A trama e a urdidura: percursos para o letramento literário
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2018 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Raído (Online) |
Download full: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9389 |
Summary: | O processo de letramento literário constitui-se em prática privilegiada de inserção no mundo da escrita, pois explora a palavra por ela mesma em um processo interativo que se constrói e reconstrói continuamente. Nessa perspectiva, a formação do leitor literário requer uma prática pedagógica de leitura mediada, sistematizada e planejada. Neste artigo, temos por objetivo fazer uma retomada de percursos metodológicos para o processo de ensino-aprendizagem da leitura em sala de aula, assim como partilhar uma proposta de trabalho possível para tornar a aula de Língua Portuguesa um espaço-tempo de vivência de leitura literária. Dessa forma, apresentaremos uma sequência didática para o ensino de literatura para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, que explora o tema da relação do jovem com o idoso. Essa proposta didática toma por pressuposto teórico o Método Recepcional, organizado por Bordini e Aguiar (1993), e a Sequência Básica, de Cosson (2006). Nota-se uma postura mais crítica dos alunos a cada etapa de leitura desenvolvida. |
id |
UFGD-4_84c0e32baac141256112da10c1c7374c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9389 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A trama e a urdidura: percursos para o letramento literárioLetramento literário. Práticas de leitura. Metodologias de ensino.O processo de letramento literário constitui-se em prática privilegiada de inserção no mundo da escrita, pois explora a palavra por ela mesma em um processo interativo que se constrói e reconstrói continuamente. Nessa perspectiva, a formação do leitor literário requer uma prática pedagógica de leitura mediada, sistematizada e planejada. Neste artigo, temos por objetivo fazer uma retomada de percursos metodológicos para o processo de ensino-aprendizagem da leitura em sala de aula, assim como partilhar uma proposta de trabalho possível para tornar a aula de Língua Portuguesa um espaço-tempo de vivência de leitura literária. Dessa forma, apresentaremos uma sequência didática para o ensino de literatura para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, que explora o tema da relação do jovem com o idoso. Essa proposta didática toma por pressuposto teórico o Método Recepcional, organizado por Bordini e Aguiar (1993), e a Sequência Básica, de Cosson (2006). Nota-se uma postura mais crítica dos alunos a cada etapa de leitura desenvolvida.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2018-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/938910.30612/raido.v12i30.9389Raído; v. 12 n. 30 (2018); 180-1961984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9389/4950Copyright (c) 2019 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatsuda, Alice AtsukoRemenche, Maria de Lourdes Rossi2019-07-09T17:42:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9389Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-09T17:42:12Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A trama e a urdidura: percursos para o letramento literário |
title |
A trama e a urdidura: percursos para o letramento literário |
spellingShingle |
A trama e a urdidura: percursos para o letramento literário Matsuda, Alice Atsuko Letramento literário. Práticas de leitura. Metodologias de ensino. |
title_short |
A trama e a urdidura: percursos para o letramento literário |
title_full |
A trama e a urdidura: percursos para o letramento literário |
title_fullStr |
A trama e a urdidura: percursos para o letramento literário |
title_full_unstemmed |
A trama e a urdidura: percursos para o letramento literário |
title_sort |
A trama e a urdidura: percursos para o letramento literário |
author |
Matsuda, Alice Atsuko |
author_facet |
Matsuda, Alice Atsuko Remenche, Maria de Lourdes Rossi |
author_role |
author |
author2 |
Remenche, Maria de Lourdes Rossi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matsuda, Alice Atsuko Remenche, Maria de Lourdes Rossi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento literário. Práticas de leitura. Metodologias de ensino. |
topic |
Letramento literário. Práticas de leitura. Metodologias de ensino. |
description |
O processo de letramento literário constitui-se em prática privilegiada de inserção no mundo da escrita, pois explora a palavra por ela mesma em um processo interativo que se constrói e reconstrói continuamente. Nessa perspectiva, a formação do leitor literário requer uma prática pedagógica de leitura mediada, sistematizada e planejada. Neste artigo, temos por objetivo fazer uma retomada de percursos metodológicos para o processo de ensino-aprendizagem da leitura em sala de aula, assim como partilhar uma proposta de trabalho possível para tornar a aula de Língua Portuguesa um espaço-tempo de vivência de leitura literária. Dessa forma, apresentaremos uma sequência didática para o ensino de literatura para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, que explora o tema da relação do jovem com o idoso. Essa proposta didática toma por pressuposto teórico o Método Recepcional, organizado por Bordini e Aguiar (1993), e a Sequência Básica, de Cosson (2006). Nota-se uma postura mais crítica dos alunos a cada etapa de leitura desenvolvida. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9389 10.30612/raido.v12i30.9389 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9389 |
identifier_str_mv |
10.30612/raido.v12i30.9389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9389/4950 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Raído info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Raído |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 12 n. 30 (2018); 180-196 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316390331973632 |