Empoderamento de participantes de pesquisa em linguística aplicada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1382
Resumo: Investigamos algumas estratégias metodológicas que podem proporcionar o empoderamento de participantes de pesquisas científicas realizadas no espaço escolar. A investigação e realizada a partir da análise crítica de uma pesquisa ação e uma pesquisa participante, desenvolvidas em escolas de educação básica. Esses tipos de pesquisa demandam a negociação de interesses entre as comunidades escolar e acadêmica envolvidas. O envolvimento de participantes de pesquisa em situações de geração e análise de dados, oportunizando a expressão discursiva desses participantes, e uma estratégia que pode democratizar a prática científica característica do campo transdisciplinar da Linguística Aplicada.
id UFGD-4_72e5e7fe84f09baa620cbca945237e5c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1382
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Empoderamento de participantes de pesquisa em linguística aplicadaÉtica. Metodologia da pesquisa. Pesquisa participante. Pesquisa-ação.Investigamos algumas estratégias metodológicas que podem proporcionar o empoderamento de participantes de pesquisas científicas realizadas no espaço escolar. A investigação e realizada a partir da análise crítica de uma pesquisa ação e uma pesquisa participante, desenvolvidas em escolas de educação básica. Esses tipos de pesquisa demandam a negociação de interesses entre as comunidades escolar e acadêmica envolvidas. O envolvimento de participantes de pesquisa em situações de geração e análise de dados, oportunizando a expressão discursiva desses participantes, e uma estratégia que pode democratizar a prática científica característica do campo transdisciplinar da Linguística Aplicada.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2011-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1382Raído; v. 4 n. 8 (2010); 119-1391984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1382/795Silva, Wagner Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-21T17:40:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1382Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-21T17:40:53Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Empoderamento de participantes de pesquisa em linguística aplicada
title Empoderamento de participantes de pesquisa em linguística aplicada
spellingShingle Empoderamento de participantes de pesquisa em linguística aplicada
Silva, Wagner Rodrigues
Ética. Metodologia da pesquisa. Pesquisa participante. Pesquisa-ação.
title_short Empoderamento de participantes de pesquisa em linguística aplicada
title_full Empoderamento de participantes de pesquisa em linguística aplicada
title_fullStr Empoderamento de participantes de pesquisa em linguística aplicada
title_full_unstemmed Empoderamento de participantes de pesquisa em linguística aplicada
title_sort Empoderamento de participantes de pesquisa em linguística aplicada
author Silva, Wagner Rodrigues
author_facet Silva, Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ética. Metodologia da pesquisa. Pesquisa participante. Pesquisa-ação.
topic Ética. Metodologia da pesquisa. Pesquisa participante. Pesquisa-ação.
description Investigamos algumas estratégias metodológicas que podem proporcionar o empoderamento de participantes de pesquisas científicas realizadas no espaço escolar. A investigação e realizada a partir da análise crítica de uma pesquisa ação e uma pesquisa participante, desenvolvidas em escolas de educação básica. Esses tipos de pesquisa demandam a negociação de interesses entre as comunidades escolar e acadêmica envolvidas. O envolvimento de participantes de pesquisa em situações de geração e análise de dados, oportunizando a expressão discursiva desses participantes, e uma estratégia que pode democratizar a prática científica característica do campo transdisciplinar da Linguística Aplicada.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1382
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1382/795
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 4 n. 8 (2010); 119-139
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754574510331265024