TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA REGIÃO DO ESTADO DA BAHIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Osni Oliveira Noberto da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: MIRANDA, Theresinha Guimarães, BORDAS, Miguel Angel Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/65500
Resumo: O objetivo do presente artigo foi analisar os motivos que levaram os professores de AEE, que atuam nas escolas dos municípios da região do Piemonte da Diamantina, a atuar na área. Os sujeitos do estudo foram trinta e seis professores que participaram de uma entrevista com roteiro semiestruturado. De forma resumida foi possível inferir que o interesse dos docentes em atuar na Educação Especial, especificamente no AEE podem ser aglutinados em cinco itens a saber: 1) Experiência anterior com aluno com deficiência em sala de aula comum; 2) Experiência anterior através de atuação em escolas especiais ou projetos sociais; 3) Interesse pela temática durante o período como aluno, seja na educação básica, graduação, especialização ou cursos de aperfeiçoamento; 4) Contato com parentes ou amigos que possuem alguma deficiência ou sendo o próprio professor uma pessoa com deficiência e 5) Docentes que aceitaram convite de gestores para atuar nessa nova experiência considerada desconhecida.
id UFG-9_a29cf1196b5371bc0620fd0215df9ae9
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/65500
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA REGIÃO DO ESTADO DA BAHIAEducação EspecialAtendimento Educacional EspecializadoSala de Recursos MultifuncionaisO objetivo do presente artigo foi analisar os motivos que levaram os professores de AEE, que atuam nas escolas dos municípios da região do Piemonte da Diamantina, a atuar na área. Os sujeitos do estudo foram trinta e seis professores que participaram de uma entrevista com roteiro semiestruturado. De forma resumida foi possível inferir que o interesse dos docentes em atuar na Educação Especial, especificamente no AEE podem ser aglutinados em cinco itens a saber: 1) Experiência anterior com aluno com deficiência em sala de aula comum; 2) Experiência anterior através de atuação em escolas especiais ou projetos sociais; 3) Interesse pela temática durante o período como aluno, seja na educação básica, graduação, especialização ou cursos de aperfeiçoamento; 4) Contato com parentes ou amigos que possuem alguma deficiência ou sendo o próprio professor uma pessoa com deficiência e 5) Docentes que aceitaram convite de gestores para atuar nessa nova experiência considerada desconhecida.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/6550010.5216/rppoi.v18.65500Poíesis Pedagógica; v. 18 (2020): Poíesis Pedagógica; 175-1872178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/65500/36589Copyright (c) 2021 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Osni Oliveira Noberto daMIRANDA, Theresinha GuimarãesBORDAS, Miguel Angel Garcia2021-08-05T20:57:13ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA REGIÃO DO ESTADO DA BAHIA
title TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA REGIÃO DO ESTADO DA BAHIA
spellingShingle TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA REGIÃO DO ESTADO DA BAHIA
SILVA, Osni Oliveira Noberto da
Educação Especial
Atendimento Educacional Especializado
Sala de Recursos Multifuncionais
title_short TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA REGIÃO DO ESTADO DA BAHIA
title_full TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA REGIÃO DO ESTADO DA BAHIA
title_fullStr TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA REGIÃO DO ESTADO DA BAHIA
title_full_unstemmed TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA REGIÃO DO ESTADO DA BAHIA
title_sort TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA REGIÃO DO ESTADO DA BAHIA
author SILVA, Osni Oliveira Noberto da
author_facet SILVA, Osni Oliveira Noberto da
MIRANDA, Theresinha Guimarães
BORDAS, Miguel Angel Garcia
author_role author
author2 MIRANDA, Theresinha Guimarães
BORDAS, Miguel Angel Garcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Osni Oliveira Noberto da
MIRANDA, Theresinha Guimarães
BORDAS, Miguel Angel Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Atendimento Educacional Especializado
Sala de Recursos Multifuncionais
topic Educação Especial
Atendimento Educacional Especializado
Sala de Recursos Multifuncionais
description O objetivo do presente artigo foi analisar os motivos que levaram os professores de AEE, que atuam nas escolas dos municípios da região do Piemonte da Diamantina, a atuar na área. Os sujeitos do estudo foram trinta e seis professores que participaram de uma entrevista com roteiro semiestruturado. De forma resumida foi possível inferir que o interesse dos docentes em atuar na Educação Especial, especificamente no AEE podem ser aglutinados em cinco itens a saber: 1) Experiência anterior com aluno com deficiência em sala de aula comum; 2) Experiência anterior através de atuação em escolas especiais ou projetos sociais; 3) Interesse pela temática durante o período como aluno, seja na educação básica, graduação, especialização ou cursos de aperfeiçoamento; 4) Contato com parentes ou amigos que possuem alguma deficiência ou sendo o próprio professor uma pessoa com deficiência e 5) Docentes que aceitaram convite de gestores para atuar nessa nova experiência considerada desconhecida.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/65500
10.5216/rppoi.v18.65500
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/65500
identifier_str_mv 10.5216/rppoi.v18.65500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/65500/36589
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Poíesis Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Poíesis Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 18 (2020): Poíesis Pedagógica; 175-187
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086330032750592