Pre-service pedagogue education as portuguese language teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Brito, Katia Cristina Custódio Ferreira, Ferreira, Valdirene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16378
Resumo: Neste artigo foram respondidos três objetivos interconectados: (1) descrever o perfil profissional polivalente construído em documentos oficiais reguladores da formação inicial de pedagogas; (2) pontuar desdobramentos do referido perfil descrito para o ensino de Português como língua materna para crianças brasileiras; e (3) problematizar uma experiência de aprendizagem remota, colaborativa e empoderadora na formação inicial de pedagogas como professoras de língua materna. Foram realizadas análises de documentos oficiais e de relatos reflexivos escritos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa situada na Linguística Aplicada e realizada a partir do trabalho colaborativo entre representantes dos ensinos superior e básico. O diálogo entre as pedagogas em formação e uma professora da escola básica, mediado pelo formador em encontro virtual síncrono, e a escrita de relatos reflexivos sobre essa experiência interinstitucional contribuíram para a compreensão da literatura linguística e para uma articulação sustentável entre teoria científica e prática pedagógica, por parte dos participantes do trabalho colaborativo.
id UFGD-4_7e09c189bcd721964f8c7cb55abadd62
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16378
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Pre-service pedagogue education as portuguese language teachersFormação inicial de pedagogas como professoras de língua portuguesaeducação básicaaprendizagem colaborativaensino de língua maternabasic educationco-learningmother tongue teachingNeste artigo foram respondidos três objetivos interconectados: (1) descrever o perfil profissional polivalente construído em documentos oficiais reguladores da formação inicial de pedagogas; (2) pontuar desdobramentos do referido perfil descrito para o ensino de Português como língua materna para crianças brasileiras; e (3) problematizar uma experiência de aprendizagem remota, colaborativa e empoderadora na formação inicial de pedagogas como professoras de língua materna. Foram realizadas análises de documentos oficiais e de relatos reflexivos escritos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa situada na Linguística Aplicada e realizada a partir do trabalho colaborativo entre representantes dos ensinos superior e básico. O diálogo entre as pedagogas em formação e uma professora da escola básica, mediado pelo formador em encontro virtual síncrono, e a escrita de relatos reflexivos sobre essa experiência interinstitucional contribuíram para a compreensão da literatura linguística e para uma articulação sustentável entre teoria científica e prática pedagógica, por parte dos participantes do trabalho colaborativo.In this article, three interconnected objectives were answered: (1) to describe the versatile professional profile constructed in official documents that regulate the pre-service pedagogue education; (2) to point out the developments of the aforementioned profile described for the teaching of Portuguese as a mother tongue for Brazilian children; and (3) problematize a collaborative and empowering remote learning experience in the pre-service pedagogue education as mother tongue teachers. Analyzes of official documents and reflective written reports were carried out. This is a qualitative research located in Applied Linguistics and carried out from the collaborative work among representatives of higher and basic education. The dialogue among the pre-service pedagogues and an elementary schoolteacher, mediated by the trainer in a synchronous virtual meeting, and the writing of reflective reports about this inter-institutional experience contributed to the understanding of linguistic literature and to a sustainable articulation between scientific theory and pedagogical practice, by the participants of the collaborative work.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1637810.30612/raido.v16i40.16378Raído; v. 16 n. 40 (2022): Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da Linguística Aplicada; 100-1341984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16378/8869Copyright (c) 2022 RAÍDOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Wagner Rodrigues Brito, Katia Cristina Custódio Ferreira Ferreira, Valdirene 2022-10-20T14:35:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16378Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2022-10-20T14:35:14Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Pre-service pedagogue education as portuguese language teachers
Formação inicial de pedagogas como professoras de língua portuguesa
title Pre-service pedagogue education as portuguese language teachers
spellingShingle Pre-service pedagogue education as portuguese language teachers
Silva, Wagner Rodrigues
educação básica
aprendizagem colaborativa
ensino de língua materna
basic education
co-learning
mother tongue teaching
title_short Pre-service pedagogue education as portuguese language teachers
title_full Pre-service pedagogue education as portuguese language teachers
title_fullStr Pre-service pedagogue education as portuguese language teachers
title_full_unstemmed Pre-service pedagogue education as portuguese language teachers
title_sort Pre-service pedagogue education as portuguese language teachers
author Silva, Wagner Rodrigues
author_facet Silva, Wagner Rodrigues
Brito, Katia Cristina Custódio Ferreira
Ferreira, Valdirene
author_role author
author2 Brito, Katia Cristina Custódio Ferreira
Ferreira, Valdirene
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Wagner Rodrigues
Brito, Katia Cristina Custódio Ferreira
Ferreira, Valdirene
dc.subject.por.fl_str_mv educação básica
aprendizagem colaborativa
ensino de língua materna
basic education
co-learning
mother tongue teaching
topic educação básica
aprendizagem colaborativa
ensino de língua materna
basic education
co-learning
mother tongue teaching
description Neste artigo foram respondidos três objetivos interconectados: (1) descrever o perfil profissional polivalente construído em documentos oficiais reguladores da formação inicial de pedagogas; (2) pontuar desdobramentos do referido perfil descrito para o ensino de Português como língua materna para crianças brasileiras; e (3) problematizar uma experiência de aprendizagem remota, colaborativa e empoderadora na formação inicial de pedagogas como professoras de língua materna. Foram realizadas análises de documentos oficiais e de relatos reflexivos escritos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa situada na Linguística Aplicada e realizada a partir do trabalho colaborativo entre representantes dos ensinos superior e básico. O diálogo entre as pedagogas em formação e uma professora da escola básica, mediado pelo formador em encontro virtual síncrono, e a escrita de relatos reflexivos sobre essa experiência interinstitucional contribuíram para a compreensão da literatura linguística e para uma articulação sustentável entre teoria científica e prática pedagógica, por parte dos participantes do trabalho colaborativo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16378
10.30612/raido.v16i40.16378
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16378
identifier_str_mv 10.30612/raido.v16i40.16378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16378/8869
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 RAÍDO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 RAÍDO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 16 n. 40 (2022): Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da Linguística Aplicada; 100-134
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754574512209264640