Pre-service pedagogue education as portuguese language teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16378 |
Resumo: | Neste artigo foram respondidos três objetivos interconectados: (1) descrever o perfil profissional polivalente construído em documentos oficiais reguladores da formação inicial de pedagogas; (2) pontuar desdobramentos do referido perfil descrito para o ensino de Português como língua materna para crianças brasileiras; e (3) problematizar uma experiência de aprendizagem remota, colaborativa e empoderadora na formação inicial de pedagogas como professoras de língua materna. Foram realizadas análises de documentos oficiais e de relatos reflexivos escritos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa situada na Linguística Aplicada e realizada a partir do trabalho colaborativo entre representantes dos ensinos superior e básico. O diálogo entre as pedagogas em formação e uma professora da escola básica, mediado pelo formador em encontro virtual síncrono, e a escrita de relatos reflexivos sobre essa experiência interinstitucional contribuíram para a compreensão da literatura linguística e para uma articulação sustentável entre teoria científica e prática pedagógica, por parte dos participantes do trabalho colaborativo. |
id |
UFGD-4_7e09c189bcd721964f8c7cb55abadd62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16378 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pre-service pedagogue education as portuguese language teachersFormação inicial de pedagogas como professoras de língua portuguesaeducação básicaaprendizagem colaborativaensino de língua maternabasic educationco-learningmother tongue teachingNeste artigo foram respondidos três objetivos interconectados: (1) descrever o perfil profissional polivalente construído em documentos oficiais reguladores da formação inicial de pedagogas; (2) pontuar desdobramentos do referido perfil descrito para o ensino de Português como língua materna para crianças brasileiras; e (3) problematizar uma experiência de aprendizagem remota, colaborativa e empoderadora na formação inicial de pedagogas como professoras de língua materna. Foram realizadas análises de documentos oficiais e de relatos reflexivos escritos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa situada na Linguística Aplicada e realizada a partir do trabalho colaborativo entre representantes dos ensinos superior e básico. O diálogo entre as pedagogas em formação e uma professora da escola básica, mediado pelo formador em encontro virtual síncrono, e a escrita de relatos reflexivos sobre essa experiência interinstitucional contribuíram para a compreensão da literatura linguística e para uma articulação sustentável entre teoria científica e prática pedagógica, por parte dos participantes do trabalho colaborativo.In this article, three interconnected objectives were answered: (1) to describe the versatile professional profile constructed in official documents that regulate the pre-service pedagogue education; (2) to point out the developments of the aforementioned profile described for the teaching of Portuguese as a mother tongue for Brazilian children; and (3) problematize a collaborative and empowering remote learning experience in the pre-service pedagogue education as mother tongue teachers. Analyzes of official documents and reflective written reports were carried out. This is a qualitative research located in Applied Linguistics and carried out from the collaborative work among representatives of higher and basic education. The dialogue among the pre-service pedagogues and an elementary schoolteacher, mediated by the trainer in a synchronous virtual meeting, and the writing of reflective reports about this inter-institutional experience contributed to the understanding of linguistic literature and to a sustainable articulation between scientific theory and pedagogical practice, by the participants of the collaborative work.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1637810.30612/raido.v16i40.16378Raído; v. 16 n. 40 (2022): Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da Linguística Aplicada; 100-1341984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16378/8869Copyright (c) 2022 RAÍDOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Wagner Rodrigues Brito, Katia Cristina Custódio Ferreira Ferreira, Valdirene 2022-10-20T14:35:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16378Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2022-10-20T14:35:14Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pre-service pedagogue education as portuguese language teachers Formação inicial de pedagogas como professoras de língua portuguesa |
title |
Pre-service pedagogue education as portuguese language teachers |
spellingShingle |
Pre-service pedagogue education as portuguese language teachers Silva, Wagner Rodrigues educação básica aprendizagem colaborativa ensino de língua materna basic education co-learning mother tongue teaching |
title_short |
Pre-service pedagogue education as portuguese language teachers |
title_full |
Pre-service pedagogue education as portuguese language teachers |
title_fullStr |
Pre-service pedagogue education as portuguese language teachers |
title_full_unstemmed |
Pre-service pedagogue education as portuguese language teachers |
title_sort |
Pre-service pedagogue education as portuguese language teachers |
author |
Silva, Wagner Rodrigues |
author_facet |
Silva, Wagner Rodrigues Brito, Katia Cristina Custódio Ferreira Ferreira, Valdirene |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Katia Cristina Custódio Ferreira Ferreira, Valdirene |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Wagner Rodrigues Brito, Katia Cristina Custódio Ferreira Ferreira, Valdirene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação básica aprendizagem colaborativa ensino de língua materna basic education co-learning mother tongue teaching |
topic |
educação básica aprendizagem colaborativa ensino de língua materna basic education co-learning mother tongue teaching |
description |
Neste artigo foram respondidos três objetivos interconectados: (1) descrever o perfil profissional polivalente construído em documentos oficiais reguladores da formação inicial de pedagogas; (2) pontuar desdobramentos do referido perfil descrito para o ensino de Português como língua materna para crianças brasileiras; e (3) problematizar uma experiência de aprendizagem remota, colaborativa e empoderadora na formação inicial de pedagogas como professoras de língua materna. Foram realizadas análises de documentos oficiais e de relatos reflexivos escritos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa situada na Linguística Aplicada e realizada a partir do trabalho colaborativo entre representantes dos ensinos superior e básico. O diálogo entre as pedagogas em formação e uma professora da escola básica, mediado pelo formador em encontro virtual síncrono, e a escrita de relatos reflexivos sobre essa experiência interinstitucional contribuíram para a compreensão da literatura linguística e para uma articulação sustentável entre teoria científica e prática pedagógica, por parte dos participantes do trabalho colaborativo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16378 10.30612/raido.v16i40.16378 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16378 |
identifier_str_mv |
10.30612/raido.v16i40.16378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16378/8869 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 RAÍDO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 RAÍDO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 16 n. 40 (2022): Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da Linguística Aplicada; 100-134 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754574512209264640 |