A Busca do Teko Araguyje (jeito sagrado de ser) nas retomadas territoriais Guarani e Kaiowá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benites, Eliel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4591
Resumo: Esta tese objetivou compreender o processo da busca do teko araguyje (modo de ser maduro, preparado e perfeito através do tempo), levando em consideração a existência dos Guarani e Kaiowá dentro e fora da reserva Te’yikue (município de Caarapó – Mato Grosso do Sul). A análise partiu de relatos de trajetórias de vida de cada jekoha (sustentadores da memória, os mais antigos) para edificar a estrutura e organização da tese. Apontamos como hipótese que a mobilidade atual é uma parcela visível da grande caminhada dos Guarani e Kaiowá na busca do aperfeiçoamento sucessivo para a plenitude do ser, o teko araguyje. Por isso, buscamos entender as razões e as forças propulsoras da mobilidade através da descrição analítica da realidade da Te’yikue, verificando os esforços de muitas famílias em constituir o “tekoharã”. Esse esforço foi construído pela ótica dos conceitos tradicionais dialogando com os saberes dos campos da geografia e da antropologia, sobretudo em aproximação aos conceitos de espaçotempo, lugar e movimento. Estudar esse movimento permitiu entender a mobilidade dos guardiões (divindades), para então entender a própria mobilidade dos humanos, como o seu reflexo. Os vestígios deixados nas trajetórias dessa busca do teko araguyje são entendidos como objetos/coisas que também compões o lugar/o tekoha, orientando a própria metodologia, enquanto a análise dos “meios técnicos” possibilitou a recomposição desses lugares através do reavivamento das trajetórias da vida dos viajantes. Assim, pudemos nos despir do olhar dos não indígenas para entender a lógica da existência do nosso povo Guarani e kaiowá, construindo uma análise a partri dos conceitos tradicionais e dos grandes sistemas Guarani e Kaiowá modeladores dos lugares – o que não excluiu, no entanto, a análise relacional com o mundo não indígena como condição importante para a caracterização e reconstrução dos tekoha em áreas de retomada. Concluímos que a insistência da busca do teko araguyje é parte da lógica de acessar, cada vez mais, a riqueza da “ideia da humanidade” guardada pelos guardiões de maior potência. A vida sagrada vivenciada pelos ñanderu e ñandesy no mundo terreno, mesmo que seja grandiosa na ótica dos guardiões, ainda é introdutória. Por isso, a tese aponta que a fonte do teko araguyje é a “ideia verdadeira da humanidade”, sustentada pela morada de ñanderuvusu e dos grandes guardiões, podendo ser acessada através da construção da “aldeia sagrada”, o tekoha araguyje, como condição para superar toda crise imposta pela sociedade não indígena.
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A análise partiu de relatos de trajetórias de vida de cada jekoha (sustentadores da memória, os mais antigos) para edificar a estrutura e organização da tese. Apontamos como hipótese que a mobilidade atual é uma parcela visível da grande caminhada dos Guarani e Kaiowá na busca do aperfeiçoamento sucessivo para a plenitude do ser, o teko araguyje. Por isso, buscamos entender as razões e as forças propulsoras da mobilidade através da descrição analítica da realidade da Te’yikue, verificando os esforços de muitas famílias em constituir o “tekoharã”. Esse esforço foi construído pela ótica dos conceitos tradicionais dialogando com os saberes dos campos da geografia e da antropologia, sobretudo em aproximação aos conceitos de espaçotempo, lugar e movimento. Estudar esse movimento permitiu entender a mobilidade dos guardiões (divindades), para então entender a própria mobilidade dos humanos, como o seu reflexo. Os vestígios deixados nas trajetórias dessa busca do teko araguyje são entendidos como objetos/coisas que também compões o lugar/o tekoha, orientando a própria metodologia, enquanto