ACESSIBILIDADE URBANA COMO FATOR DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/28296 |
Resumo: | Os direitos dos excluídos do sistema educacional fazem parte do debate da inclusão escolar. Temas como inclusão social e acessibilidade têm sido debatidos em diversos veículos e espaços de comunicação e citados como um direito de todos. De acordo com Guerreiro (2011), no caso da pessoa com deficiência, não há inclusão social sem a acessibilidade para garantir a segurança e a autonomia a estes indivíduos. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, conta com um Núcleo de Tecnologia Assistiva – Apoema[1], que trabalha com quatro vertentes de acessibilidade, que são: pedagógica, arquitetônica, virtual e comunicacional. O grupo de Acessibilidade Arquitetônica realiza pesquisas com o objetivo de promover a melhoria de mobilidade e acessibilidade nos espaços institucionais a fim de promover o sucesso acadêmico dos alunos com necessidades educativas especiais. Nesse contexto, realizou pesquisa quantitativa, de caráter exploratório, com o objetivo de traçar o perfil dos alunos do IFAM/Campus Manaus-Centro, usando como variáveis de pesquisa a modalidade de transporte, o bairro/localidade de residência, e a existência de alunos com deficiência ou mobilidade reduzida. Participaram da pesquisa 531 alunos matriculados no ensino médio (secundário), técnico, superior e outras modalidades. Foram identificados 12 alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, a maioria deles com deficiência visual. De forma geral, o principal meio de transporte utilizado pelos alunos foi o ônibus. Esses resultados preliminares auxiliarão no alcance das metas institucionais para o acesso e permanência desse alunado na instituição. [1] Na linguagem indígena significa “aquele que vê mais longe”. |
id |
UFG-9_b7188497a235a70e88a095751715649d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/28296 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
ACESSIBILIDADE URBANA COMO FATOR DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDAOs direitos dos excluídos do sistema educacional fazem parte do debate da inclusão escolar. Temas como inclusão social e acessibilidade têm sido debatidos em diversos veículos e espaços de comunicação e citados como um direito de todos. De acordo com Guerreiro (2011), no caso da pessoa com deficiência, não há inclusão social sem a acessibilidade para garantir a segurança e a autonomia a estes indivíduos. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, conta com um Núcleo de Tecnologia Assistiva – Apoema[1], que trabalha com quatro vertentes de acessibilidade, que são: pedagógica, arquitetônica, virtual e comunicacional. O grupo de Acessibilidade Arquitetônica realiza pesquisas com o objetivo de promover a melhoria de mobilidade e acessibilidade nos espaços institucionais a fim de promover o sucesso acadêmico dos alunos com necessidades educativas especiais. Nesse contexto, realizou pesquisa quantitativa, de caráter exploratório, com o objetivo de traçar o perfil dos alunos do IFAM/Campus Manaus-Centro, usando como variáveis de pesquisa a modalidade de transporte, o bairro/localidade de residência, e a existência de alunos com deficiência ou mobilidade reduzida. Participaram da pesquisa 531 alunos matriculados no ensino médio (secundário), técnico, superior e outras modalidades. Foram identificados 12 alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, a maioria deles com deficiência visual. De forma geral, o principal meio de transporte utilizado pelos alunos foi o ônibus. Esses resultados preliminares auxiliarão no alcance das metas institucionais para o acesso e permanência desse alunado na instituição. [1] Na linguagem indígena significa “aquele que vê mais longe”.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2018-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/2829610.5216/rpp.v12i1.28296Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 1 (2014): Poíesis Pedagógica2178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGCopyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGuerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello2018-07-24T14:06:19ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
ACESSIBILIDADE URBANA COMO FATOR DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA |
title |
ACESSIBILIDADE URBANA COMO FATOR DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA |
spellingShingle |
ACESSIBILIDADE URBANA COMO FATOR DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello |
title_short |
ACESSIBILIDADE URBANA COMO FATOR DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA |
title_full |
ACESSIBILIDADE URBANA COMO FATOR DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA |
title_fullStr |
ACESSIBILIDADE URBANA COMO FATOR DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA |
title_full_unstemmed |
ACESSIBILIDADE URBANA COMO FATOR DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA |
title_sort |
ACESSIBILIDADE URBANA COMO FATOR DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA |
author |
Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello |
author_facet |
Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello |
description |
Os direitos dos excluídos do sistema educacional fazem parte do debate da inclusão escolar. Temas como inclusão social e acessibilidade têm sido debatidos em diversos veículos e espaços de comunicação e citados como um direito de todos. De acordo com Guerreiro (2011), no caso da pessoa com deficiência, não há inclusão social sem a acessibilidade para garantir a segurança e a autonomia a estes indivíduos. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, conta com um Núcleo de Tecnologia Assistiva – Apoema[1], que trabalha com quatro vertentes de acessibilidade, que são: pedagógica, arquitetônica, virtual e comunicacional. O grupo de Acessibilidade Arquitetônica realiza pesquisas com o objetivo de promover a melhoria de mobilidade e acessibilidade nos espaços institucionais a fim de promover o sucesso acadêmico dos alunos com necessidades educativas especiais. Nesse contexto, realizou pesquisa quantitativa, de caráter exploratório, com o objetivo de traçar o perfil dos alunos do IFAM/Campus Manaus-Centro, usando como variáveis de pesquisa a modalidade de transporte, o bairro/localidade de residência, e a existência de alunos com deficiência ou mobilidade reduzida. Participaram da pesquisa 531 alunos matriculados no ensino médio (secundário), técnico, superior e outras modalidades. Foram identificados 12 alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, a maioria deles com deficiência visual. De forma geral, o principal meio de transporte utilizado pelos alunos foi o ônibus. Esses resultados preliminares auxiliarão no alcance das metas institucionais para o acesso e permanência desse alunado na instituição. [1] Na linguagem indígena significa “aquele que vê mais longe”. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/28296 10.5216/rpp.v12i1.28296 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/28296 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v12i1.28296 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 1 (2014): Poíesis Pedagógica 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086329378439168 |