A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarque

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Ana Claudia Lemes de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10096
Resumo: Este artigo retoma a pesquisa intitulada Licenciatura em Matemática da UFMS: movimentos precursores e implantação de um curso a distância, com o objetivo de discutir brevemente os módulos dessa pesquisa com a intensão despertar no leitor o desejo de conhecer melhor o trabalho e os movimentos que possibilitaram a versão constituída para o início da licenciatura. Para isso, nessa retomada procura-se discorrer sobre como foi a preparação para o embarque, quais os rumos foram tomados na navegação, apresentando partes da versão constituída pós-navegação e realizando algumas considerações na chegada, descrita como desembarque. Neste trabalho discute-se enfim quatro dos módulos elencados na pesquisa original colocando o leitor a par de todos os movimentos, dos usos e as formas articuladas para a versão encontrada pela investigação, explicando as metáforas utilizadas, a ficção e a perspectiva metodológica adotada e que apoiaram na constituição do trabalho, que incorporou mais um dos mapeamentos realizados pelo grupo de pesquisa História da Educação Matemática em Pesquisa (Hemep).
id UFGD-8_9133e3ba063ddb9490819ba7c28b91f2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10096
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarqueLicenciatura em Matemática a distância UFMS. História Oral. Educação Matemática.Este artigo retoma a pesquisa intitulada Licenciatura em Matemática da UFMS: movimentos precursores e implantação de um curso a distância, com o objetivo de discutir brevemente os módulos dessa pesquisa com a intensão despertar no leitor o desejo de conhecer melhor o trabalho e os movimentos que possibilitaram a versão constituída para o início da licenciatura. Para isso, nessa retomada procura-se discorrer sobre como foi a preparação para o embarque, quais os rumos foram tomados na navegação, apresentando partes da versão constituída pós-navegação e realizando algumas considerações na chegada, descrita como desembarque. Neste trabalho discute-se enfim quatro dos módulos elencados na pesquisa original colocando o leitor a par de todos os movimentos, dos usos e as formas articuladas para a versão encontrada pela investigação, explicando as metáforas utilizadas, a ficção e a perspectiva metodológica adotada e que apoiaram na constituição do trabalho, que incorporou mais um dos mapeamentos realizados pelo grupo de pesquisa História da Educação Matemática em Pesquisa (Hemep).Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1009610.30612/hre.v8i15.10096Horizontes - Revista de Educação; v. 8 n. 15 (2020); 209-2292318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10096/5839Copyright (c) 2020 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Ana Claudia Lemes de2020-08-07T19:38:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10096Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-08-07T19:38:56Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarque
title A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarque
spellingShingle A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarque
Morais, Ana Claudia Lemes de
Licenciatura em Matemática a distância UFMS. História Oral. Educação Matemática.
title_short A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarque
title_full A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarque
title_fullStr A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarque
title_full_unstemmed A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarque
title_sort A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarque
author Morais, Ana Claudia Lemes de
author_facet Morais, Ana Claudia Lemes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Ana Claudia Lemes de
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura em Matemática a distância UFMS. História Oral. Educação Matemática.
topic Licenciatura em Matemática a distância UFMS. História Oral. Educação Matemática.
description Este artigo retoma a pesquisa intitulada Licenciatura em Matemática da UFMS: movimentos precursores e implantação de um curso a distância, com o objetivo de discutir brevemente os módulos dessa pesquisa com a intensão despertar no leitor o desejo de conhecer melhor o trabalho e os movimentos que possibilitaram a versão constituída para o início da licenciatura. Para isso, nessa retomada procura-se discorrer sobre como foi a preparação para o embarque, quais os rumos foram tomados na navegação, apresentando partes da versão constituída pós-navegação e realizando algumas considerações na chegada, descrita como desembarque. Neste trabalho discute-se enfim quatro dos módulos elencados na pesquisa original colocando o leitor a par de todos os movimentos, dos usos e as formas articuladas para a versão encontrada pela investigação, explicando as metáforas utilizadas, a ficção e a perspectiva metodológica adotada e que apoiaram na constituição do trabalho, que incorporou mais um dos mapeamentos realizados pelo grupo de pesquisa História da Educação Matemática em Pesquisa (Hemep).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10096
10.30612/hre.v8i15.10096
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10096
identifier_str_mv 10.30612/hre.v8i15.10096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10096/5839
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 8 n. 15 (2020); 209-229
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170635300864