Desempenho agronômico do milho em sistema de adubação verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conte e Castro, Ana Maria
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Prezotto, André Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agrarian (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/251
Resumo: A técnica conhecida por adubação verde, baseia-se na utilização de outras culturas, que mesmo sem fins comerciais diretamente, podem melhorar os resultados de grandes culturas. A adubação verde tem efeitos diferenciados sobre o solo, principalmente como fonte de nutrientes, destacando-se o nitrogênio. Objetivou se avaliar o desenvolvimento da cultura do milho e as características físicas do solo após utilização de diferentes adubos verde. O experimento foi conduzido na área de cultivo protegido.O delineamento experimental utilizado foi o de blocos inteiramente casualizados (DBC), com repetições. Os tratamentos foram constituídos por quatro tipos diferentes de adubos verdes, foram utilizados: estilosantes Campo Grande (T2), feijão de porco (T3), feijão guandu (T4), mucuna branca (T5), e um tratamento testemunha (T1), totalizando 5 tratamentos. Cada unidade experimental foi composta de 3 linhas de milho, espaçadas 0,70 m entre linhas por 2,0 m de comprimento, com aplicação dos adubos verde nas entre linhas. Aos 45 e 80 dias 15 após a emergência (DAE), procederam-se as avaliações da altura da planta, diâmetro do colmo, sendo também avaliado as 80 DAE, a altura da inserção da primeira espiga e analise de solos para obtenção das características físicas do solo. Houve diferenças significativas para as variáveis altura da planta e diâmetro do colmo. Para a característica altura de inserção da primeira espiga não foram verificadas diferenças significativa entre os tratamentos.
id UFGD-10_9238418f990793b9d636e97d53aeec31
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/251
network_acronym_str UFGD-10
network_name_str Agrarian (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai
spelling Desempenho agronômico do milho em sistema de adubação verdeadubação verdefísica de soloZea mays.A técnica conhecida por adubação verde, baseia-se na utilização de outras culturas, que mesmo sem fins comerciais diretamente, podem melhorar os resultados de grandes culturas. A adubação verde tem efeitos diferenciados sobre o solo, principalmente como fonte de nutrientes, destacando-se o nitrogênio. Objetivou se avaliar o desenvolvimento da cultura do milho e as características físicas do solo após utilização de diferentes adubos verde. O experimento foi conduzido na área de cultivo protegido.O delineamento experimental utilizado foi o de blocos inteiramente casualizados (DBC), com repetições. Os tratamentos foram constituídos por quatro tipos diferentes de adubos verdes, foram utilizados: estilosantes Campo Grande (T2), feijão de porco (T3), feijão guandu (T4), mucuna branca (T5), e um tratamento testemunha (T1), totalizando 5 tratamentos. Cada unidade experimental foi composta de 3 linhas de milho, espaçadas 0,70 m entre linhas por 2,0 m de comprimento, com aplicação dos adubos verde nas entre linhas. Aos 45 e 80 dias 15 após a emergência (DAE), procederam-se as avaliações da altura da planta, diâmetro do colmo, sendo também avaliado as 80 DAE, a altura da inserção da primeira espiga e analise de solos para obtenção das características físicas do solo. Houve diferenças significativas para as variáveis altura da planta e diâmetro do colmo. Para a característica altura de inserção da primeira espiga não foram verificadas diferenças significativa entre os tratamentos.Editora UFGD2009-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/251Agrarian; v. 1 n. 2 (2008); 35-44Agrarian Journal; Vol. 1 No. 2 (2008); 35-441984-2538reponame:Agrarian (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/251/204Conte e Castro, Ana MariaPrezotto, André Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T09:09:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/251Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarianPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oairevistaagrarian@ufgd.edu.br||1984-25381984-252Xopendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai2018-06-11T09:09:21Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho agronômico do milho em sistema de adubação verde
title Desempenho agronômico do milho em sistema de adubação verde
spellingShingle Desempenho agronômico do milho em sistema de adubação verde
Conte e Castro, Ana Maria
adubação verde
física de solo
Zea mays.
title_short Desempenho agronômico do milho em sistema de adubação verde
title_full Desempenho agronômico do milho em sistema de adubação verde
title_fullStr Desempenho agronômico do milho em sistema de adubação verde
title_full_unstemmed Desempenho agronômico do milho em sistema de adubação verde
title_sort Desempenho agronômico do milho em sistema de adubação verde
author Conte e Castro, Ana Maria
author_facet Conte e Castro, Ana Maria
Prezotto, André Luiz
author_role author
author2 Prezotto, André Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conte e Castro, Ana Maria
Prezotto, André Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv adubação verde
física de solo
Zea mays.
topic adubação verde
física de solo
Zea mays.
description A técnica conhecida por adubação verde, baseia-se na utilização de outras culturas, que mesmo sem fins comerciais diretamente, podem melhorar os resultados de grandes culturas. A adubação verde tem efeitos diferenciados sobre o solo, principalmente como fonte de nutrientes, destacando-se o nitrogênio. Objetivou se avaliar o desenvolvimento da cultura do milho e as características físicas do solo após utilização de diferentes adubos verde. O experimento foi conduzido na área de cultivo protegido.O delineamento experimental utilizado foi o de blocos inteiramente casualizados (DBC), com repetições. Os tratamentos foram constituídos por quatro tipos diferentes de adubos verdes, foram utilizados: estilosantes Campo Grande (T2), feijão de porco (T3), feijão guandu (T4), mucuna branca (T5), e um tratamento testemunha (T1), totalizando 5 tratamentos. Cada unidade experimental foi composta de 3 linhas de milho, espaçadas 0,70 m entre linhas por 2,0 m de comprimento, com aplicação dos adubos verde nas entre linhas. Aos 45 e 80 dias 15 após a emergência (DAE), procederam-se as avaliações da altura da planta, diâmetro do colmo, sendo também avaliado as 80 DAE, a altura da inserção da primeira espiga e analise de solos para obtenção das características físicas do solo. Houve diferenças significativas para as variáveis altura da planta e diâmetro do colmo. Para a característica altura de inserção da primeira espiga não foram verificadas diferenças significativa entre os tratamentos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/251
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/251/204
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
dc.source.none.fl_str_mv Agrarian; v. 1 n. 2 (2008); 35-44
Agrarian Journal; Vol. 1 No. 2 (2008); 35-44
1984-2538
reponame:Agrarian (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Agrarian (Dourados. Online)
collection Agrarian (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistaagrarian@ufgd.edu.br||
_version_ 1792205855674859520