Gêneros discursivos em atividades de iniciação científica com alunos da educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9387 |
Resumo: | Investigamos como os gêneros discursivos organizam as atividades de iniciação científica numa escola pública de ensino básico e contribuem para o fortalecimento do letramento científico dos alunos na instituição. Assumimos uma abordagem qualitativa de pesquisa, realizada a partir do cruzamento de diferentes fontes de pesquisas produzidas espontaneamente no contexto escolar e especificamente para este estudo. O trabalho pedagógico com gêneros do domínio científico produziu situações de ensino diferenciadas, mas bastante marcadas por práticas indesejadas da cultura escolar. Os resultados mostraram ainda a necessidade de readequar as condições de trabalho do professor e de investir na formação desse profissional como pesquisador e produtor de conhecimentos. |
id |
UFGD-4_fbaaafcfcf6e07e5fecd324cb744c3e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9387 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gêneros discursivos em atividades de iniciação científica com alunos da educação básicaFeira científica escolar. Letramento científico. Linguagem.Investigamos como os gêneros discursivos organizam as atividades de iniciação científica numa escola pública de ensino básico e contribuem para o fortalecimento do letramento científico dos alunos na instituição. Assumimos uma abordagem qualitativa de pesquisa, realizada a partir do cruzamento de diferentes fontes de pesquisas produzidas espontaneamente no contexto escolar e especificamente para este estudo. O trabalho pedagógico com gêneros do domínio científico produziu situações de ensino diferenciadas, mas bastante marcadas por práticas indesejadas da cultura escolar. Os resultados mostraram ainda a necessidade de readequar as condições de trabalho do professor e de investir na formação desse profissional como pesquisador e produtor de conhecimentos.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2018-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/938710.30612/raido.v12i30.9387Raído; v. 12 n. 30 (2018); 141-1601984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9387/4943Copyright (c) 2019 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Wagner RodriguesFernandes, Elizangela RochaFigueras, Monique Wermuth2019-07-09T17:42:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9387Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-09T17:42:12Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gêneros discursivos em atividades de iniciação científica com alunos da educação básica |
title |
Gêneros discursivos em atividades de iniciação científica com alunos da educação básica |
spellingShingle |
Gêneros discursivos em atividades de iniciação científica com alunos da educação básica Silva, Wagner Rodrigues Feira científica escolar. Letramento científico. Linguagem. |
title_short |
Gêneros discursivos em atividades de iniciação científica com alunos da educação básica |
title_full |
Gêneros discursivos em atividades de iniciação científica com alunos da educação básica |
title_fullStr |
Gêneros discursivos em atividades de iniciação científica com alunos da educação básica |
title_full_unstemmed |
Gêneros discursivos em atividades de iniciação científica com alunos da educação básica |
title_sort |
Gêneros discursivos em atividades de iniciação científica com alunos da educação básica |
author |
Silva, Wagner Rodrigues |
author_facet |
Silva, Wagner Rodrigues Fernandes, Elizangela Rocha Figueras, Monique Wermuth |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Elizangela Rocha Figueras, Monique Wermuth |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Wagner Rodrigues Fernandes, Elizangela Rocha Figueras, Monique Wermuth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feira científica escolar. Letramento científico. Linguagem. |
topic |
Feira científica escolar. Letramento científico. Linguagem. |
description |
Investigamos como os gêneros discursivos organizam as atividades de iniciação científica numa escola pública de ensino básico e contribuem para o fortalecimento do letramento científico dos alunos na instituição. Assumimos uma abordagem qualitativa de pesquisa, realizada a partir do cruzamento de diferentes fontes de pesquisas produzidas espontaneamente no contexto escolar e especificamente para este estudo. O trabalho pedagógico com gêneros do domínio científico produziu situações de ensino diferenciadas, mas bastante marcadas por práticas indesejadas da cultura escolar. Os resultados mostraram ainda a necessidade de readequar as condições de trabalho do professor e de investir na formação desse profissional como pesquisador e produtor de conhecimentos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9387 10.30612/raido.v12i30.9387 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9387 |
identifier_str_mv |
10.30612/raido.v12i30.9387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9387/4943 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Raído info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Raído |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 12 n. 30 (2018); 141-160 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316390329876480 |