O letramento como atividade de apropriação de gêneros textuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Eliana Merlin Deganutti de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/797
Resumo: Pensando na importância do ensino da Língua Portuguesa nas escolas a partir de um ponto de vista do(s) letramento(s), ou seja, não tendo como foco o ensino da decodificação do sistema linguístico, em seus aspectos puramente formais, mas a língua vista em sua manifestação discursivo-textual, e tendo o processo de interação interpessoal como seu espaço de intersecção, é que, neste artigo, apresenta-se uma discussão acerca das concepções de alfabetização, letramento e ensino da língua por meio de gêneros textuais. Para complementar a discussão, traz-se uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa das séries iniciais, com o intuito de verificar o posicionamento do documento em relação às práticas de alfabetização e letramento escolar, bem como a sua abordagem no que se refere ao ensino da língua mediado por gêneros de textos.
id UFGD-4_519773810c8f913a70f4be89948e1977
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/797
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling O letramento como atividade de apropriação de gêneros textuaisAlfabetização. Letramento. Gêneros textuais.Pensando na importância do ensino da Língua Portuguesa nas escolas a partir de um ponto de vista do(s) letramento(s), ou seja, não tendo como foco o ensino da decodificação do sistema linguístico, em seus aspectos puramente formais, mas a língua vista em sua manifestação discursivo-textual, e tendo o processo de interação interpessoal como seu espaço de intersecção, é que, neste artigo, apresenta-se uma discussão acerca das concepções de alfabetização, letramento e ensino da língua por meio de gêneros textuais. Para complementar a discussão, traz-se uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa das séries iniciais, com o intuito de verificar o posicionamento do documento em relação às práticas de alfabetização e letramento escolar, bem como a sua abordagem no que se refere ao ensino da língua mediado por gêneros de textos.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2011-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/797Raído; v. 5 n. 9 (2011); 127-1451984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/797/807Barros, Eliana Merlin Deganutti deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-21T17:52:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/797Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-21T17:52:14Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O letramento como atividade de apropriação de gêneros textuais
title O letramento como atividade de apropriação de gêneros textuais
spellingShingle O letramento como atividade de apropriação de gêneros textuais
Barros, Eliana Merlin Deganutti de
Alfabetização. Letramento. Gêneros textuais.
title_short O letramento como atividade de apropriação de gêneros textuais
title_full O letramento como atividade de apropriação de gêneros textuais
title_fullStr O letramento como atividade de apropriação de gêneros textuais
title_full_unstemmed O letramento como atividade de apropriação de gêneros textuais
title_sort O letramento como atividade de apropriação de gêneros textuais
author Barros, Eliana Merlin Deganutti de
author_facet Barros, Eliana Merlin Deganutti de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Eliana Merlin Deganutti de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização. Letramento. Gêneros textuais.
topic Alfabetização. Letramento. Gêneros textuais.
description Pensando na importância do ensino da Língua Portuguesa nas escolas a partir de um ponto de vista do(s) letramento(s), ou seja, não tendo como foco o ensino da decodificação do sistema linguístico, em seus aspectos puramente formais, mas a língua vista em sua manifestação discursivo-textual, e tendo o processo de interação interpessoal como seu espaço de intersecção, é que, neste artigo, apresenta-se uma discussão acerca das concepções de alfabetização, letramento e ensino da língua por meio de gêneros textuais. Para complementar a discussão, traz-se uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa das séries iniciais, com o intuito de verificar o posicionamento do documento em relação às práticas de alfabetização e letramento escolar, bem como a sua abordagem no que se refere ao ensino da língua mediado por gêneros de textos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/797
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/797/807
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 5 n. 9 (2011); 127-145
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754574510258913280