Em tempos de fascismo social, calar é consentir: Direitos Humanos no contexto do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande/RS e a realidade denunciada por Boaventura de Sousa Santos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Jean Lucca de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dias, Renato Duro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Videre (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/5501
Resumo: Este artigo problematiza a educação superior jurídica e as potencialidades que o ensino do direito pode trazer para a pós-modernidade, especialmente as práticas em direitos humanos. Em tempos de fascismo em que índices de intolerância, violência e desagregação social se expressam de maneira acentuada, calar é consentir. Neste sentido, a educação não pode ser vista nem tratada de forma isolada e desconexa com os outros contextos, envolvendo, assim, aspectos da dupla obrigação política qual seja, vertical e horizontal, na qual nos encontramos. Igualmente, o Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, no Rio Grande do Sul, neste conjunto, parece estar comprometido com a transformação das relações sectárias que definem a sociedade contemporânea. A Universidade deve ter por responsabilidade e princípio o fomento de novas formas de ação e interação pautadas pela solidariedade e pelo trabalho colaborativo, com vistas a consolidar uma prática social que priorize o cuidado com o outro, fortalecendo os sentimentos de pertença, segurança e confiança. Um processo de democratização, descolonização e desmercadorização que objetiva, sobretudo, a construção de ensino jurídico baseado nos direitos humanos e na justiça social. A investigação de abordagem qualitativa está alicerçada em uma revisão de literatura e na análise das mensagens sociológicas expressas nos documentos curriculares, projetos políticos pedagógicos e planos de ensino.
id UFGD-3_7fa15ca470b10b5d2cc669eb87919d24
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5501
network_acronym_str UFGD-3
network_name_str Revista Videre (Online)
repository_id_str
spelling Em tempos de fascismo social, calar é consentir: Direitos Humanos no contexto do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande/RS e a realidade denunciada por Boaventura de Sousa Santos.Fascismo. Violência. Direitos Humanos. Educação Jurídica. Universidade.Este artigo problematiza a educação superior jurídica e as potencialidades que o ensino do direito pode trazer para a pós-modernidade, especialmente as práticas em direitos humanos. Em tempos de fascismo em que índices de intolerância, violência e desagregação social se expressam de maneira acentuada, calar é consentir. Neste sentido, a educação não pode ser vista nem tratada de forma isolada e desconexa com os outros contextos, envolvendo, assim, aspectos da dupla obrigação política qual seja, vertical e horizontal, na qual nos encontramos. Igualmente, o Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, no Rio Grande do Sul, neste conjunto, parece estar comprometido com a transformação das relações sectárias que definem a sociedade contemporânea. A Universidade deve ter por responsabilidade e princípio o fomento de novas formas de ação e interação pautadas pela solidariedade e pelo trabalho colaborativo, com vistas a consolidar uma prática social que priorize o cuidado com o outro, fortalecendo os sentimentos de pertença, segurança e confiança. Um processo de democratização, descolonização e desmercadorização que objetiva, sobretudo, a construção de ensino jurídico baseado nos direitos humanos e na justiça social. A investigação de abordagem qualitativa está alicerçada em uma revisão de literatura e na análise das mensagens sociológicas expressas nos documentos curriculares, projetos políticos pedagógicos e planos de ensino.EDITORA - UFGD2018-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/550110.30612/videre.v10i19.5501Revista Videre; v. 10 n. 19 (2018): Revista Videre; 350-3652177-7837reponame:Revista Videre (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/5501/4440Copyright (c) 2018 REVISTA VIDERE DA FACULDADE DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFGDinfo:eu-repo/semantics/openAccessBecker, Jean Lucca de OliveiraDias, Renato Duro2019-05-03T19:03:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5501Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/viderePUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oaihttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oai2177-78372177-2150opendoar:2019-05-03T19:03:09Revista Videre (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Em tempos de fascismo social, calar é consentir: Direitos Humanos no contexto do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande/RS e a realidade denunciada por Boaventura de Sousa Santos.
title Em tempos de fascismo social, calar é consentir: Direitos Humanos no contexto do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande/RS e a realidade denunciada por Boaventura de Sousa Santos.
spellingShingle Em tempos de fascismo social, calar é consentir: Direitos Humanos no contexto do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande/RS e a realidade denunciada por Boaventura de Sousa Santos.
Becker, Jean Lucca de Oliveira
Fascismo. Violência. Direitos Humanos. Educação Jurídica. Universidade.
title_short Em tempos de fascismo social, calar é consentir: Direitos Humanos no contexto do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande/RS e a realidade denunciada por Boaventura de Sousa Santos.
title_full Em tempos de fascismo social, calar é consentir: Direitos Humanos no contexto do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande/RS e a realidade denunciada por Boaventura de Sousa Santos.
title_fullStr Em tempos de fascismo social, calar é consentir: Direitos Humanos no contexto do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande/RS e a realidade denunciada por Boaventura de Sousa Santos.
title_full_unstemmed Em tempos de fascismo social, calar é consentir: Direitos Humanos no contexto do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande/RS e a realidade denunciada por Boaventura de Sousa Santos.
title_sort Em tempos de fascismo social, calar é consentir: Direitos Humanos no contexto do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande/RS e a realidade denunciada por Boaventura de Sousa Santos.
author Becker, Jean Lucca de Oliveira
author_facet Becker, Jean Lucca de Oliveira
Dias, Renato Duro
author_role author
author2 Dias, Renato Duro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker, Jean Lucca de Oliveira
Dias, Renato Duro
dc.subject.por.fl_str_mv Fascismo. Violência. Direitos Humanos. Educação Jurídica. Universidade.
topic Fascismo. Violência. Direitos Humanos. Educação Jurídica. Universidade.
description Este artigo problematiza a educação superior jurídica e as potencialidades que o ensino do direito pode trazer para a pós-modernidade, especialmente as práticas em direitos humanos. Em tempos de fascismo em que índices de intolerância, violência e desagregação social se expressam de maneira acentuada, calar é consentir. Neste sentido, a educação não pode ser vista nem tratada de forma isolada e desconexa com os outros contextos, envolvendo, assim, aspectos da dupla obrigação política qual seja, vertical e horizontal, na qual nos encontramos. Igualmente, o Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, no Rio Grande do Sul, neste conjunto, parece estar comprometido com a transformação das relações sectárias que definem a sociedade contemporânea. A Universidade deve ter por responsabilidade e princípio o fomento de novas formas de ação e interação pautadas pela solidariedade e pelo trabalho colaborativo, com vistas a consolidar uma prática social que priorize o cuidado com o outro, fortalecendo os sentimentos de pertença, segurança e confiança. Um processo de democratização, descolonização e desmercadorização que objetiva, sobretudo, a construção de ensino jurídico baseado nos direitos humanos e na justiça social. A investigação de abordagem qualitativa está alicerçada em uma revisão de literatura e na análise das mensagens sociológicas expressas nos documentos curriculares, projetos políticos pedagógicos e planos de ensino.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/5501
10.30612/videre.v10i19.5501
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/5501
identifier_str_mv 10.30612/videre.v10i19.5501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/5501/4440
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA VIDERE DA FACULDADE DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFGD
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA VIDERE DA FACULDADE DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFGD
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA - UFGD
publisher.none.fl_str_mv EDITORA - UFGD
dc.source.none.fl_str_mv Revista Videre; v. 10 n. 19 (2018): Revista Videre; 350-365
2177-7837
reponame:Revista Videre (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Revista Videre (Online)
collection Revista Videre (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Videre (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oai
_version_ 1754565408756596736