Dança e criatividade pela subjetividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Marcos Antônio Paz da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13129
Resumo: O artigo debate a possibilidade do ensino-aprendizagem da dança que estimule o processo criativo apoiado no referencial da subjetividade como concepção metodológica e teórica de base comportamental, apresentando-se como instrumento importante para induziruma aprendizagem que resulte na capacidade de pensamento intelectual do indivíduo. O objetivo é trazer a configuração de preceitos teóricos da subjetividade e como esse conceito pode auxiliar na inovação para uma abordagem pedagógica na produção de conhecimento aos alunos por meio da dança. Ao abordar metodologicamente a dança como ferramenta educativa e de boa aceitabilidade aos jovens, sua trajetória afirmativa no espaço escolar ainda necessita de aporte teórico para seu efetivo processo educativo, e a subjetividade para essa produção permanente permite ao ensino-aprendizagem da dança ir além do movimento por si só e com fins em si mesmo. Assim, a dança durante o processo pedagógico voltado ao conhecimento do corpo em sua integralidade, possibilita ampla vivência no sentido de promover a reflexão, a criticidade e a autonomia de pensamento dos estudantes, sobretudo, visando a construção da cidadania.
id UFGD-8_4c6c64560a3a9396634681b20ebbcbab
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13129
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Dança e criatividade pela subjetividadeDanza y creatividad por subjetividadDança. Criatividade. Subjetividade.Danza. Creatividad. Subjetividad.O artigo debate a possibilidade do ensino-aprendizagem da dança que estimule o processo criativo apoiado no referencial da subjetividade como concepção metodológica e teórica de base comportamental, apresentando-se como instrumento importante para induziruma aprendizagem que resulte na capacidade de pensamento intelectual do indivíduo. O objetivo é trazer a configuração de preceitos teóricos da subjetividade e como esse conceito pode auxiliar na inovação para uma abordagem pedagógica na produção de conhecimento aos alunos por meio da dança. Ao abordar metodologicamente a dança como ferramenta educativa e de boa aceitabilidade aos jovens, sua trajetória afirmativa no espaço escolar ainda necessita de aporte teórico para seu efetivo processo educativo, e a subjetividade para essa produção permanente permite ao ensino-aprendizagem da dança ir além do movimento por si só e com fins em si mesmo. Assim, a dança durante o processo pedagógico voltado ao conhecimento do corpo em sua integralidade, possibilita ampla vivência no sentido de promover a reflexão, a criticidade e a autonomia de pensamento dos estudantes, sobretudo, visando a construção da cidadania.El artículo discute la posibilidad de enseñanza-aprendizaje de la danza que estimule el proceso creativo sustentado en el referencial de la subjetividad como concepción metodológica y teórica de la base conductual, presentándose como un importante instrumento para inducir aprendizajes que se traduzcan en la capacidad de pensamiento intelectual del individual. El objetivo es acercar la configuración de los preceptos teóricos de la subjetividad y cómo este concepto puede ayudar en la innovación para un enfoque pedagógico en la producción de conocimientos a los estudiantes a través de la danza. Al abordar metodológicamente la danza como herramienta educativa y de buena aceptabilidad para los jóvenes, su trayectoria afirmativa en el espacio escolar aún necesita de sustento teórico para su efectivo proceso educativo, y la subjetividad para esta producción permanente permite que la enseñanza-aprendizaje de la danza vaya más allá del movimiento. por sí mismo y con fines en sí mismo. Así, la danza durante el proceso pedagógico enfocado al conocimiento del cuerpo en su totalidad, permite una amplia experiencia en el sentido de promover la reflexión, la criticidad y la autonomía de pensamiento de los estudiantes, sobre todo, apuntando a la construcción de ciudadanía.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1312910.30612/hre.v9i16.13129Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-112318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13129/6606Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Marcos Antônio Paz da2021-01-14T17:23:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13129Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:18Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Dança e criatividade pela subjetividade
Danza y creatividad por subjetividad
title Dança e criatividade pela subjetividade
spellingShingle Dança e criatividade pela subjetividade
Silveira, Marcos Antônio Paz da
Dança. Criatividade. Subjetividade.
Danza. Creatividad. Subjetividad.
title_short Dança e criatividade pela subjetividade
title_full Dança e criatividade pela subjetividade
title_fullStr Dança e criatividade pela subjetividade
title_full_unstemmed Dança e criatividade pela subjetividade
title_sort Dança e criatividade pela subjetividade
author Silveira, Marcos Antônio Paz da
author_facet Silveira, Marcos Antônio Paz da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Marcos Antônio Paz da
dc.subject.por.fl_str_mv Dança. Criatividade. Subjetividade.
Danza. Creatividad. Subjetividad.
topic Dança. Criatividade. Subjetividade.
Danza. Creatividad. Subjetividad.
description O artigo debate a possibilidade do ensino-aprendizagem da dança que estimule o processo criativo apoiado no referencial da subjetividade como concepção metodológica e teórica de base comportamental, apresentando-se como instrumento importante para induziruma aprendizagem que resulte na capacidade de pensamento intelectual do indivíduo. O objetivo é trazer a configuração de preceitos teóricos da subjetividade e como esse conceito pode auxiliar na inovação para uma abordagem pedagógica na produção de conhecimento aos alunos por meio da dança. Ao abordar metodologicamente a dança como ferramenta educativa e de boa aceitabilidade aos jovens, sua trajetória afirmativa no espaço escolar ainda necessita de aporte teórico para seu efetivo processo educativo, e a subjetividade para essa produção permanente permite ao ensino-aprendizagem da dança ir além do movimento por si só e com fins em si mesmo. Assim, a dança durante o processo pedagógico voltado ao conhecimento do corpo em sua integralidade, possibilita ampla vivência no sentido de promover a reflexão, a criticidade e a autonomia de pensamento dos estudantes, sobretudo, visando a construção da cidadania.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13129
10.30612/hre.v9i16.13129
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13129
identifier_str_mv 10.30612/hre.v9i16.13129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13129/6606
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-11
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831171034808320