O lugar discursivo da formação de professores para justiça social nos projetos pedagógicos dos cursos de letras-inglês das universidades públicas do Paraná
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17161 |
Resumo: | Sob à luz dos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (Bronckart, 2009; Machado, Bronckart, 2007) e dos conceitos elencados a partir da Pedagogia Crítica (Freire, 2015a, 2015b; Apple, 2006), esta pesquisa, de cunho qualitativo, buscar articular a formação de professores de línguas aos estudos de justiça social. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo mapear as ações de justiça social nos cursos de Letras - Inglês das universidades públicas do Paraná. Nossos dados são compostos pelos projetos pedagógicos (PP) dos cursos de Letras (Inglês) das universidades elencadas. Nossos procedimentos de análise contemplam a identificação do conceito de justiça social nos documentos analisados a partir dos critérios da análise contextual (Bronckart, 2007). Os resultados indicam que, embora diversas ações de justiça social sejam realizadas no ambito dessa formação, os planos pedagógicos abordam parcialmente esses aspectos no perfil profissional do aluno. |
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O lugar discursivo da formação de professores para justiça social nos projetos pedagógicos dos cursos de letras-inglês das universidades públicas do Paranáresponsabilidade socialformação de professoragir docente Sob à luz dos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (Bronckart, 2009; Machado, Bronckart, 2007) e dos conceitos elencados a partir da Pedagogia Crítica (Freire, 2015a, 2015b; Apple, 2006), esta pesquisa, de cunho qualitativo, buscar articular a formação de professores de línguas aos estudos de justiça social. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo mapear as ações de justiça social nos cursos de Letras - Inglês das universidades públicas do Paraná. Nossos dados são compostos pelos projetos pedagógicos (PP) dos cursos de Letras (Inglês) das universidades elencadas. Nossos procedimentos de análise contemplam a identificação do conceito de justiça social nos documentos analisados a partir dos critérios da análise contextual (Bronckart, 2007). Os resultados indicam que, embora diversas ações de justiça social sejam realizadas no ambito dessa formação, os planos pedagógicos abordam parcialmente esses aspectos no perfil profissional do aluno.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2023-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartículo revisado por parespeer-reviewed articleartigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1716110.30612/raido.v17i44.17161Raído; v. 17 n. 44 (2023): Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem; 318-3381984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17161/9845 Souza, Ana Claudia Cury Calia deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T18:42:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17161Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2023-12-14T18:42:30Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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