos mestiços, com idade entre dez e quatorze meses, pesando entre 96 e 214 kg, intoxicados experimentalmente pelos frutos de Stryphnodendron fissuratum Mart. (“rosquinha”) em doses únicas de 30g/kg, 20g/kg e 10g/kg. Todos os animais que ingeriram os frutos adoeceram e morreram. Os leucogramas apresentaram aumento dos leucócitos totais, neutrófilos e monócitos com diminuição dos eosinófilos e linfócitos. O número de hemácias, a concentração de hemoglobina e o hematócrito também se elevaram. Houve maior aumento para a aspartato aminotranferase (AST) e aumentos moderados para a creatina quinase (CK) egamaglutamiltransferase (GGT). Incrementos também foram observados nos níveis de uréia, bilirrubina e creatinina. Os valores de proteínas totais não se alteraram. PALAVRAS-CHAVE: Bovinos, plantas tóxicas, Stryphnodendron fissuratum
id UFG-7_6717e4324343c0686305550a059b7a28
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/372
network_acronym_str UFG-7
network_name_str Ciência animal brasileira (Online)
repository_id_str
spelling ASPECTOS LABORATORIAIS DA INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL DE BOVINOS PELOS FRUTOS DE Stryphnodendron Fissuratum MART.(“ROSQUINHA”)O presente trabalho aborda algumas alterações laboratoriais relacionadas com o hemograma e a bioquímica sangüínea de quinze bovinos, machos mestiços, com idade entre dez e quatorze meses, pesando entre 96 e 214 kg, intoxicados experimentalmente pelos frutos de Stryphnodendron fissuratum Mart. (“rosquinha”) em doses únicas de 30g/kg, 20g/kg e 10g/kg. Todos os animais que ingeriram os frutos adoeceram e morreram. Os leucogramas apresentaram aumento dos leucócitos totais, neutrófilos e monócitos com diminuição dos eosinófilos e linfócitos. O número de hemácias, a concentração de hemoglobina e o hematócrito também se elevaram. Houve maior aumento para a aspartato aminotranferase (AST) e aumentos moderados para a creatina quinase (CK) egamaglutamiltransferase (GGT). Incrementos também foram observados nos níveis de uréia, bilirrubina e creatinina. Os valores de proteínas totais não se alteraram. PALAVRAS-CHAVE: Bovinos, plantas tóxicas, Stryphnodendron fissuratumUniversidade Federal de Goiás2006-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/vet/article/view/37210.5216/cab.v6i4.372Brazilian Animal Science/ Ciência Animal Brasileira; Vol. 6 No. 4 (2005); 287-293Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science; v. 6 n. 4 (2005); 287-2931809-68911518-2797reponame:Ciência animal brasileira (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/vet/article/view/372/347Rodrigues, Ary da SilvaChaves, Nilo Sérgio TroncosoDamasceno, Adilson DonizetiTrindade, Bruno RodriguesBarini, Anúzia CristinaFerreira, Victor de QueirozPantoja, Carlos Eduardo de Moraes Soutoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-10-04T11:55:53Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/372Revistahttps://revistas.ufg.br/vetPUBhttps://revistas.ufg.br/vet/oai||revistacab@gmail.com1809-68911518-2797opendoar:2013-10-04T11:55:53Ciência animal brasileira (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv ASPECTOS LABORATORIAIS DA INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL DE BOVINOS PELOS FRUTOS DE Stryphnodendron Fissuratum MART.(“ROSQUINHA”)
title ASPECTOS LABORATORIAIS DA INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL DE BOVINOS PELOS FRUTOS DE Stryphnodendron Fissuratum MART.(“ROSQUINHA”)
spellingShingle ASPECTOS LABORATORIAIS DA INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL DE BOVINOS PELOS FRUTOS DE Stryphnodendron Fissuratum MART.(“ROSQUINHA”)
Rodrigues, Ary da Silva
title_short ASPECTOS LABORATORIAIS DA INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL DE BOVINOS PELOS FRUTOS DE Stryphnodendron Fissuratum MART.(“ROSQUINHA”)
title_full ASPECTOS LABORATORIAIS DA INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL DE BOVINOS PELOS FRUTOS DE Stryphnodendron Fissuratum MART.(“ROSQUINHA”)
title_fullStr ASPECTOS LABORATORIAIS DA INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL DE BOVINOS PELOS FRUTOS DE Stryphnodendron Fissuratum MART.(“ROSQUINHA”)
title_full_unstemmed ASPECTOS LABORATORIAIS DA INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL DE BOVINOS PELOS FRUTOS DE Stryphnodendron Fissuratum MART.(“ROSQUINHA”)
title_sort ASPECTOS LABORATORIAIS DA INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL DE BOVINOS PELOS FRUTOS DE Stryphnodendron Fissuratum MART.(“ROSQUINHA”)
author Rodrigues, Ary da Silva
author_facet Rodrigues, Ary da Silva
Chaves, Nilo Sérgio Troncoso
Damasceno, Adilson Donizeti
Trindade, Bruno Rodrigues
Barini, Anúzia Cristina
Ferreira, Victor de Queiroz
Pantoja, Carlos Eduardo de Moraes Souto
author_role author
author2 Chaves, Nilo Sérgio Troncoso
Damasceno, Adilson Donizeti
Trindade, Bruno Rodrigues
Barini, Anúzia Cristina
Ferreira, Victor de Queiroz
Pantoja, Carlos Eduardo de Moraes Souto
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ary da Silva
Chaves, Nilo Sérgio Troncoso
Damasceno, Adilson Donizeti
Trindade, Bruno Rodrigues
Barini, Anúzia Cristina
Ferreira, Victor de Queiroz
Pantoja, Carlos Eduardo de Moraes Souto
description O presente trabalho aborda algumas alterações laboratoriais relacionadas com o hemograma e a bioquímica sangüínea de quinze bovinos, machos mestiços, com idade entre dez e quatorze meses, pesando entre 96 e 214 kg, intoxicados experimentalmente pelos frutos de Stryphnodendron fissuratum Mart. (“rosquinha”) em doses únicas de 30g/kg, 20g/kg e 10g/kg. Todos os animais que ingeriram os frutos adoeceram e morreram. Os leucogramas apresentaram aumento dos leucócitos totais, neutrófilos e monócitos com diminuição dos eosinófilos e linfócitos. O número de hemácias, a concentração de hemoglobina e o hematócrito também se elevaram. Houve maior aumento para a aspartato aminotranferase (AST) e aumentos moderados para a creatina quinase (CK) egamaglutamiltransferase (GGT). Incrementos também foram observados nos níveis de uréia, bilirrubina e creatinina. Os valores de proteínas totais não se alteraram. PALAVRAS-CHAVE: Bovinos, plantas tóxicas, Stryphnodendron fissuratum
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/vet/article/view/372
10.5216/cab.v6i4.372
url https://revistas.ufg.br/vet/article/view/372
identifier_str_mv 10.5216/cab.v6i4.372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/vet/article/view/372/347
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Animal Science/ Ciência Animal Brasileira; Vol. 6 No. 4 (2005); 287-293
Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science; v. 6 n. 4 (2005); 287-293
1809-6891
1518-2797
reponame:Ciência animal brasileira (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Ciência animal brasileira (Online)
collection Ciência animal brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência animal brasileira (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacab@gmail.com
_version_ 1789440215810572288