A COMPETITIVIDADE TERRITORIAL: ALGUNS ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Márcio Rogério
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entre-Lugar (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/12048
Resumo: A competitividade territorial é o uso de princípios concorrenciais e de competitividade intercapitalista na planificação e na gestão dos territórios. A competitividade é uma concepção que rapidamente se incorporou às lógicas de planejamento e gestão dos territórios. Logo, passou a fazer parte do mainstream efeitos de encadeamentos, de especializações, de aperfeiçoamentos, de economias de escala, de externalidades positivas, de inovações e outros como elementos prioritários para a dinamização competitiva e econômica dos territórios. Nossa proposta é demonstrar que a disputa entre os territórios conta com a atuação do Estado, em suas diversas escalas, por meio de políticas públicas, especialmente para atender às demandas corporativas. Uma lógica que essencialmente prioriza uma maior circulação do capital e, por isso, precisa contar com os sistemas de transportes, armazenamento e logística. Na mesma direção, a logística realizada pelas empresas otimiza os sistemas de engenharia, a fim de minimizar novas construções e custos de produção. Paulatinamente, a busca pela fluidez torna-se a essência da competitividade territorial. No Brasil, os planejadores e gestores públicos incorporaram, para uma maior fluidez e competitividade, o reordenamento dos espaços embasados nos ideais “neoterritorialistas” e neolocalistas.
id UFGD-5_52ae35da013e25c06940365b7c4af323
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12048
network_acronym_str UFGD-5
network_name_str Entre-Lugar (Online)
repository_id_str
spelling A COMPETITIVIDADE TERRITORIAL: ALGUNS ELEMENTOS PARA DISCUSSÃOFluidez. Competitividade. Território. Logística. Sistemas de Transportes.A competitividade territorial é o uso de princípios concorrenciais e de competitividade intercapitalista na planificação e na gestão dos territórios. A competitividade é uma concepção que rapidamente se incorporou às lógicas de planejamento e gestão dos territórios. Logo, passou a fazer parte do mainstream efeitos de encadeamentos, de especializações, de aperfeiçoamentos, de economias de escala, de externalidades positivas, de inovações e outros como elementos prioritários para a dinamização competitiva e econômica dos territórios. Nossa proposta é demonstrar que a disputa entre os territórios conta com a atuação do Estado, em suas diversas escalas, por meio de políticas públicas, especialmente para atender às demandas corporativas. Uma lógica que essencialmente prioriza uma maior circulação do capital e, por isso, precisa contar com os sistemas de transportes, armazenamento e logística. Na mesma direção, a logística realizada pelas empresas otimiza os sistemas de engenharia, a fim de minimizar novas construções e custos de produção. Paulatinamente, a busca pela fluidez torna-se a essência da competitividade territorial. No Brasil, os planejadores e gestores públicos incorporaram, para uma maior fluidez e competitividade, o reordenamento dos espaços embasados nos ideais “neoterritorialistas” e neolocalistas.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/1204810.30612/el.v11i21.12048ENTRE-LUGAR; v. 11 n. 21 (2020); 45-742177-78292176-9559reponame:Entre-Lugar (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/12048/5728Copyright (c) 2020 ENTRE-LUGARinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Márcio Rogério2021-08-23T19:16:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12048Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugarPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/oaimarcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br10.306122177-78292176-9559opendoar:2021-08-23T19:16:51Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A COMPETITIVIDADE TERRITORIAL: ALGUNS ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO
title A COMPETITIVIDADE TERRITORIAL: ALGUNS ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO
spellingShingle A COMPETITIVIDADE TERRITORIAL: ALGUNS ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO
Silveira, Márcio Rogério
Fluidez. Competitividade. Território. Logística. Sistemas de Transportes.
title_short A COMPETITIVIDADE TERRITORIAL: ALGUNS ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO
title_full A COMPETITIVIDADE TERRITORIAL: ALGUNS ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO
title_fullStr A COMPETITIVIDADE TERRITORIAL: ALGUNS ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO
title_full_unstemmed A COMPETITIVIDADE TERRITORIAL: ALGUNS ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO
title_sort A COMPETITIVIDADE TERRITORIAL: ALGUNS ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO
author Silveira, Márcio Rogério
author_facet Silveira, Márcio Rogério
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Márcio Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Fluidez. Competitividade. Território. Logística. Sistemas de Transportes.
topic Fluidez. Competitividade. Território. Logística. Sistemas de Transportes.
description A competitividade territorial é o uso de princípios concorrenciais e de competitividade intercapitalista na planificação e na gestão dos territórios. A competitividade é uma concepção que rapidamente se incorporou às lógicas de planejamento e gestão dos territórios. Logo, passou a fazer parte do mainstream efeitos de encadeamentos, de especializações, de aperfeiçoamentos, de economias de escala, de externalidades positivas, de inovações e outros como elementos prioritários para a dinamização competitiva e econômica dos territórios. Nossa proposta é demonstrar que a disputa entre os territórios conta com a atuação do Estado, em suas diversas escalas, por meio de políticas públicas, especialmente para atender às demandas corporativas. Uma lógica que essencialmente prioriza uma maior circulação do capital e, por isso, precisa contar com os sistemas de transportes, armazenamento e logística. Na mesma direção, a logística realizada pelas empresas otimiza os sistemas de engenharia, a fim de minimizar novas construções e custos de produção. Paulatinamente, a busca pela fluidez torna-se a essência da competitividade territorial. No Brasil, os planejadores e gestores públicos incorporaram, para uma maior fluidez e competitividade, o reordenamento dos espaços embasados nos ideais “neoterritorialistas” e neolocalistas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/12048
10.30612/el.v11i21.12048
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/12048
identifier_str_mv 10.30612/el.v11i21.12048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/12048/5728
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 ENTRE-LUGAR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 ENTRE-LUGAR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv ENTRE-LUGAR; v. 11 n. 21 (2020); 45-74
2177-7829
2176-9559
reponame:Entre-Lugar (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Entre-Lugar (Online)
collection Entre-Lugar (Online)
repository.name.fl_str_mv Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv marcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797231585020346368