Temática indígena em escolas urbanas de ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Troquez, Marta Coelho Castro
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Santana, Jacqueline Borlinques Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16603
Resumo: O artigo apresenta resultados de pesquisa relativos a dois planos de trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos entre 2016 a 2018. A pesquisa teve como objetivo investigar o tratamento dispensado a alunos e à temática indígena em duas escolas não indígenas do município de Dourados, MS. A metodologia utilizada foi de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Foi realizada análise documental, observação participante e entrevistas. Como resultados, verificou que as escolas não têm propostas de educação diferenciada direcionadas às crianças indígenas, tampouco, realizam ações sistemáticas ou efetivas para o tratamento da temática indígena. Desta forma, não cumprem plenamente a Lei 11.645/08, a qual tornou obrigatório o estudo da história e cultura indígena nas escolas, nem atendem aos pressupostos da educação diferenciada para indígenas.
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spelling Temática indígena em escolas urbanas de ensino fundamentalINDIGENOUS THEME IN URBAN ELEMENTARY SCHOOLSIndigenous School EducationDifferentiated EducationLaw 11.645/2008Educação Escolar IndígenaEducação DiferenciadaLei 11.645/2008O artigo apresenta resultados de pesquisa relativos a dois planos de trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos entre 2016 a 2018. A pesquisa teve como objetivo investigar o tratamento dispensado a alunos e à temática indígena em duas escolas não indígenas do município de Dourados, MS. A metodologia utilizada foi de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Foi realizada análise documental, observação participante e entrevistas. Como resultados, verificou que as escolas não têm propostas de educação diferenciada direcionadas às crianças indígenas, tampouco, realizam ações sistemáticas ou efetivas para o tratamento da temática indígena. Desta forma, não cumprem plenamente a Lei 11.645/08, a qual tornou obrigatório o estudo da história e cultura indígena nas escolas, nem atendem aos pressupostos da educação diferenciada para indígenas.The article presents research results related to two scientific initiation work plans developedbetween 2016 and 2018. The research aimed to investigate the treatment provided to studentsand the indigenous theme in two non-indigenous schools of Dourados, MS. The methodology usedwas a qualitative case study. Documentary analysis, participant observation and interviews wereperformed. As results, was found that schools do not have differentiated education proposals aimedat indigenous children, nor do carry out systematic or effective actions to treat the indigenous theme.Thus, they do not fully comply with Law 11,645/08, which made it mandatory to study indigenous historyand culture in schools, nor do meet the assumptions of differentiated education for indigenouspeople.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2002-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1660310.30612/hre.v11i18.16603Horizontes - Revista de Educação; v. 11 n. 18 (2022): Diálogos Pedagógicos Sul-Sul; 169-1902318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16603/9110https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTroquez, Marta Coelho CastroSantana, Jacqueline Borlinques Paulo2023-01-06T21:11:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16603Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2023-01-06T21:11:27Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
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