a análise dos “meios técnicos” possibilitou a recomposição desses lugares através do reavivamento das trajetórias da vida dos viajantes. Assim, pudemos nos despir do olhar dos não indígenas para entender a lógica da existência do nosso povo Guarani e kaiowá, construindo uma análise a partri dos conceitos tradicionais e dos grandes sistemas Guarani e Kaiowá modeladores dos lugares – o que não excluiu, no entanto, a análise relacional com o mundo não indígena como condição importante para a caracterização e reconstrução dos tekoha em áreas de retomada. Concluímos que a insistência da busca do teko araguyje é parte da lógica de acessar, cada vez mais, a riqueza da “ideia da humanidade” guardada pelos guardiões de maior potência. A vida sagrada vivenciada pelos ñanderu e ñandesy no mundo terreno, mesmo que seja grandiosa na ótica dos guardiões, ainda é introdutória. Por isso, a tese aponta que a fonte do teko araguyje é a “ideia verdadeira da humanidade”, sustentada pela morada de ñanderuvusu e dos grandes guardiões, podendo ser acessada através da construção da “aldeia sagrada”, o tekoha araguyje, como condição para superar toda crise imposta pela sociedade não indígena.Kóa ko tese rupive oikuaase kuri mba’éichapa jaipyhy pe teko araguyje (ñande reko ete, teko aguyje ha iporãva ára rehe), umi oikóva Guarani ha Kaiowá pe reserva Te’yikue ryepýpe ha oka kotyo. Oñembohesa reko kuri mandu’a mba’éipacha ymã oiko araka’e umi jekoha kuéra (oñongatúva, arandu ymã guare, umi iñarandúva) omoĩ porã haguã kóa ko tese. Roikuãve’ẽ hipóteses ramo, ko ñande guata ko’ãgagua ou va’ekue ymã guivéma, jeguata puku Guarani ha Kaiowá oñembohete moatyrõ, iporã haguã pe teko araguyje rupive. Upéagui, ojeporeka kuri resakã haguã mba’éguipa ha mba’épa omboguata uka, jehai arandu rupive umi oikóva Te’yikuépe rehegua, ohecha ave mba’éichapa oñemombarete umi ñemoñare kuéra omopu’ãvo “tekoharã” Crespe (2015), pe yvy fazendeiro mba’ejehu haguépe. Pe oñemombarete háicha, ojehecha kuri ñande arandu ete rupive, ha, oñemongeta joaju, kuri, arandu geografia ha antropologia pegua ndive kuri, oikuãve’ẽva arandu ára, tekoha ha jeguata rehegua. Upéagui, ñañemo’arandu jeguata rehegua, omohesakã uka mba’éicha oguata umi teko jára kuéra (oñangarekóva opavave rehe), resakã haguã mba’éichapa oguata yvypóra kuéra oipyhýva ichugui. Hapykuere oheja va’ekue oho jave teko araguyje rapykuéri ohecha kuri objeto ramo ojapo haguã ko pesquisa – tekoha-, omohesakãva tape, oho haguã ko arandu, ha, umi técnicas katu ogueropu’ã umi tekohague, omoĩgove jevývo mandu’a mba’éichapa oiko araka’e umi oguatáva. Upéicha, ikatu kuri oñemomombyry che hegui karai kuéra resa, ahecha porã haguã mba’éichapa gueko tee ñande kuéra Guarani ha Kaiowá, omoĩ haguã tesa reko ñande arandu ete rupive, mba’éichapa karai kuéra reko oguãhẽ ha oguereko ñande rekoha, umi karai reko, ohecha porã haguã mba’éichapa ogueropu’ã tekoha pyahu retomada pe. Ñaguãhẽvo ijapýpe jahecha porã voi mba’éguipa ojegueruse voi pe teko araguyje, oheko rupityse voi heta ára rehe pe “tekoete avye’ỹ” oñeñongatúva umi teko jára kuéra imbaretéva. Teko marangatu oguerekóva ñanderu ha ñandesy ko yvy ape ári, tuichague ramo jepe, umi teko járape, michĩ ete gueteri voi. Upéagui, ko tese oikuãve’ẽ, pe teko araguyjery, añetegua voi teko, oĩme hina ñanderuvusu oiko hápe ha pe teko jára kuéra oĩme hápe, ombojehúva ñane pyrũha, ikatúne jaheko hupity ñamopu’ã ramo añetegua tekoha tee, he’íva tekoha araguyje, ikatu haguã ñane mbarete umi mba’e vai oguerúva ha omoĩva ñandéve karai kuéra reko.This thesis aimed to understand the process of searching for teko araguyje (way of being, mature, prepared and perfect over time), taking into account the existence of the Guarani and Kaiowá inside and outside the Te’yikue reserve. The analysis started from the account of the life trajectory of each jekoha (memory supporter, the oldest) to build the organization structure of the thesis. We