Saberes e práticas do professor-contador de histórias: vivências de letramento literário na pré-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Markley Florentino
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pereira, Viviane Maraques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5366
Resumo: Nesse artigo apresenta-se uma análise a respeito dos saberes e das práticas das contações de histórias, realizadas para as crianças da pré-escola da E.M. Etalívio Penzo. No estudo de caso abordam-se as narrações em atividades de formação da leitura, pelo viés do letramento literário. O intuito foi compreender a prática da contação de histórias, discutindo-a como possibilidade de interação com as linguagens orais e escritas. Nesse sentido, a Educação Infantil apresenta uma diversidade de aprendizagem que podem ser construídas pelas crianças no seu processo de socialização e desenvolvimento, cabendo ao docente e a escola organizar as práticas e seus espaços, para que elas possam desenvolver as diversas linguagens desde a pré-escola.
id UFGD-8_6be1b56d53baf2bdc3237af4f348f095
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5366
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Saberes e práticas do professor-contador de histórias: vivências de letramento literário na pré-escolaEducação infantil. Letramento literário. Pré-escola.Nesse artigo apresenta-se uma análise a respeito dos saberes e das práticas das contações de histórias, realizadas para as crianças da pré-escola da E.M. Etalívio Penzo. No estudo de caso abordam-se as narrações em atividades de formação da leitura, pelo viés do letramento literário. O intuito foi compreender a prática da contação de histórias, discutindo-a como possibilidade de interação com as linguagens orais e escritas. Nesse sentido, a Educação Infantil apresenta uma diversidade de aprendizagem que podem ser construídas pelas crianças no seu processo de socialização e desenvolvimento, cabendo ao docente e a escola organizar as práticas e seus espaços, para que elas possam desenvolver as diversas linguagens desde a pré-escola.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5366Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 7 (2016): Dossiê Educação Infantil: fundamentos e práticas docentes; 204-2152318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5366/3215Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Markley FlorentinoPereira, Viviane Maraques2020-02-20T16:13:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5366Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-20T16:13:51Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes e práticas do professor-contador de histórias: vivências de letramento literário na pré-escola
title Saberes e práticas do professor-contador de histórias: vivências de letramento literário na pré-escola
spellingShingle Saberes e práticas do professor-contador de histórias: vivências de letramento literário na pré-escola
Carvalho, Markley Florentino
Educação infantil. Letramento literário. Pré-escola.
title_short Saberes e práticas do professor-contador de histórias: vivências de letramento literário na pré-escola
title_full Saberes e práticas do professor-contador de histórias: vivências de letramento literário na pré-escola
title_fullStr Saberes e práticas do professor-contador de histórias: vivências de letramento literário na pré-escola
title_full_unstemmed Saberes e práticas do professor-contador de histórias: vivências de letramento literário na pré-escola
title_sort Saberes e práticas do professor-contador de histórias: vivências de letramento literário na pré-escola
author Carvalho, Markley Florentino
author_facet Carvalho, Markley Florentino
Pereira, Viviane Maraques
author_role author
author2 Pereira, Viviane Maraques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Markley Florentino
Pereira, Viviane Maraques
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil. Letramento literário. Pré-escola.
topic Educação infantil. Letramento literário. Pré-escola.
description Nesse artigo apresenta-se uma análise a respeito dos saberes e das práticas das contações de histórias, realizadas para as crianças da pré-escola da E.M. Etalívio Penzo. No estudo de caso abordam-se as narrações em atividades de formação da leitura, pelo viés do letramento literário. O intuito foi compreender a prática da contação de histórias, discutindo-a como possibilidade de interação com as linguagens orais e escritas. Nesse sentido, a Educação Infantil apresenta uma diversidade de aprendizagem que podem ser construídas pelas crianças no seu processo de socialização e desenvolvimento, cabendo ao docente e a escola organizar as práticas e seus espaços, para que elas possam desenvolver as diversas linguagens desde a pré-escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5366
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5366/3215
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 7 (2016): Dossiê Educação Infantil: fundamentos e práticas docentes; 204-215
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170068021248