Ler o texto, fitar a imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scamparini, Julia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6328
Resumo: A partir da perspectiva do leitor, será analisado o uso de fotografias no romance Divórcio, de Ricardo Lísias. Parte-se da premissa de que imagens técnicas, ao serem impressas num livro classificado como romance, ou seja, num dispositivo literário, operam uma transgressão, no sentido iseriano (ano), trazendo à tona a tríade real-fictício-imaginário. Esta cristalização do fazer ficcional parte do caráter autoficcional do romance e chega nas fotografias, lidas inicialmente como documentos históricos, consequência de uma orientação cognitivo-antropológica da recepção. As fotografias comparecem, assim, como elementos ambíguos, que chamam atenção não só para sua imagem como também para seu meio, isto é, a fotografia enquanto dispositivo, e tudo o que ela representa contemporaneamente, ou seja, fora de um romance. Uma reflexão que retornará para a literatura tida também enquanto mídia/dispositivo fecha o ciclo do projeto artístico intermedial que é o romance Divórcio.
id UFGD-4_4c01ef854a48718deeae224454696060
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6328
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Ler o texto, fitar a imagemAutoficção. Recepção. Fotografia. Dispositivo.A partir da perspectiva do leitor, será analisado o uso de fotografias no romance Divórcio, de Ricardo Lísias. Parte-se da premissa de que imagens técnicas, ao serem impressas num livro classificado como romance, ou seja, num dispositivo literário, operam uma transgressão, no sentido iseriano (ano), trazendo à tona a tríade real-fictício-imaginário. Esta cristalização do fazer ficcional parte do caráter autoficcional do romance e chega nas fotografias, lidas inicialmente como documentos históricos, consequência de uma orientação cognitivo-antropológica da recepção. As fotografias comparecem, assim, como elementos ambíguos, que chamam atenção não só para sua imagem como também para seu meio, isto é, a fotografia enquanto dispositivo, e tudo o que ela representa contemporaneamente, ou seja, fora de um romance. Uma reflexão que retornará para a literatura tida também enquanto mídia/dispositivo fecha o ciclo do projeto artístico intermedial que é o romance Divórcio.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/632810.30612/raido.v11i28.6328Raído; v. 11 n. 28 (2017); 96-1071984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6328/4019Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessScamparini, Julia2019-07-05T16:37:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6328Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-05T16:37:12Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Ler o texto, fitar a imagem
title Ler o texto, fitar a imagem
spellingShingle Ler o texto, fitar a imagem
Scamparini, Julia
Autoficção. Recepção. Fotografia. Dispositivo.
title_short Ler o texto, fitar a imagem
title_full Ler o texto, fitar a imagem
title_fullStr Ler o texto, fitar a imagem
title_full_unstemmed Ler o texto, fitar a imagem
title_sort Ler o texto, fitar a imagem
author Scamparini, Julia
author_facet Scamparini, Julia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scamparini, Julia
dc.subject.por.fl_str_mv Autoficção. Recepção. Fotografia. Dispositivo.
topic Autoficção. Recepção. Fotografia. Dispositivo.
description A partir da perspectiva do leitor, será analisado o uso de fotografias no romance Divórcio, de Ricardo Lísias. Parte-se da premissa de que imagens técnicas, ao serem impressas num livro classificado como romance, ou seja, num dispositivo literário, operam uma transgressão, no sentido iseriano (ano), trazendo à tona a tríade real-fictício-imaginário. Esta cristalização do fazer ficcional parte do caráter autoficcional do romance e chega nas fotografias, lidas inicialmente como documentos históricos, consequência de uma orientação cognitivo-antropológica da recepção. As fotografias comparecem, assim, como elementos ambíguos, que chamam atenção não só para sua imagem como também para seu meio, isto é, a fotografia enquanto dispositivo, e tudo o que ela representa contemporaneamente, ou seja, fora de um romance. Uma reflexão que retornará para a literatura tida também enquanto mídia/dispositivo fecha o ciclo do projeto artístico intermedial que é o romance Divórcio.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6328
10.30612/raido.v11i28.6328
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6328
identifier_str_mv 10.30612/raido.v11i28.6328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6328/4019
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 11 n. 28 (2017); 96-107
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754574511441707008