Discursos sobre (i)migração no contexto da colonização no século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ziliani, José Carlos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fronteiras (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4553
Resumo: Este artigo é uma reflexão sobre a possibilidade de se obter força de trabalho através imigração europeia, visando o desenvolvimento de empreendimentos colonizadores na região leste de Mato Grosso do Sul, nas décadas de 1950 e 1960, por uma companhia colonizadora, a Companhia de Viação São Paulo Mato Grosso. Naquele período a Companhia era propriedade de um imigrante de origem Tcheca, Jan Antonin Bata, que chegou ao Brasil no início da década de 1940, fugindo da expansão nazista e sob pressão dos aliados do período da Segunda Guerra Mundial. A referência para reflexão aqui neste texto são dois documentos produzidos por Jan A. Bata: Estudos Sobre a Migração de 1951 e Ante-Projeto do núcleo de colonização “Presidente Kennedy” de 1962. Os dois documentos fazem ver as dificuldades de empreendimentos colonizadores particulares em conseguir novos colonos nacionais para vender lotes de terras, buscando desse modo a alternativa de migrantes estrangeiros. Dois empreendimentos colonizadores desenvolvidos pela Companhia de Viação São Paulo Mato Grosso no Mato Grosso do Sul resultaram na formação de núcleos urbanos, hoje os municípios de Batayporã e Bataguassu.
id UFGD-6_b8ed3f7977422f68bf3a20fad0606f31
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4553
network_acronym_str UFGD-6
network_name_str Fronteiras (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai
spelling Discursos sobre (i)migração no contexto da colonização no século XXImigração. Colonização. Companhia.Este artigo é uma reflexão sobre a possibilidade de se obter força de trabalho através imigração europeia, visando o desenvolvimento de empreendimentos colonizadores na região leste de Mato Grosso do Sul, nas décadas de 1950 e 1960, por uma companhia colonizadora, a Companhia de Viação São Paulo Mato Grosso. Naquele período a Companhia era propriedade de um imigrante de origem Tcheca, Jan Antonin Bata, que chegou ao Brasil no início da década de 1940, fugindo da expansão nazista e sob pressão dos aliados do período da Segunda Guerra Mundial. A referência para reflexão aqui neste texto são dois documentos produzidos por Jan A. Bata: Estudos Sobre a Migração de 1951 e Ante-Projeto do núcleo de colonização “Presidente Kennedy” de 1962. Os dois documentos fazem ver as dificuldades de empreendimentos colonizadores particulares em conseguir novos colonos nacionais para vender lotes de terras, buscando desse modo a alternativa de migrantes estrangeiros. Dois empreendimentos colonizadores desenvolvidos pela Companhia de Viação São Paulo Mato Grosso no Mato Grosso do Sul resultaram na formação de núcleos urbanos, hoje os municípios de Batayporã e Bataguassu.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4553Fronteiras; v. 16 n. 28 (2014): Fronteiras: Revista de História; 207-2192175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4553/2331Ziliani, José Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-24T17:30:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4553Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRASPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oairevistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br2175-07421517-9265opendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai2019-09-24T17:30:41Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos sobre (i)migração no contexto da colonização no século XX
title Discursos sobre (i)migração no contexto da colonização no século XX
spellingShingle Discursos sobre (i)migração no contexto da colonização no século XX
Ziliani, José Carlos
Imigração. Colonização. Companhia.
title_short Discursos sobre (i)migração no contexto da colonização no século XX
title_full Discursos sobre (i)migração no contexto da colonização no século XX
title_fullStr Discursos sobre (i)migração no contexto da colonização no século XX
title_full_unstemmed Discursos sobre (i)migração no contexto da colonização no século XX
title_sort Discursos sobre (i)migração no contexto da colonização no século XX
author Ziliani, José Carlos
author_facet Ziliani, José Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ziliani, José Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Imigração. Colonização. Companhia.
topic Imigração. Colonização. Companhia.
description Este artigo é uma reflexão sobre a possibilidade de se obter força de trabalho através imigração europeia, visando o desenvolvimento de empreendimentos colonizadores na região leste de Mato Grosso do Sul, nas décadas de 1950 e 1960, por uma companhia colonizadora, a Companhia de Viação São Paulo Mato Grosso. Naquele período a Companhia era propriedade de um imigrante de origem Tcheca, Jan Antonin Bata, que chegou ao Brasil no início da década de 1940, fugindo da expansão nazista e sob pressão dos aliados do período da Segunda Guerra Mundial. A referência para reflexão aqui neste texto são dois documentos produzidos por Jan A. Bata: Estudos Sobre a Migração de 1951 e Ante-Projeto do núcleo de colonização “Presidente Kennedy” de 1962. Os dois documentos fazem ver as dificuldades de empreendimentos colonizadores particulares em conseguir novos colonos nacionais para vender lotes de terras, buscando desse modo a alternativa de migrantes estrangeiros. Dois empreendimentos colonizadores desenvolvidos pela Companhia de Viação São Paulo Mato Grosso no Mato Grosso do Sul resultaram na formação de núcleos urbanos, hoje os municípios de Batayporã e Bataguassu.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4553
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4553/2331
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Fronteiras; v. 16 n. 28 (2014): Fronteiras: Revista de História; 207-219
2175-0742
reponame:Fronteiras (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Fronteiras (Dourados. Online)
collection Fronteiras (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797231668510064640