Responsabilidade social das empresas: a percepção dos alunos de graduação dos cursos de administração e ciências contábeis de duas instituições de ensino douradenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Tammi Juliene Leite de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3508
Resumo: Em face de uma crescente concorrência de um mercado com consumidores cada vez mais exigentes e informados sobre os bens, produtos e serviços que consomem e o impacto que os mesmos geram no meio ambiente e na sociedade, o que por consequência demanda dos gestores conhecimento e um posicionamento que não confronte os vários interesses dos consumidores, colaboradores e stakeholders que norteiam a organização o presente estudo buscou analisar a percepção dos graduandos de Administração e Ciências Contábeis de duas instituições de ensino douradenses sobre quatro perspectivas conceituais de Responsabilidade Social Empresarial. Os resultados mostraram que a perspectiva mais bem aceita pela maioria dos graduandos das duas instituições de ensino analisadas foi a perspectiva da Ação Social, tal perspectiva, segundo os estudiosos da temática da Responsabilidade Social Empresarial, não se enquadra em uma linha de pensamento e atitudes condizentes com uma postura socialmente responsável, mas gera um atendimento imediato das necessidades da sociedade. Conhecer a perspectivas mais bem aceitas e bem avaliadas pelos graduandos permite entender como se delineia o futuro próximo da Responsabilidade Social Empresarial da região em que os mesmos estão inseridos ou estarão inseridos.
id UFGD-2_78e1caa27fb8904d3b20ee8e458f0c00
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/3508
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str 2116
spelling Binotto, Erlainehttp://lattes.cnpq.br/5823505442014380Almeida, Vera Luci dehttp://lattes.cnpq.br/8408015140460052Galão, Fabiano Palhareshttp://lattes.cnpq.br/7717775646024629http://lattes.cnpq.br/1501652848494407Aguiar, Tammi Juliene Leite de2020-07-07T13:26:29Z2020-07-07T13:26:29Z2014AGUIAR, Tammi Juliene Leite de. Responsabilidade social das empresas: a percepção dos alunos de graduação dos cursos de administração e ciências contábeis de duas instituições de ensino douradenses. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3508Em face de uma crescente concorrência de um mercado com consumidores cada vez mais exigentes e informados sobre os bens, produtos e serviços que consomem e o impacto que os mesmos geram no meio ambiente e na sociedade, o que por consequência demanda dos gestores conhecimento e um posicionamento que não confronte os vários interesses dos consumidores, colaboradores e stakeholders que norteiam a organização o presente estudo buscou analisar a percepção dos graduandos de Administração e Ciências Contábeis de duas instituições de ensino douradenses sobre quatro perspectivas conceituais de Responsabilidade Social Empresarial. Os resultados mostraram que a perspectiva mais bem aceita pela maioria dos graduandos das duas instituições de ensino analisadas foi a perspectiva da Ação Social, tal perspectiva, segundo os estudiosos da temática da Responsabilidade Social Empresarial, não se enquadra em uma linha de pensamento e atitudes condizentes com uma postura socialmente responsável, mas gera um atendimento imediato das necessidades da sociedade. Conhecer a perspectivas mais bem aceitas e bem avaliadas pelos graduandos permite entender como se delineia o futuro próximo da Responsabilidade Social Empresarial da região em que os mesmos estão inseridos ou estarão inseridos.Considering the growing competition from a market with increasingly demanding and informed about the products and services that they consume and the impact that they generate on the environment and society consumers, which consequently demand for knowledge managers and placement to not confront the various interests of consumers, employees and stakeholders. Based on the above, this study aimed to analyze the perception of undergraduate students of business Administration and Accounting from two institutions from the city of Dourados, teaching on four conceptual perspectives of corporate social responsibility. The results showed that the prospect more accepted by most graduates of two schools examined was the prospect of Social Action, such a perspective, according to scholars of the topic of Corporate Social Responsibility does not fit on one line of thought and attitudes consistent with a socially responsible attitude, but generates an immediate response to the needs of society. Knowing more accepted perspectives and positively evaluated by undergraduates lets understand how outlines the near future of corporate social responsibility in the region in which they operate or be inserted.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-07-07T13:26:29Z No. of bitstreams: 1 TammiJulieneLeitedeAguiar.pdf: 1111282 bytes, checksum: bc256b54dcf9bfb833abf4b84fa8a152 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-07T13:26:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TammiJulieneLeitedeAguiar.pdf: 1111282 bytes, checksum: bc256b54dcf9bfb833abf4b84fa8a152 (MD5) Previous issue date: 2014porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOResponsabilidade socialEconomiaAção socialCompetitividadeSocial responsibilityEconomySocial actionCompetitivenessResponsabilidade social das empresas: a percepção dos alunos de graduação dos cursos de administração e ciências contábeis de duas instituições de ensino douradensesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTTammiJulieneLeitedeAguiar.pdf.txtTammiJulieneLeitedeAguiar.pdf.txtExtracted texttext/plain129220https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3508/3/TammiJulieneLeitedeAguiar.pdf.txtf05ab893c439da2eb01e170caf02b27aMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3508/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALTammiJulieneLeitedeAguiar.pdfTammiJulieneLeitedeAguiar.pdfapplication/pdf1111282https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3508/1/TammiJulieneLeitedeAguiar.pdfbc256b54dcf9bfb833abf4b84fa8a152MD51prefix/35082023-09-14 02:28:03.813oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T06:28:03Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Responsabilidade social das empresas: a percepção dos alunos de graduação dos cursos de administração e ciências contábeis de duas instituições de ensino douradenses
