ACESSIBILIDADE URBANA COMO FATOR DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/28296
Resumo: Os direitos dos excluídos do sistema educacional fazem parte do debate da inclusão escolar. Temas como inclusão social e acessibilidade têm sido debatidos em diversos veículos e espaços de comunicação e citados como um direito de todos. De acordo com Guerreiro (2011), no caso da pessoa com deficiência, não há inclusão social sem a acessibilidade para garantir a segurança e a autonomia a estes indivíduos. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, conta com um Núcleo de Tecnologia Assistiva – Apoema[1], que trabalha com quatro vertentes de acessibilidade, que são: pedagógica, arquitetônica, virtual e comunicacional. O grupo de Acessibilidade Arquitetônica realiza pesquisas com o objetivo de promover a melhoria de mobilidade e acessibilidade nos espaços institucionais a fim de promover o sucesso acadêmico dos alunos com necessidades educativas especiais. Nesse contexto, realizou pesquisa quantitativa, de caráter exploratório, com o objetivo de traçar o perfil dos alunos do IFAM/Campus Manaus-Centro, usando como variáveis de pesquisa a modalidade de transporte, o bairro/localidade de residência, e a existência de alunos com deficiência ou mobilidade reduzida. Participaram da pesquisa 531 alunos matriculados no ensino médio (secundário), técnico, superior e outras modalidades. Foram identificados 12 alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, a maioria deles com deficiência visual. De forma geral, o principal meio de transporte utilizado pelos alunos foi o ônibus. Esses resultados preliminares auxiliarão no alcance das metas institucionais para o acesso e permanência desse alunado na instituição. [1] Na linguagem indígena significa “aquele que vê mais longe”.
id UFG-9_b7188497a235a70e88a095751715649d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/28296
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling ACESSIBILIDADE URBANA COMO FATOR DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDAOs direitos dos excluídos do sistema educacional fazem parte do debate da inclusão escolar. Temas como inclusão social e acessibilidade têm sido debatidos em diversos veículos e espaços de comunicação e citados como um direito de todos. De acordo com Guerreiro (2011), no caso da pessoa com deficiência, não há inclusão social sem a acessibilidade para garantir a segurança e a autonomia a estes indivíduos. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, conta com um Núcleo de Tecnologia Assistiva – Apoema[1], que trabalha com quatro vertentes de acessibilidade, que são: pedagógica, arquitetônica, virtual e comunicacional. O grupo de Acessibilidade Arquitetônica realiza pesquisas com o objetivo de promover a melhoria de mobilidade e acessibilidade nos espaços institucionais a fim de promover o sucesso acadêmico dos alunos com necessidades educativas especiais. Nesse contexto, realizou pesquisa quantitativa, de caráter exploratório, com o objetivo de traçar o perfil dos alunos do IFAM/Campus Manaus-Centro, usando como variáveis de pesquisa a modalidade de transporte, o bairro/localidade de residência, e a existência de alunos com deficiência ou mobilidade reduzida. Participaram da pesquisa 531 alunos matriculados no ensino médio (secundário), técnico, superior e outras modalidades. Foram identificados 12 alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, a maioria deles com deficiência visual. De forma geral, o principal meio de transporte utilizado pelos alunos foi o ônibus. Esses resultados preliminares auxiliarão no alcance das metas institucionais para o acesso e permanência desse alunado na instituição. [1] Na linguagem indígena significa “aquele que vê mais longe”.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2018-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/2829610.5216/rpp.v12i1.28296Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 1 (2014): Poíesis Pedagógica2178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGCopyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGuerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello2018-07-24T14:06:19ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv ACESSIBILIDADE URBANA COMO FATOR DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA
title ACESSIBILIDADE URBANA COMO FATOR DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA
spellingShingle ACESSIBILIDADE URBANA COMO FATOR DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA
Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello
title_short ACESSIBILIDADE URBANA COMO FATOR DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA
title_full ACESSIBILIDADE URBANA COMO FATOR DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA
title_fullStr ACESSIBILIDADE URBANA COMO FATOR DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA
title_full_unstemmed ACESSIBILIDADE URBANA COMO FATOR DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA
title_sort ACESSIBILIDADE URBANA COMO FATOR DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA
author Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello
author_facet Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello
description Os direitos dos excluídos do sistema educacional fazem parte do debate da inclusão escolar. Temas como inclusão social e acessibilidade têm sido debatidos em diversos veículos e espaços de comunicação e citados como um direito de todos. De acordo com Guerreiro (2011), no caso da pessoa com deficiência, não há inclusão social sem a acessibilidade para garantir a segurança e a autonomia a estes indivíduos. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, conta com um Núcleo de Tecnologia Assistiva – Apoema[1], que trabalha com quatro vertentes de acessibilidade, que são: pedagógica, arquitetônica, virtual e comunicacional. O grupo de Acessibilidade Arquitetônica realiza pesquisas com o objetivo de promover a melhoria de mobilidade e acessibilidade nos espaços institucionais a fim de promover o sucesso acadêmico dos alunos com necessidades educativas especiais. Nesse contexto, realizou pesquisa quantitativa, de caráter exploratório, com o objetivo de traçar o perfil dos alunos do IFAM/Campus Manaus-Centro, usando como variáveis de pesquisa a modalidade de transporte, o bairro/localidade de residência, e a existência de alunos com deficiência ou mobilidade reduzida. Participaram da pesquisa 531 alunos matriculados no ensino médio (secundário), técnico, superior e outras modalidades. Foram identificados 12 alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, a maioria deles com deficiência visual. De forma geral, o principal meio de transporte utilizado pelos alunos foi o ônibus. Esses resultados preliminares auxiliarão no alcance das metas institucionais para o acesso e permanência desse alunado na instituição. [1] Na linguagem indígena significa “aquele que vê mais longe”.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/28296
10.5216/rpp.v12i1.28296
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/28296
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v12i1.28296
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 1 (2014): Poíesis Pedagógica
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329378439168