Saberes e práticas do professor-contador de histórias: vivências de letramento literário na pré-escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5366 |
Resumo: | Nesse artigo apresenta-se uma análise a respeito dos saberes e das práticas das contações de histórias, realizadas para as crianças da pré-escola da E.M. Etalívio Penzo. No estudo de caso abordam-se as narrações em atividades de formação da leitura, pelo viés do letramento literário. O intuito foi compreender a prática da contação de histórias, discutindo-a como possibilidade de interação com as linguagens orais e escritas. Nesse sentido, a Educação Infantil apresenta uma diversidade de aprendizagem que podem ser construídas pelas crianças no seu processo de socialização e desenvolvimento, cabendo ao docente e a escola organizar as práticas e seus espaços, para que elas possam desenvolver as diversas linguagens desde a pré-escola. |
id |
UFGD-8_6be1b56d53baf2bdc3237af4f348f095 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5366 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes e práticas do professor-contador de histórias: vivências de letramento literário na pré-escolaEducação infantil. Letramento literário. Pré-escola.Nesse artigo apresenta-se uma análise a respeito dos saberes e das práticas das contações de histórias, realizadas para as crianças da pré-escola da E.M. Etalívio Penzo. No estudo de caso abordam-se as narrações em atividades de formação da leitura, pelo viés do letramento literário. O intuito foi compreender a prática da contação de histórias, discutindo-a como possibilidade de interação com as linguagens orais e escritas. Nesse sentido, a Educação Infantil apresenta uma diversidade de aprendizagem que podem ser construídas pelas crianças no seu processo de socialização e desenvolvimento, cabendo ao docente e a escola organizar as práticas e seus espaços, para que elas possam desenvolver as diversas linguagens desde a pré-escola.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5366Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 7 (2016): Dossiê Educação Infantil: fundamentos e práticas docentes; 204-2152318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5366/3215Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Markley FlorentinoPereira, Viviane Maraques2020-02-20T16:13:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5366Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-20T16:13:51Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes e práticas do professor-contador de histórias: vivências de letramento literário na pré-escola |
title |
Saberes e práticas do professor-contador de histórias: vivências de letramento literário na pré-escola |
spellingShingle |
Saberes e práticas do professor-contador de histórias: vivências de letramento literário na pré-escola Carvalho, Markley Florentino Educação infantil. Letramento literário. Pré-escola. |
title_short |
Saberes e práticas do professor-contador de histórias: vivências de letramento literário na pré-escola |
title_full |
Saberes e práticas do professor-contador de histórias: vivências de letramento literário na pré-escola |
title_fullStr |
Saberes e práticas do professor-contador de histórias: vivências de letramento literário na pré-escola |
title_full_unstemmed |
Saberes e práticas do professor-contador de histórias: vivências de letramento literário na pré-escola |
title_sort |
Saberes e práticas do professor-contador de histórias: vivências de letramento literário na pré-escola |
author |
Carvalho, Markley Florentino |
author_facet |
Carvalho, Markley Florentino Pereira, Viviane Maraques |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Viviane Maraques |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Markley Florentino Pereira, Viviane Maraques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil. Letramento literário. Pré-escola. |
topic |
Educação infantil. Letramento literário. Pré-escola. |
description |
Nesse artigo apresenta-se uma análise a respeito dos saberes e das práticas das contações de histórias, realizadas para as crianças da pré-escola da E.M. Etalívio Penzo. No estudo de caso abordam-se as narrações em atividades de formação da leitura, pelo viés do letramento literário. O intuito foi compreender a prática da contação de histórias, discutindo-a como possibilidade de interação com as linguagens orais e escritas. Nesse sentido, a Educação Infantil apresenta uma diversidade de aprendizagem que podem ser construídas pelas crianças no seu processo de socialização e desenvolvimento, cabendo ao docente e a escola organizar as práticas e seus espaços, para que elas possam desenvolver as diversas linguagens desde a pré-escola. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5366 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5366/3215 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 7 (2016): Dossiê Educação Infantil: fundamentos e práticas docentes; 204-215 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170068021248 |