A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarque
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10096 |
Resumo: | Este artigo retoma a pesquisa intitulada Licenciatura em Matemática da UFMS: movimentos precursores e implantação de um curso a distância, com o objetivo de discutir brevemente os módulos dessa pesquisa com a intensão despertar no leitor o desejo de conhecer melhor o trabalho e os movimentos que possibilitaram a versão constituída para o início da licenciatura. Para isso, nessa retomada procura-se discorrer sobre como foi a preparação para o embarque, quais os rumos foram tomados na navegação, apresentando partes da versão constituída pós-navegação e realizando algumas considerações na chegada, descrita como desembarque. Neste trabalho discute-se enfim quatro dos módulos elencados na pesquisa original colocando o leitor a par de todos os movimentos, dos usos e as formas articuladas para a versão encontrada pela investigação, explicando as metáforas utilizadas, a ficção e a perspectiva metodológica adotada e que apoiaram na constituição do trabalho, que incorporou mais um dos mapeamentos realizados pelo grupo de pesquisa História da Educação Matemática em Pesquisa (Hemep). |
id |
UFGD-8_9133e3ba063ddb9490819ba7c28b91f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10096 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarqueLicenciatura em Matemática a distância UFMS. História Oral. Educação Matemática.Este artigo retoma a pesquisa intitulada Licenciatura em Matemática da UFMS: movimentos precursores e implantação de um curso a distância, com o objetivo de discutir brevemente os módulos dessa pesquisa com a intensão despertar no leitor o desejo de conhecer melhor o trabalho e os movimentos que possibilitaram a versão constituída para o início da licenciatura. Para isso, nessa retomada procura-se discorrer sobre como foi a preparação para o embarque, quais os rumos foram tomados na navegação, apresentando partes da versão constituída pós-navegação e realizando algumas considerações na chegada, descrita como desembarque. Neste trabalho discute-se enfim quatro dos módulos elencados na pesquisa original colocando o leitor a par de todos os movimentos, dos usos e as formas articuladas para a versão encontrada pela investigação, explicando as metáforas utilizadas, a ficção e a perspectiva metodológica adotada e que apoiaram na constituição do trabalho, que incorporou mais um dos mapeamentos realizados pelo grupo de pesquisa História da Educação Matemática em Pesquisa (Hemep).Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1009610.30612/hre.v8i15.10096Horizontes - Revista de Educação; v. 8 n. 15 (2020); 209-2292318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10096/5839Copyright (c) 2020 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Ana Claudia Lemes de2020-08-07T19:38:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10096Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-08-07T19:38:56Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarque |
title |
A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarque |
spellingShingle |
A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarque Morais, Ana Claudia Lemes de Licenciatura em Matemática a distância UFMS. História Oral. Educação Matemática. |
title_short |
A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarque |
title_full |
A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarque |
title_fullStr |
A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarque |
title_full_unstemmed |
A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarque |
title_sort |
A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarque |
author |
Morais, Ana Claudia Lemes de |
author_facet |
Morais, Ana Claudia Lemes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Ana Claudia Lemes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Licenciatura em Matemática a distância UFMS. História Oral. Educação Matemática. |
topic |
Licenciatura em Matemática a distância UFMS. História Oral. Educação Matemática. |
description |
Este artigo retoma a pesquisa intitulada Licenciatura em Matemática da UFMS: movimentos precursores e implantação de um curso a distância, com o objetivo de discutir brevemente os módulos dessa pesquisa com a intensão despertar no leitor o desejo de conhecer melhor o trabalho e os movimentos que possibilitaram a versão constituída para o início da licenciatura. Para isso, nessa retomada procura-se discorrer sobre como foi a preparação para o embarque, quais os rumos foram tomados na navegação, apresentando partes da versão constituída pós-navegação e realizando algumas considerações na chegada, descrita como desembarque. Neste trabalho discute-se enfim quatro dos módulos elencados na pesquisa original colocando o leitor a par de todos os movimentos, dos usos e as formas articuladas para a versão encontrada pela investigação, explicando as metáforas utilizadas, a ficção e a perspectiva metodológica adotada e que apoiaram na constituição do trabalho, que incorporou mais um dos mapeamentos realizados pelo grupo de pesquisa História da Educação Matemática em Pesquisa (Hemep). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10096 10.30612/hre.v8i15.10096 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10096 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v8i15.10096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10096/5839 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 8 n. 15 (2020); 209-229 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170635300864 |