A trama e a urdidura: percursos para o letramento literário

Bibliographic Details
Main Author: Matsuda, Alice Atsuko
Publication Date: 2018
Other Authors: Remenche, Maria de Lourdes Rossi
Format: Article
Language: por
Source: Raído (Online)
Download full: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9389
Summary: O processo de letramento literário constitui-se em prática privilegiada de inserção no mundo da escrita, pois explora a palavra por ela mesma em um processo interativo que se constrói e reconstrói continuamente. Nessa perspectiva, a formação do leitor literário requer uma prática pedagógica de leitura mediada, sistematizada e planejada. Neste artigo, temos por objetivo fazer uma retomada de percursos metodológicos para o processo de ensino-aprendizagem da leitura em sala de aula, assim como partilhar uma proposta de trabalho possível para tornar a aula de Língua Portuguesa um espaço-tempo de vivência de leitura literária. Dessa forma, apresentaremos uma sequência didática para o ensino de literatura para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, que explora o tema da relação do jovem com o idoso. Essa proposta didática toma por pressuposto teórico o Método Recepcional, organizado por Bordini e Aguiar (1993), e a Sequência Básica, de Cosson (2006). Nota-se uma postura mais crítica dos alunos a cada etapa de leitura desenvolvida.
id UFGD-4_84c0e32baac141256112da10c1c7374c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9389
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling A trama e a urdidura: percursos para o letramento literárioLetramento literário. Práticas de leitura. Metodologias de ensino.O processo de letramento literário constitui-se em prática privilegiada de inserção no mundo da escrita, pois explora a palavra por ela mesma em um processo interativo que se constrói e reconstrói continuamente. Nessa perspectiva, a formação do leitor literário requer uma prática pedagógica de leitura mediada, sistematizada e planejada. Neste artigo, temos por objetivo fazer uma retomada de percursos metodológicos para o processo de ensino-aprendizagem da leitura em sala de aula, assim como partilhar uma proposta de trabalho possível para tornar a aula de Língua Portuguesa um espaço-tempo de vivência de leitura literária. Dessa forma, apresentaremos uma sequência didática para o ensino de literatura para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, que explora o tema da relação do jovem com o idoso. Essa proposta didática toma por pressuposto teórico o Método Recepcional, organizado por Bordini e Aguiar (1993), e a Sequência Básica, de Cosson (2006). Nota-se uma postura mais crítica dos alunos a cada etapa de leitura desenvolvida.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2018-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/938910.30612/raido.v12i30.9389Raído; v. 12 n. 30 (2018); 180-1961984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9389/4950Copyright (c) 2019 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatsuda, Alice AtsukoRemenche, Maria de Lourdes Rossi2019-07-09T17:42:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9389Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-09T17:42:12Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A trama e a urdidura: percursos para o letramento literário
title A trama e a urdidura: percursos para o letramento literário
spellingShingle A trama e a urdidura: percursos para o letramento literário
Matsuda, Alice Atsuko
Letramento literário. Práticas de leitura. Metodologias de ensino.
title_short A trama e a urdidura: percursos para o letramento literário
title_full A trama e a urdidura: percursos para o letramento literário
title_fullStr A trama e a urdidura: percursos para o letramento literário
title_full_unstemmed A trama e a urdidura: percursos para o letramento literário
title_sort A trama e a urdidura: percursos para o letramento literário
author Matsuda, Alice Atsuko
author_facet Matsuda, Alice Atsuko
Remenche, Maria de Lourdes Rossi
author_role author
author2 Remenche, Maria de Lourdes Rossi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matsuda, Alice Atsuko
Remenche, Maria de Lourdes Rossi
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento literário. Práticas de leitura. Metodologias de ensino.
topic Letramento literário. Práticas de leitura. Metodologias de ensino.
description O processo de letramento literário constitui-se em prática privilegiada de inserção no mundo da escrita, pois explora a palavra por ela mesma em um processo interativo que se constrói e reconstrói continuamente. Nessa perspectiva, a formação do leitor literário requer uma prática pedagógica de leitura mediada, sistematizada e planejada. Neste artigo, temos por objetivo fazer uma retomada de percursos metodológicos para o processo de ensino-aprendizagem da leitura em sala de aula, assim como partilhar uma proposta de trabalho possível para tornar a aula de Língua Portuguesa um espaço-tempo de vivência de leitura literária. Dessa forma, apresentaremos uma sequência didática para o ensino de literatura para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, que explora o tema da relação do jovem com o idoso. Essa proposta didática toma por pressuposto teórico o Método Recepcional, organizado por Bordini e Aguiar (1993), e a Sequência Básica, de Cosson (2006). Nota-se uma postura mais crítica dos alunos a cada etapa de leitura desenvolvida.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9389
10.30612/raido.v12i30.9389
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9389
identifier_str_mv 10.30612/raido.v12i30.9389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9389/4950
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 12 n. 30 (2018); 180-196
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316390331973632