point out as hypotheses, that, the current mobility is a visible part of the great journey of the Guarani and Kaiowá in the search for the successive improvement for the fullness of being, the teko araguyje. For this reason, it sought to understand the reasons and driving forces of mobility through the analytical description of the reality of Te’yikue, verifying the efforts of many families, in constituting the “tekoharã” Crespe (2015), in an area formerly considered a farm. This effort was seen through the perspective of traditional concepts, which dialogued with the knowledge of the field of geography and anthropology regarding the concept of time-space, place and movement. Therefore, studying this movement made it possible to understand the mobility of guardians (deities), to understand the mobility of humans as their reflection. The traces left in the trajectory in this search for teko araguyje are seen as the object of the research - the place / tekoha-, which guides the methodology itself, and the technical means aimed at the recomposition of these places, through the revival of the trajectories of the travelers' lives. In this way, I was able to undress the eyes of non-indigenous people to understand the logic of the existence of our Guarani and Kaiowá people, allowing us to analyze, from the perspective of traditional concepts, the great systems that shape the places, the nonindigenous world, in order to characterize the reconstruction of the tekoha in the resumption areas. We conclude that the insistence of the search for teko araguyje, is in the logic of accessing, more and more, the wealth of the “idea of humanity” guarded by the guardians of greater power. The sacred life experienced by the ñanderu and ñandesy in the earthly world, even if they are great, in the view of the guardians, is still introductory. Therefore, the thesis points out that the source of teko araguyje, the true idea of humanity, lies in the home of the ñanderuvusu and the great guardians, who support the land system, which can be accessed through construction and a sacred village, the tekoha araguyje, to overcome the entire crisis imposed by non-indigenous societySubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-07-22T20:02:47Z No. of bitstreams: 1 ElielBenites.pdf: 7562503 bytes, checksum: 2bf38f561c61e3df17af8c62bc65461a (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-22T20:02:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ElielBenites.pdf: 7562503 bytes, checksum: 2bf38f561c61e3df17af8c62bc65461a (MD5) Previous issue date: 2021-06-18porUniversidade Federal da Grande DouradosPrograma de pós-graduação em GeografiaUFGDBrasilFaculdade de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAPovos indígenas - Guarani-KaiowáCulturas indígenasTerra indígenaIndigenous peoples - Guarani-KaiowáIndigenous cultureIndigenous landsA Busca do Teko Araguyje (jeito sagrado de ser) nas retomadas territoriais Guarani e KaiowáTeko Araguyje (teko ñemoatyrõ, ñemoĩ porã ha ára rehe) jeporeka, pe retomada oikoha kotyo Guarani ha KaiowáThe search for Teko Araguyje (way of being, mature, prepared and perfect over time) in the Guarani and Kaiowá territorialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTElielBenites.pdf.txtElielBenites.pdf.txtExtracted texttext/plain767495https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4591/4/ElielBenites.pdf.txt86fa9e3f5cd2e87f01d0598495b49ba5MD54ORIGINALElielBenites.pdfElielBenites.pdfapplication/pdf9719152https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4591/3/ElielBenites.pdfd290e50a2904140a940ec2a847892933MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4591/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52prefix/45912023-09-14 02:49:20.321oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T06:49:20Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
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