title Responsabilidade social das empresas: a percepção dos alunos de graduação dos cursos de administração e ciências contábeis de duas instituições de ensino douradenses
spellingShingle Responsabilidade social das empresas: a percepção dos alunos de graduação dos cursos de administração e ciências contábeis de duas instituições de ensino douradenses
Aguiar, Tammi Juliene Leite de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Responsabilidade social
Economia
Ação social
Competitividade
Social responsibility
Economy
Social action
Competitiveness
title_short Responsabilidade social das empresas: a percepção dos alunos de graduação dos cursos de administração e ciências contábeis de duas instituições de ensino douradenses
title_full Responsabilidade social das empresas: a percepção dos alunos de graduação dos cursos de administração e ciências contábeis de duas instituições de ensino douradenses
title_fullStr Responsabilidade social das empresas: a percepção dos alunos de graduação dos cursos de administração e ciências contábeis de duas instituições de ensino douradenses
title_full_unstemmed Responsabilidade social das empresas: a percepção dos alunos de graduação dos cursos de administração e ciências contábeis de duas instituições de ensino douradenses
title_sort Responsabilidade social das empresas: a percepção dos alunos de graduação dos cursos de administração e ciências contábeis de duas instituições de ensino douradenses
author Aguiar, Tammi Juliene Leite de
author_facet Aguiar, Tammi Juliene Leite de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Binotto, Erlaine
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5823505442014380
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Almeida, Vera Luci de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8408015140460052
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Galão, Fabiano Palhares
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7717775646024629
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1501652848494407
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Tammi Juliene Leite de
contributor_str_mv Binotto, Erlaine
Almeida, Vera Luci de
Galão, Fabiano Palhares
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Responsabilidade social
Economia
Ação social
Competitividade
Social responsibility
Economy
Social action
Competitiveness
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social
Economia
Ação social
Competitividade
dc.subject.eng.fl_str_mv Social responsibility
Economy
Social action
Competitiveness
description Em face de uma crescente concorrência de um mercado com consumidores cada vez mais exigentes e informados sobre os bens, produtos e serviços que consomem e o impacto que os mesmos geram no meio ambiente e na sociedade, o que por consequência demanda dos gestores conhecimento e um posicionamento que não confronte os vários interesses dos consumidores, colaboradores e stakeholders que norteiam a organização o presente estudo buscou analisar a percepção dos graduandos de Administração e Ciências Contábeis de duas instituições de ensino douradenses sobre quatro perspectivas conceituais de Responsabilidade Social Empresarial. Os resultados mostraram que a perspectiva mais bem aceita pela maioria dos graduandos das duas instituições de ensino analisadas foi a perspectiva da Ação Social, tal perspectiva, segundo os estudiosos da temática da Responsabilidade Social Empresarial, não se enquadra em uma linha de pensamento e atitudes condizentes com uma postura socialmente responsável, mas gera um atendimento imediato das necessidades da sociedade. Conhecer a perspectivas mais bem aceitas e bem avaliadas pelos graduandos permite entender como se delineia o futuro próximo da Responsabilidade Social Empresarial da região em que os mesmos estão inseridos ou estarão inseridos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-07T13:26:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-07T13:26:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AGUIAR, Tammi Juliene Leite de. Responsabilidade social das empresas: a percepção dos alunos de graduação dos cursos de administração e ciências contábeis de duas instituições de ensino douradenses. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3508
identifier_str_mv AGUIAR, Tammi Juliene Leite de. Responsabilidade social das empresas: a percepção dos alunos de graduação dos cursos de administração e ciências contábeis de duas instituições de ensino douradenses. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFGD
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3508/3/TammiJulieneLeitedeAguiar.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3508/2/license.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3508/1/TammiJulieneLeitedeAguiar.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f05ab893c439da2eb01e170caf02b27a
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bc256b54dcf9bfb833abf4b84fa8a152
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798042082756001792