O lugar discursivo da formação de professores para justiça social nos projetos pedagógicos dos cursos de letras-inglês das universidades públicas do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Claudia Cury Calia de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17161
Resumo:  Sob à luz dos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (Bronckart, 2009; Machado, Bronckart, 2007) e dos conceitos elencados a partir da Pedagogia Crítica (Freire, 2015a, 2015b; Apple, 2006), esta pesquisa, de cunho qualitativo, buscar articular a formação de professores de línguas aos estudos de justiça social. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo mapear as ações de justiça social nos cursos de Letras - Inglês das universidades públicas do Paraná. Nossos dados são compostos pelos projetos pedagógicos (PP) dos cursos de Letras (Inglês) das universidades elencadas. Nossos procedimentos de análise contemplam a identificação do conceito de justiça social nos documentos analisados a partir dos critérios da análise contextual (Bronckart, 2007). Os resultados indicam que, embora diversas ações de justiça social sejam realizadas no ambito dessa formação, os planos pedagógicos abordam parcialmente esses aspectos no perfil profissional do aluno.
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